Procrastinação: Como Combater a Enrolação

Procrastinação: Como Combater a EnrolaçãoProcrastinação é o adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos.

Não existe ninguém ao nosso redor que não fique enrolando ou procrastinando: é um fato da vida. Está dentro de nós.

Achamos que vamos fazer algo mais tarde, ou ler aquele livro que compramos, ou aprender inglês depois. Mas sempre exageramos nas nossas estimativas sobre quanto poderemos fazer mais tarde. Exageramos na estimativa de conseguirmos combater a procrastinação no futuro.

Se você não consegue combater a procrastinação agora, por que conseguirá no futuro?

Por que Procrastinamos?

Existem vários motivos, que estão relacionados em formas diferentes. Vamos dar uma rápida olhada nos principais motivos que nos fazem procrastinar:

1. Queremos gratificação instantânea

Ficar largado no sofá é bom, provavelmente bem melhor que sair para fazer uma corrida. Checar o Facebook ou email é mais fácil, agora, do que fazer o projeto que estamos enrolando. Comer bolo de chocolate é mais saboroso, agora, do que comer vegetais.

2. Temos medo de algo

Podemos estar com medo que vamos fracassar ou parecer idiotas ou estúpidos. Estamos com medo do desconhecido, o que é muito poderoso pois não examinamos o medo – apenas o deixamos escondido no fundo da nossa mente.

Temer algo nos faz querer colocar pra baixo do tapete, adiar sem nem pensar sobre o assunto, e, ao invés disso, fazer algo bastante fácil e seguro. O medo de investir também é um bom exemplo.

3. Não existe nenhuma consequência negativa imediata

Quando estávamos na escola e tínhamos um professor olhando o que fazíamos e dando bronca quando não fazíamos as tarefas e exercícios, a tendência era fazer as tarefas (até quando alguns de nós descobriu que poderia ignorar as broncas).

Mas quando chegamos em casa, algumas vezes não tinha ninguém de olho na gente… de modo que não havia nenhuma consequência negativa imediata em assistir TV ou jogar videogame. Claro que poderíamos tirar uma nota ruim amanhã, mas isso não é o momento imediato.

A mesma coisa vale para o uso da Internet ou fazer outros tipos de procrastinação: vamos pagar por isso mais tarde, mas no momento presente ninguém está bravo conosco.

4. Exageramos na estimativa de quem seremos no futuro

Geralmente temos uma longa lista de tarefas que pretendemos fazer, pois pensamos que podemos fazer um monte de coisa no futuro. A realidade é frequentemente um pouquinho pior do que esperamos, mas isso não nos impede de pensar que o futuro será diferente novamente.

Pelo mesmo motivo, pensamos que é normal enrolar, pois vamos fazer isso mais tarde, com certeza. Nosso “eu futuro” será incrivelmente produtivo e focado! Mas esquecemos que nosso eu no futuro também é preguiçoso e não faz as coisas na hora.

Quatro Soluções Poderosas contra Procrastinação

Agora que conhecemos os problemas, as soluções não devem ser muito difíceis de ser descobertas. Vamos lá!

1. Pare e pense

Quando permitimos os motivos acima permaneçam em nosso consciente, acabamos procrastinando. Quando acabamos parando para pensar sobre esses pensamentos, podemos racionalmente perceber que eles estão errados.

A gratificação instantânea de ficar enrolando ou comendo porcaria pode nos levar a ter problemas depois.

Os medos são exagerados e não devem ficar na frente do nosso caminho.

Não ter consequências negativas agora não significa que não haverá consequências negativas mais tarde.

Então, pense sobre as coisas que está fazendo, e comece a fazer mais dessa coisa racional. Use as estratégias abaixo também, mas o pensamento é o primeiro passo.

2. Aproveite o processo

Quando temos medo de algo, deixamos pra depois. Mas, ao invés, se podemos aprender a aproveitar e ter prazer, não será tão difícil ou terrível.

Por exemplo, se você quer sair para correr, não pense sobre a dura corrida adiante, mas sobre colocar seu tênis. Aproveite a simplificade dessa ação.

E então focalize em sair pela porta – não é tão difícil. Agora, focalize em fazer um aquecimento com uma caminhada rápida ou um trote. Isso pode ser gostoso. Aproveite. E, então, quando suas pernas começam a aquecer e você corre um pouco mais rápido, aproveite o belo ambiente.

Esse processo pode ser feito com qualquer coisa, de lavar pratos a ler ou escrever. Aproveite o momento, sem pensar em coisas do futuro que você teme, e a atividade pode ser muito prazerosa e até divertida. E se for assim, você não vai deixar para depois.

3. Crie resposabilidades e comprometimentos

Se não tiver ninguém te vigiando, haverá a tendência de deixar a bola cair. Então crie um ambiente à prova de procrastinação: encontre pessoas para te cobrar. Você pode usar seus amigos, familiares, aplicativos do celular, Facebook, ou mesmo seu email.

4. Bloqueie o seu “eu futuro

Seu “eu futuro” é tão propenso a enrolar quanto você. Então bloqueie esse cara.

Use um programa como Freedom para bloquear seu acesso à Internet por um certo período de tempo, de modo que seu eu do futuro tem foco ao invés de ficar lendo besteiras.

Desligue sua TV a cabo, elimine a comida porcaria de sua casa, destrua seus cartões de crédito… faça o que for necessário para tornar bem difícil para seu eu futuro enrolar ou cair em tentação. Ou pelo menos force seu eu do futuro a parar e pensar antes de fazer qualquer coisa boba.

Uma Filosofia Diferente

Três coisas a mais devem ser ditas sobre procrastinação:

1. Faça aquilo que realmente te empolga

Se você fizer o que te empolga o tempo todo, você estará menos propenso a deixar de lado. Focalize naquilo que te excita, ao invés dos aspectos terríveis da atividade. Faço isso e a sua procrastinação será mais baixa do que nunca.

2. Enrole de forma produtiva

Se você vai enrolar, faça coisas produtivas enquanto enrola. Então se você não quer fazer seu projeto, pelo menos consiga finalizar algumas tarefas menores.

3. Algumas vezes, enrolar faz parte

Não seja uma pessoa totalmente anti-procrastinação, de forma alguma. Ficar de bobeira pode ser uma coisa maravilhosa. Ler coisas na Internet que são de seu interesse não é algo ruim. Algumas vezes, deixe a procrastinação aparecer. Mas não na maioria das vezes 🙂

Para saber mais sobre como combater a procrastinação e aumentar sua produtividade, recomendo que assista a esse vídeo: O Que os Métodos de “Gerenciamento de Tempo” Não Ensinam.

Até a próxima!

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!