QUAL O MELHOR INVESTIMENTO?

Essa é uma das perguntas mais aparecem quando alguém vai começar a investir e que aplicar suas economias. O pior é que a resposta sempre é a mesma: depende. Lendo a reportagem “O que considerar antes de investir?“, na UOL, descobri que a maior preocupação das pessoas é o risco. Faz até sentido, mas me intrigou por um motivo: o risco advém da falta de conhecimento. Entendendo realmente cada tipo de investimento, você consegue manter o risco sob controle.
Mas, voltando à pergunta do título, acredito também que a resposta é personalizada. Depende de cada um, mas não é tão difícil de decidir. Basta considerar os quatro fatores abaixo:
  • Valor: quanto você pode investir? Planeje metas confortáveis e de acordo com seu orçamento. Não adianta investir todo o seu 13º salário hoje, se amanhã terá de resgatá-lo. É melhor investir uma pequena parte do valor, e deixá-lo aplicado por bastante tempo, do que colocar uma grande quantia e precisar dela depois. Definido o valor, verifique as aplicações que permitem o aporte de acordo com o seu planejamento.
  • Prazo: por quanto tempo você quer e pode manter o dinheiro investido? Quando “expira” sua meta? A melhor aplicação para você vai depender do tempo que tiver para investir. Avalie o tempo mínimo de investimento de cada aplicação e escolha aquela que condiz com seus objetivos.
  • Risco: que tipo de risco está disposto a correr? O seu perfil de risco vai indicar o melhor investimento para você. Além disso, o tempo que tiver para investir também pode ajudá-lo a decidir. Por exemplo: quanto mais jovem for, mais risco poderá correr, pois, em caso de eventuais perdas, terá tempo suficiente para recuperar o patrimônio. Agora, se tiver um tempo mais “apertado”, é melhor buscar aplicações mais conservadoras, que lhe garantam um ganho menor, porém mais seguro.
  • Retorno: qual retorno quer alcançar? Essa questão está diretamente ligada à anterior. Quanto maior o risco que quiser, e puder, correr, maior será o retorno do seu investimento.

Levando esses fatores em consideração, qual o melhor investimento para você?

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!