Fundos imobiliários – tudo que você precisa saber (parte 2)

Esse é o segundo artigo da série “Fundos imobiliários – tudo que você precisa saber”. No primeiro artigo, foi apresentado o cenário atual desse investimento e o resumo geral dos fundos imobiliários, mostrando várias informações sobre cada fundo e enfatizando as cinco principais características a serem consideradas.

O propósito deste segundo artigo é mostrar as distribuições mensais nos últimos 13 meses (você entenderá o porquê do “treze”), a capitalização de mercado dos fundos lançados e, por fim, apresentar a liquidez desses fundos.

Distribuições mensais nos últimos 13 meses

O aluguel distribuído mensalmente pelos fundos costuma ser bem constante. Apenas  alguns fundos, principalmente os administradores de shoppings, têm rendimentos mais sazonais devido a eventos como o Dia das Mães, Natal e outros dias comerciais que geram um aumento no volume de vendas e, consequentemente, aumento na receita de aluguéis para os fundos.

Ao invés de utilizarmos os rendimentos dos últimos 12 meses, foi incluído um mês a mais na análise para poder compararmos o rendimento no mês atual em relação ao rendimento no mesmo mês do ano passado.

Capitalização de Mercado

O mercado dos Fundos Imobiliários vem crescendo rapidamente. Um fato que comprova esta afirmação é o aumento do valor de mercado, cujo valor era de R$ 2 Bilhões no início de 2008 e aumentou para mais de R$ 4 Bilhões em 2010.

É importante também destacar o aumento expressivo de novas ofertas públicas de Fundos Imobiliários. Veja os detalhes de novas ofertas no próprio site da BM&F Bovespa.

Liquidez

Nesta tabela podemos observar que os fundos imobiliários, com algumas poucas exceções, possuem uma negociação praticamente diária, com uma média superior a 60% de participação em todos os pregões nos últimos 12 meses.

O número até surpreende, já que a maioria dos investidores que procura um investimento no mercado imobiliário tem intenções de longo prazo, ao invés de ficar repassando as cotas dos fundos para novos investidores.

No próximo (e último) artigo, comentarei sobre os campeões de rentabilidade e ranking dos alugueis mensais:

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma opinião a dar sobre o tema? Deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!