ECONOMIZE EM CASA COM PEQUENOS HÁBITOS

Entre as coisas que consideramos extremamente importantes no processo de busca da independência financeira, a compreensão as três palavras mágicas: economizar, poupar e investir é fundamental!

Confira neste post algumas dicas de hábitos que podemos adquirir, utilizando estas três palavrinhas, para economizar em casa, e que podem nos ajudar a dar alguns primeiros passos importantíssimos em direção a independência financeira.

Economizar, Poupar e Investir!

Economizar significa racionalizar o gasto, ou gastar de forma inteligente. Um exemplo – pouco óbvio – de como podemos economizar em casa seria consultar a sua empresa de telefonia regularmente para ficar sempre informado sobre descontos, promoções e novidades que podem diminuir os seus custos. E acreditem, isso é possível!

Poupar refere-se a evitar o desperdício de alguma coisa. Energia elétrica e água, por exemplo. Outro exemplo que um leitor uma vez me contou, que gastava aproximadamente 300 reais por mês apenas tomando cafezinho na máquina de café expresso do escritório… e o pior é que ele não tinha noção disto.

Investir significa colocar o seu dinheiro pra trabalhar por você. Em casa, quando trocamos um eletrodoméstico antigo por um mais novo e que consome menos energia, na verdade estamos fazendo um investimento, pois logo logo aquele dinheiro retorna ao nosso bolso em forma de economia de energia.

Diagnóstico Financeiro e Orçamento Doméstico

A primeira atitude deve ser o diagnóstico financeiro. Quando vamos no médico, a primeira coisa que ele faz é passar exames para tentar descobrir qual é o nosso problema, para depois poder passar o remédio mais adequado. Nas finanças domésticas, não é diferente. Precisamos então primeiro descobrir exatamente pra onde vai o seu dinheiro. Anote em um papel todos os seus gastos mensais. Separe um caderninho, e anote nele para onde vai cada dinheirinho que você anda gastando. No começo pode parecer uma atividade chata e sem sentido. Mas quem conseguir fazer isso durante dois meses seguidos, saberá exatamente a origem dos seus problemas financeiros, e poderá então combatê-los.

Em seguida, é necessário definir objetivos, e planejar um orçamento. Qualquer que seja seu objetivo, por exemplo a aquisição de um imóvel, de um automóvel, ou uma poupança que pode lhe garantir uma bela aposentadoria, ou simplesmente livrar-se das dívidas, tudo o que você precisa é de um plano. Mas cuidado: prepare-se para abrir mão de algumas pequenas coisas quando tiver planejando este orçamento. Buscar informações, ler livros e blogs na internet ajudam bastante neste processo de planejamento.

No livro “O Homem mais rico da babilônia”, o autor George Clason dá uma sugestão bem prática: assim que receber o seu salário, separe 10% para guardar na sua poupança, e faça de conta que o seu salário simplesmente “diminuiu”. Então, planeje o seu orçamento apenas com os 90% restante.

Finalmente, o resto é um processo de disciplina. É só seguir o que você mesmo planejou. Lembre de rever o seu plano regularmente para checar se ele continua condizente com os seus desejos e vontades. Se o seu plano financeiro não lhe agrada, a probabilidade de você jogar tudo pro ar é bastante grande! Afinal, a idéia é fazer o dinheiro trabalhar para nós, e não o contrário.

Primeiros passos para a independência financeira

Ao tomar decisões de economizar em casa baseado nos pilares “economizar-poupar-investir”, a pessoa já está se treinando para lidar também com as finanças dela de uma forma geral.

Colocando em prática esses conceitos para tudo relacionado a dinheiro (e não apenas a economia doméstica), o acúmulo de patrimônio será algo natural e, consequentemente, o alcance da independência financeira.


Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!