FUNDOS REFERENCIADO DI: LONGO PRAZO, CURTO PRAZO, OU NENHUM DOS DOIS?

Neste post, respondemos a pergunta do leitor Erick sobre fundos DI.

Tenho 21 anos e comecei recentemente a investir num fundo de renda referenciado DI longo prazo. No entanto, após algumas contas, reparei que o desconto semestral de IR faz com que o rendimento seja inferior ao da poupança. Devo logo retirar o dinheiro para aplicá-lo em algo mais rentável (como fundo renda fixa Parceria ou mesmo poupança) ou vale a pena esperar?
E qual é a diferença entre um fundo longo e curto prazo? A meu ver, ambos dão mais ou menos no mesmo, exceto que o IR para curto prazo é menos reduzível.
Obrigado pela atenção!!

Olá Erick,

Muito obrigado pela sua participação. Sua pergunta é bastante pertinente e certamente servirá para tirar a mesma dúvida de vários outros leitores.

Para respondê-lo, primeiro precisamos esclarecer exatamente o que é um fundo referenciado DI.

  • Fundos DI: são fundos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Têm o objetivo de acompanhar os juros de mercado. É um bom investimento, de baixo risco, especialmente quando há uma expectativa de que os juros subam. Investem no mínimo 95% em papéis pós-fixados de renda fixa, com rendimento próximo ao CDI e aplica pelo menos 80% em papéis da dívida federal ou papéis de empresas com baixo risco. Folha Online

O CDI é um indicador que sinaliza o custo real do dinheiro no mercado interbancário. Normalmente é bem próximo à SELIC, que é a taxa de juros definida pelo Governo, para negociações entre governos e os bancos.

Dito isto, existem duas diferenças fundamentais entre fundos de longo prazo e de curto prazo. A primeira diferença é em relação ao prazo de vencimento das carteiras de investimentos. São considerados fundos de curto prazo aqueles que são compostos por uma carteira com prazo máximo de 365 dias. Acima disto, são considerados fundos de longo prazo. Isso na prática não faz tanta diferença, pois ambos rendem de acordo com o CDI. Por isso os rendimentos deles são bem próximos.

Mas a segunda diferença, que é a incidência do IR, faz bastante diferença!
Nos fundos de longo prazo, a alíquota do imposto de renda diminui, conforme o tempo que você deixa o dinheiro investido, podendo chegar até a 15%. Nos fundos de curto prazo, a menor taxa do imposto de renda é de 20%, para investimentos com mais de 180 dias. O imposto de renda incide da seguinte forma:

Nos fundos de curto prazo:

  • 22,5% para investimentos até 180 dias, ou 6 meses;
  • 20% para investimentos por mais de 180 dias

Nos fundos de longo prazo:

  • 22,5% para as aplicações até 180 dias, (6 meses);
  • 20% para as aplicações entre 181 e 360 dias (entre 6 e 12 meses);
  • 17,5% para as aplicações entre 361 e 720 dias (entre 12 e 24 meses);
  • 15% para as aplicações a partir de 721 dias (mais de 24 meses).

Isso aparentemente não faz diferença, mas vamos fazer uma simulação rápida com os fundos do Banco do Brasil:

  • O BB Ref DI LP 50 Mil rendeu em outubro 1,014% (longo prazo).
  • O BB Ref DI 10 Mil rendeu 0,888% (curto prazo).

Descontando o IR de 15% e 20% respectivamente, teríamos os seguintes rendimentos reais deste mês seriam:

  • BB Ref DI LP 50 Mil: 0,85% (descontada a taxa de administração a 1%)
  • O BB Ref DI 10 Mil: 0,69% (descontada a taxa de administração a 2,5%)
  • Média da poupança neste mesmo mês: 0,68%.

No entanto, estamos considerando aqui que o investidor tem uma quantia interessante de dinheiro investido, e há mais de 24 meses. Se fizermos as mesmas contas para fundos de pequenas quantias, podemos perceber que a poupança de fato está rendendo melhor, como você bem observou.

A conclusão que podemos tirar é basicamente a seguinte: se você está mirando no longo prazo não tire o seu dinheiro do fundo de longo prazo, pois a fatia retirada pelo IR será maior. Mantenha ele no fundo de longo prazo e faça novos aportes regularmente. Tire apenas quando atingir uma quantia que dê pra investir em fundos mais caros e rentáveis.

Boa sorte com os investimentos!

Update: Como o leitor Cláudio Vasconcelos bem observou, a taxa de administração do Fundo Referenciado DI Longo Prazo do Banco do Brasil é de 1%, ao contrário dos 2,5%. Post Corrigido! Obrigado Cláudio!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!