FINANÇAS PARA CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA

*Foto meramente ilustrativa

*Foto meramente ilustrativa

Há algum tempo atrás tocamos no assunto Finanças para Crianças, quando citamos algumas dicas sobre como começar a educar financeiramente o seu filho.

O leitor Eric nos enviou um comentário dizendo que havia gostado das dicas e que começaria a aplicar algumas com o seu filho de 10 anos.

Passados 7 meses, voltamos a entrar em contato com o Eric para saber sobre a eficácia das medidas e sobre a recepção do garoto às sugestões do pai.

Confiram abaixo o resultado da experiência (nas próprias palavras do leitor)!

QFR: Há quanto tempo vocês seguindo esta prática? O que ele achou?

Estamos completando 7 meses de mesada. começamos com um valor de 30 mensais, propus a ele que dividissemos a mesada em 4 parcelas para que ele sempre tivesse um pouco toda semana, ainda não dei reajustes pois estou constantemente avaliando seu comportamento.

Ele achou ótimo né, qual garoto de 10 anos não vai gostar de ter dinheiro pra comprar suas coisinhas, hehehe.. :);

Você já notou alguma diferença no comportamento dele relacionado com a administração da sua mesada?
Ele muda devagar, realmente no início ele gastava tudo, eu dividi os 30 por 4, pra fazer o esquema da semanada, ou seja, 7,50 por semana. Todos os dias eu perguntava se ele tinha gastado e quanto, não para pressioná-lo, mas para fazer meus relatórios, desde seu primeiro contato no interesse de escrever a matéria.
Nos 2 primeiros meses ele era bem afoito, gastava tudo no primeiro dia que recebia, nunca o pressionei para economizar, também não compro nada pra ele, exceto aniversário, dia das crianças e natal. todo o resto, brinquedos, figurinhas e outros cacarecos que ele queira ficam a cargo dele com sua semanada.
Ele percebendo isso, viu que estava ficando sem dinheiro e quando aparecia algo que ele queria muito e ja estava sem dinheiro ele pedia, mas eu conversei muito com ele, é claro que criança não gosta de receber “nãos” como resposta, mas só assim ele daria valor ao que tem.
Ele ainda não melhorou muito, mas ja fez um bom progresso, não gasta tudo ( a semanada) e toda semana ele já começa com algum saldo. Mas já consegue comprar algumas coisinhas esporádicas com suas “economias”.
Obrigado Eric, por compartilhar a sua experiência com nossos outros leitores. Desejamos muito sucesso a você e a o seu garoto!
E para os leitores que estiverem buscando ainda mais informações sobre a educação financeira de crianças, a nossa sugestão são os livros da autora Cássia D’Aquino Educação Financeira: 20 dicas para ajudar você a educar seu filho20 dicas para ajudar você a administrar sua mesada.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!