FEARS ANOTHER INTERNET BUBBLE

Num artigo com o mesmo título deste, publicado em setembro do ano passado, o jornal The Economist resolveu comparar os recentes acontecimentos econômicos relacionados ao fenômeno da Web 2.0 com os acontecimentos que rolaram no período de 1995 a 2001, quando aconteceu a popularização da internet e a consequente “Bolha da Internet”, que estourou em 2001 deixando órfãos milhares de sonhos de empreendedores digitais.

Bolha: Alta exagerada da cotação de um ativo, sem consistência ou fundamentos confiáveis, que induz a ações irracionais por parte de investidores, até que a bolha estoure. Crescimento de uma variável econômica sem fundamento real. Fenômeno de natureza psicológica e especulativa, a qualquer momento a cotação pode reverter à tendência anterior.”
Bovespa – Dicionário de Finanças

A bolha da internet estourou em 2001 por causa do chamado “bug do milênio“… que, por incrível que pareça, nem chegou a acontecer. Mas a especulação em torno dele era tão grande que levou empresas a gastarem grandes quantias irrecuperáveis de dinheiro, até que não conseguiram mais retomar a confiança dos seus investidores. Apenas negócios sólidos como Google, Amazon.com, AOL e outros poucos sobreviveram àquele desastre.

Porém, especialistas andam preocupados com casos recentes, como o da venda do youtube para o Google, por uma bagatela de U$1,65 bilhões e da venda de (1,6% do) Facebook para a Microsoft por U$240 milhões. Segundo eles, esses casos representam uma nova “corrida do ouro”, que podem fazer com que novos negócios que entrem nesta onda de interatividade sejam super estimados, gerando uma nova “bolha da Internet“. As ações do Google, por exemplo, podem chegar a valer U$900, cada. Hoje já valem cerca de U$645. A Nasdaq no ano passado valorizou cerca de 75% e até a china planeja lançar a sua própria bolsa eletrônica este ano!

Tudo indica que essas preocupações recentes são exageradas, talvez pelo trauma herdado de 2001. Na dúvida – como fazem os investidores de alto risco – aproveite enquanto a bolha está cheia de ar!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!