Vale a pena pagar a dívida do cartão de crédito com empréstimo

Vale a pena pagar a dívida do cartão de crédito com empréstimoO cartão de crédito facilitou muito a vida de todo mundo. Com ele, deixamos de andar por aí com grandes quantias de dinheiro no bolso, já que podemos comprar sem fazer desembolsos no momento da compra.

Outra facilidade é a possibilidade de parcelarmos as compras, o que trouxe ainda mais pessoas para as compras a crédito, pois a burocracia é muito pequena nas compras feitas com o dinheiro de plástico.

Essa possibilidade de parcelar as compras, juntamente com o fato de não se gastar dinheiro no ato da compra, leva muitas pessoas a comprar mais do que deviam, contraindo dívidas junto às operadoras dos cartões. Elas acabam por viverem alavancadas, ou seja, acima do limite de consumo em que deveriam estar.

O endividamento pode virar uma “bola de neve”

Com o passar do tempo, esse processo de endividamento pode se agravar caso a pessoa tenha muitos cartões, fato que não é difícil de acontecer, visto que a oferta deste produto financeiro é grande. E é sempre de um caso assim que sai a famigerada frase de que “tudo virou uma bola de neve”.

A cada nova dívida contraída, mais difícil vai ficando de se sair do processo. Assim, a bola de neve vai aumentando cada vez mais.

Mas para aqueles que ainda não estão superalavancados com o uso dos cartões de crédito, a porta de saída para a saúde financeira pode estar onde menos se espera: nos empréstimos pessoais.

Taxas de juros dos cartões de crédito e empréstimo pessoal

Eu estava lendo o relatório da Pesquisa de Juros do mês de junho, elaborado pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) e notei que as taxas de juros dos cartões de crédito se mantiveram estáveis em relação ao mês de maio.

A taxa média cobrada pelas administradoras de cartões foi de 10,69% ao mês, a maior porcentagem desde junho de 2010, perfazendo uma taxa de 238,30% ao ano.

Por outro lado, a pesquisa revela que, mesmo tendo uma elevação de 1,11% em relação a maio, as taxas de juros anuais dos empréstimos pessoais, em junho, apresentaram uma diferença de 184,9 pontos percentuais em relação à taxa cobrada pelos cartões.

No mês de junho, as taxas de juros dos empréstimos pessoais junto aos bancos comerciais ficaram em 3,63% ao mês (ou 53,40% ao ano). No caso dos empréstimos pessoais junto às financeiras, a taxa de juros se elevou em 0,75%, saltando para 8,04% (ou 152,94% ao ano).

Por que vale a pena trocar?

Isso mostra que a troca de financiador, saindo das dívidas dos cartões de crédito para as de um banco, pode ser muito vantajosa, pois o endividado deixará de pagar quase 185 pontos percentuais de juros ao ano.

Conseguindo um empréstimo pessoal em um banco, o usuário poderá quitar sua dívida com a administradora do cartão de crédito, saindo de uma taxa altíssima, na casa dos 10,69% ao mês, para uma bem menor, de cerca de 3,63% ao mês.

Essa troca se reflete no orçamento pessoal, pois a dívida se acomodará melhor, deixando espaço para mais dinheiro no fim do mês, o que pode ser usado antecipar parcelas do empréstimo ou em compras à vista, visando não contrair mais dívidas no cartão, o que faz com que a temida “bola de neve” fique bem mais longe.

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!