QUANTO CUSTA UM FERIADO?

Em clima de feriado.

Pra quem gosta de feriado 2009 está sendo indiscutivelmente um dos melhores anos. Sem contar os feriadões de reveillón, carnaval e semana santa – que já se passaram – e Tirandentes (hoje), ainda temos programado para este ano pelo menos mais sete feriadões nacionais (dia do trabalho, Corpus Christi, dia da Independência, N. Sra. da Aparecida, Finados, Proclamação da República e Natal). Somando-se a estes, os feriados estaduais e municipais, teremos bastante folga durante este ano.

Mas você sabe quanto custa cada um destes feriados para o país?

No Brasil, nós temos oito dias de feriado nacional; enquanto a Alemanha tem nove; os Estados Unidos, dez; a Espanha, 11; a Argentina, 13; Portugal, 14; e Japão, 16. Além de menos feriados que os demais países, o brasileiro tem carga de trabalho maior do que de trabalhadores de outros países. Se olharmos comparativamente, o Brasil tem poucos feriados. Mas, ao contrário destes outros países, nós temos o hábito de “imprensar” os dias da semana que restam para completar um feriadão.

Para os trabalhadores assalariados – que tem o seu salário fixo garantido no final de cada mês – a grande quantidade de feriados sem dúvida é aliviadora… desde que seu emprego também esteja garantido.

No entanto, quem trabalha como empresários (da indústria), autônomo, vendedores comissionados e também comerciantes (exceto os que trabalham em pontos turísticos) sentem diretamente o peso dos feriados no bolso. Se você se enquadra em uma destas categorias, pense direitinho… quanto custa um feriado pra você?

Considere o que você está deixando de ganhar, e também o que você espera gastar em cada um destes feriadões.

A economista Luciana de Sá, que coordenou uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), diz que as perdas com os feriados podem chegar, em 2009, ao valor assustador de R$ 155 bilhões. Para se ter uma idéia, é mais do que o orçamento do governo para educação, saúde e o Bolsa-Família juntos.

Mas pensando em salvar esta quantia de alguns bilhões nos cofres públicos, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou (por unanimidade) um projeto de lei, que estabelece o adiamento para as sextas-feiras, “dos feriados que caírem nos demais dias da semana, com exceção dos que ocorrem nos sábados e domingos” (e algumas outras excessões, tipo carnaval e sete de setembro).

Observe que eu não estou dizendo que feriados são ruins (inclusive este post foi agendado na semana passada… hoje eu também estou de folga!). Mas tudo em excesso causa danos. E em tempos de crise de capital – em que pouco dinheiro circula – esse excesso de feriados pode ser especialmente danoso.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!