VOCÊ SABIA?

A CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira) é uma contribuição Federal que todos nós pagamos ao movimentar qualquer quantia de dinheiro ou crédito nos bancos (saques, transferências, pagamentos, etc).

Saiba algumas curiosidades sobre a CPMF:

  • O valor cobrado corresponde à 0,38% do valor movimentado. Para um trabalhador normal que recebe [e gasta] um salário mínimo por mês, a CPMF custa R$17,32 ao ano. [Quantos salários-mínimos você recebe por mês?]
  • A CPMF é calculada pelos bancos e deduzida três vezes ao mês, automaticamente, da(s) sua(s) conta(s). O valor é calculado pelo acumulado de dez dias e é deduzido dois dias depois.
  • Foi criada em 1993 com o nome de IPMF (Imposto Provisório sobre a Movimentação Financeira) com uma alíquota de 0,25%. Ganhou o nome atual em 1997.
  • Originalmente servia para apoiar o Fundo Nacional de Saúde. Atualmente seus proventos são divididos também com o Fundo de Combate e Erradicação à Pobreza.
  • Em 1999 o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) foi criado para substituir a CPMF. Porém, ao invés de substituí-la, as duas taxas sobrevivem em paralelo.
  • Segundo um estudo da Secretaria do Tesouro Nacional a CPMF só causa malefícios à economia e ao contribuinte zeloso. Portanto a tendência no mundo inteiro é de eliminar estes tipos de impostos sobre movimentação financeira.
  • A taxa já foi extinta por duas vezes [em 1994 e 1999] mas voltou nos anos posteriores. No final deste ano ela deveria ser extinta novamente. Porém, na contra mão das tendências mundiais, anda em trâmite no senado uma Emenda Constitucional para prorrogar a cobrança da CPMF até 2011. Esta emenda, inclusive, já foi aprovada na câmara dos deputados [com 75% dos votos a favor] e está dependendo apenas da votação no Senado.

Fique de olho!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!