Fundos imobiliários – tudo que você precisa saber (parte 3)

Chegamos ao terceiro e último artigo da série “Fundos imobiliários – tudo que você precisa saber“. No primeiro e no segundo apresentamos um panorama geral dos fundos imobiliários, dando ênfase principalmente às distribuições mensais e à liquidez desses fundos.

O objetivo deste último artigo é mostrar os campeões de rentabilidade e o ranking do yield mensal (mês de referência: setembro/2010). A rentabilidade é dada pela diferença entre o preço atual e o preço do lançamento. Já o yield mensal é o percentual que a distribuição mensal (aluguel) representa em relação ao preço da cota.

Campeões de rentabilidade

Neste gráfico, foi calculada a rentabilidade total, ou seja, incluindo tanto os rendimentos mensais como a valorização da cota destes fundos, através do método uitilizado pelos profissionais do setor, a taxa interna de retorno (TIR).

O fundo mais rentável no período de janeiro de 2008 até setembro de 2010 foi o Continental Square Faria Lima (FLMA11), propietário de 75% do Hotel Caesar Park e 18 conjuntos de escritórios da Torre Comercial, localizado no bairro da Vila Olímpia em São Paulo.

Historicamente, os Fundos Imobiliários têm retornos acima do CDI, principalmente se descontarmos o Imposto de Renda mínimo de 15% para investimentos em Renda-Fixa. No 1º semestre de 2010, eles tiveram uma rentabilidade de 7,17% contra 4,28 do CDI, mais do que 1 vez e meia (1,5x) o rendimento de aplicações mais seguras.

Ranking yield mensal (setembro/2010)

Nesta tabela, temos um resumo do ranking do yield mensal dos fundos imobiliários. Embora estes sejam os fundos que ofereçam melhor relação rendimentos / valor da cota, é muito importante levar em conta todos os aspectos detalhados ao longo deste artigo para avaliar melhor quais fundos imobiliários são adequados para adicionar à sua carteira.

E lembre-se: Diversifique! Não concentre seus investimentos em apenas um fundo imobiliário. Senão, vai que…

Caso tenham qualquer tipo de dúvida sobre os fundos imobiliários, sintam-se à vontade de partilhá-la conosco através dos comentários.

Bons investimentos!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!