“Leio com freqüencia os posts do blog e hoje assinei o RSS pra não perder mais nenhum. O que faço com a minha previdência privada? Ela rendeu menos que 7% no ano passado e no último mês não chegou a 0,5%.”
Primeiramente, fico feliz por você ter gostado do blog. Além do RSS, oferecemos também o cadastro do e-mail, onde as novas postagens chegam diretamente no seu e-mail.
Apesar de eu não gostar de produtos de bancos, muito menos dessas previdências privadas, elas oferecem algo muito valioso para você: disciplina. Dependendo do seu contrato, ela retira mensalmente um valor previamente acordado, quer você queira, quer não. Ela te “força” a investir todos os meses. Reflita sobre se/como você conseguirá manter essa disciplina.
Caso você queira realmente administrar sua própria previdência privada, sugiro montar seu próprio mix de investimentos, para um retorno maior. Entenda que, se o propósito é aposentadoria, consequentemente longo prazo, você pode correr alguns riscos maiores, me busca de um melhor retorno.
Portanto, uma parte do seus investimentos poderia ficar em renda fixa (produtos de renda fixa do seu próprio banco ou títulos públicos) e outra parte em renda variável (fundos de investimentos em ações ou compra de ações diretamente). O balanceamento entre renda fixa e renda variável ficaria a seu critério. Mas isso te daria certamente um retorno bem maior que os 0,5% [rendimento menor que a poupança] atuais.
Porém volto a lembrar: isso só funcionará se você tiver a mesma disciplina que seu banco te “oferecia”. Para fazer simulações, acesse a nossa Planilha de Projeção Financeira, na seção de downloads do blog.