UM POST A MAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO

Depois de umas férias prolongadas, resolvi dar as boas vindas ao ano de 2010 com um assunto relativamente pouco falado – até então – aqui no blog: Empreendedorismo!

Segundo a simplicação do livro “Inteligência Financeira”, existem basicamente 4 formas de ganhar dinheiro: Emprego, Trabalho Autônomo, Empresa Própria e Investimentos. Enquanto nas categorias de Empregado e Autônomo a pessoa depende exclusivamente do esforço próprio para gerar alguma renda, nas categorias de Empresário e Investidor a pessoa pode somar o esforço de muitos outros para multiplicar o seu dinheiro – e ainda gerar muitos benefícios para o País!

Por isso é que, de acordo com alguns gurus do planejamento financeiro, “quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro“. Na verdade, o que esta frase nos diz, é que há sempre alguma forma de complementar a nossa renda do emprego com alguma atividade extra – atividade esta que pode acabar virando um grande negócio!

O BRASIL EMPREENDEDOR

O Brasil é o terceiro país mais empreendedor do mundo. A cada 100 empresas brasileiras, 95 são micro ou pequenas empresas, e elas representam mais da metade da força de trabalho brasileira, ou seja, 40 milhões de trabalhadores.

Porém, segundo o relatório anual da Global Entrepeneurship Monitor(GEM), mais de 90% destes negócios surge da falta de emprego – e consequentemente da necessidade do empreendedor de fazer dinheiro, e além disso, 75% deles não sobrevivem ao segundo ano de empresa. Falta de conhecimento sobre o negócio, falta de organização ou estrutura são apenas algumas das causas desta alta mortalidade empresarial.

Estes dados são assutadores. Mas acredito que a situação esteja mudando (devagar, mas está mudando!).

Primeiro por que o acesso à internet e a popularização do acesso à informação permite que encontremos hoje coisas fantásticas na internet. Desde cursos gratuitos para abrir o seu próprio negócio, até fornecedores, clientes e parceiros é possível encontrar na rede atualmente. Daí, a prática do empreendedorismo planejado e consistente está um pouco mais acessível.

E em segundo lugar, outros dados do GEM mostram que a situação de fato está mudando. A quantidade de brasileiros que empreendem por oportunidade (ao invés de necessidade) está crescendo ano a ano. A componente “inovação” ainda está longe de se tornar uma realidade nas empresas brasileiras, mas acredito que isto faz parte do processo natural de desenvolvimento e proliferação da cultura empreendedora. Uma vez que as pessoas sejam educadas à empreender, a inovação surgirá no momento em que a vontade de empreender é maior do que os mercados insaturados disponíveis. Em outras palavras: quando não houver mais o que copiar, a gente cria!

Grande parte dessa evolução é fruto do trabalho do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O Sebrae trabalha essencialmente a informação. Para repassar essa informação de qualidade o Sebrae utiliza cursos, consultoria, treinamento, palestras, seminários entre outros. Vocês podem encontrar, por exemplo, uma gama de materiais disponíveis em e-books que ensinam desde o planejamento do negócio, até o controle financeiro.

EMPREENDEDORISMO INDIVIDUAL

Uma novidade que saiu do forno a pouco mais de cinco meses, foram os ajustes na nova lei da Micro e Pequena Empresa. Especialmente a parte que define o “Empreendedorismo Individual”. Basicamente, um empreendedor individual é a pessoa que trabalha por conta própria, tem renda anual inferior a R$ 36 mil e empregam, no máximo, um funcionário que ganha até um salário mínimo.

Pra dar uma idéia, este complemento na lei abre uma brecha para legalizar cerca de 11 milhões de empregos até então informais.

Entre outros benefícios da legalização do empreendedor individual, estão:

  • Cobertura previdenciária
  • Contratação de funcionário a um custo menor (do que empresas LTDA)
  • Isenção de taxas para registro da empresa
  • Ausência de burocracia
  • Acesso a serviços bancários – inclusive crédito
  • Redução da carga tributária (em comparação às LTDA)
  • Assessoria gratuita

Veja mais no Portal do Empreendedor

Finalmente, pra dar um ânimo a mais pra você que está pensando em abrir o seu próprio negócio, sugiro que dê uma olhada neste video, e conheça a história da pequena Marina, de 9 anos – e sua amiga Carolina! (Dica do video no site do SEBRAE)


E Sejam todos bem vindos à 2010!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!