O Google lançou ontem uma iniciativa sem igual: o projeto VIRGLE – a criação da primeira colônia humana em Marte, “The Adventure of Many Lifetimes“.
Pra quem não sabe, no Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido aqui em Pernambuco, onde circulou “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Segunda a definição da Wikiédia, “Mentira” é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela.
Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa, assim como uma declaração falsa pode não ser uma mentira se o falante acreditar que ela seja verdadeira. É complicado assim mesmo.
Isso é importante para associarmos, por exemplo, às especulações que existem no mercado financeiro. A maioria das especulações não podem ser consideradas como mentiras… por que são boatos, ou seja, os repassadores acreditam que é verdade, mesmo não sendo! Não confundam!
Histórias de ficção, como esta do Google, embora falsas, não são mentiras. As ações da empresa nem subiram nem desceram por causa disso… nem vão! Apesar do que se diz por aí, que uma mentira, quando repetida várias vezes, torna-se verdade. Isso não funciona no mercado financeiro.
Mas para descontrair neste dia da mentira, selecionamos em alguns blogs de Humor algumas das mentiras mais comuns ouvidas no nosso dia-a-dia. Confira algumas:
- VENDEDOR: – Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
- LOJISTA: – Estamos te vendendo a preço de custo.
- AMBULANTE: – Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca.
- CORRETOR DE IMÓVEIS: – Em 6 meses colocarão: água, luz e telefone.
- DEVEDOR: – Amanhã, sem falta!
- AMIGO: – Pague a minha parte que depois eu acerto contigo.
- GERENTE DE BANCO: – Trabalhamos com as taxas mais baixas do mercado.
- MUAMBEIRO: – Tem garantia de fábrica.
- VICIADO: – Essa vai ser a última vez.
- LISO: – Dinheiro não traz felicidade.
- POBRE: – Se eu fosse milionário espalhava dinheiro pra todo mundo..