Entenda a crise mundial de 2011

99 Flares Facebook 57 Twitter 35 Google+ 7 99 Flares ×

Entenda a crise mundial de 2011Será mesmo que vivemos uma nova crise? Ou é apenas uma crise continuada de 2008? A verdade é que não importa se é ou não a mesma, mas sim qual a magnitude que os atuais problemas irão trazer.

Grécia é a bola da vez não apenas pela magnitude de seu problema, mas porque está na iminência de dizer: “devo, não nego e não pago nem quando puder”. Em resumo, um calote. Resta saber o tamanho dele. Fala-se em metade da dívida. Algo como 175 bilhões de EUROS. Nos próximos dias saberemos na verdade como será feito.

Para entendermos melhor, voltemos no tempo. A crise financeira de 2008 foi gerada por uma bolha imobiliária americana. Ok, mas como funcionou exatamente?

Crise de 2008

Os bancos emprestaram dinheiro para pessoas que não tinham condições de pagar o financiamento. O famoso subprime. A quantidade de dinheiro emprestado pelos bancos era tão grande que quando as pessoas se viram sem condições de pagar os empréstimos, vários bancos foram quebrando. E como o mercado financeiro é globalizado, vários bancos sentiram. E os governos socorreram.

Ações coordenadas pelos bancos centrais do mundo inteiro evitaram o colapso do sistema financeiro mundial. Várias instituições foram resgatadas. As maiores do mundo, como o CITIGROUP.

Crise mundial de 2011

Mas agora o problema é outro! Os próprios países estão extremamente endividados. Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha têm dívidas colossais. Itália deve 120% de seu PIB.

Há ainda um agravante. A Europa está estagnada. É um continente de idade avançada da população. Desemprego está alto o que dificulta o crescimento econômico. Quem resgata hoje os estados? Quem sofrerá com um calote da dívida grega? Bancos franceses e alemães têm boa parte da dívida. Eles sofreriam prejuízos enormes em seus balanços. Poderíamos então ter um efeito dominó. Bancos novamente quebrando e estados sem recursos para resgatá-los. O pior dos mundos.

Para agravar mais a situação, a maior economia mundial, os Estados Unidos, não conseguem engrenar. Os estímulos não estão funcionando e o desemprego não é reduzido. Novos estímulos estão sendo anunciados, mas o ceticismo é grande diante do que realmente vai acontecer com os novos pacotes americanos.

E o Brasil?

No âmbito nacional, vivemos um momento diferente. Brasil é a bola da vez. Copa do Mundo, Olimpíadas, etc. O que gosto de frisar é que podemos ter uma relação dívida/PIB igual a Européia se não focarmos no hoje. O nome disso?

Superávit primário. Essa é a maquiagem. O Brasil fala hoje que gasta menos do que arrecada. Uma verdade. Porém, quando nesta conta entra os juros, o Brasil precisa injetar mais dinheiro. Ou seja, emitir mais dívida. Isso é uma bola de neve que precisa ser estancada no começo do problema para não termos o mesmo fim Europeu.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!

  • Fernanda_lucimara

    Pessoal Boa Noite

    Sou iniciante na bolsa mas ja conheço o blog quero ficar rico ja algum tempo, na opnião de voces onde investiram hoje cerca de 50.000 como objetivo liberdade financeira prazo: 5 anos Perfil dinamico a agressivo

    Bjos a todos fiquem com Deus

    • Adonay

      Prazo 5 anos, perfil dinâmico e agressivo, coloca na bolsa. Procure comprar empresas com bons fundamentos que estão descontadas. Sugestões: BVMF3, BBAS3, VALE5, PETR4, CSNA3. Todas essas empresas estão com DY maior do que 6% o que dá um retorno, apenas em dividendos, maior do que a poupança, e possuem grandes perspectivas de crescimento no prazo de 5 anos.
      ps: existem outras ótimas empresas com bons fundamentos que pagam até mais dividendos – como as empresas do setor elétrico – mas ai teria que vc mesma sair garimpando.

      • Fernanda

        Obrigada pela resposta Adonay!

        1- Eu sempre tenho algumas duvidas sobre o DY de forma bem clara como é feito o pgto do DY da PETRO por exemplo? É anual?

        2- Fazendo uma comparação bem grotesco, se eu aplicar os 50.000 no tesouro direto eu dobraria esse valorem menos de 5 anos (juros sobre juros mes a mes) Mas quando se fala de valorização dos papeis das ações, ele teria que dobrar esse valor me menos de 5 anos para “compensar” certo?

        Obrigada pela paciencia rs..

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Concordo com tudo que Adonay explicou e, apenas para complementar, deixo como sugestão de leitura o artigo abaixo:

      Dividendos: ótimo retorno com risco moderado”

      Abraço e bons investimentos!

      • http://blogs.diariodepernambuco.com.br/vouinvestir Diogo Velho Barreto

        Só não concordo com Petrobrás e tenho um pouco de receio diante de siderugia. Incluiria Hypermarcas, Eztec e Cyrela nessa lista!

        Abs,

    • http://twitter.com/Jeovair Jeovair Tomaz

      Olá Fernanda, ao contrário dos que já te responderam, não vou te dizer o que você deve fazer. Porém por você ser iniciante na Bolsa, algumas informações são importantes você saber.
      *O investimento na Bolsa é recomendado para médio e longo prazo. Médio de 05-10 anos e longo 10 anos acima.

      Por você não ter muito conhecimento de como funcionam as coisas, sugiro que você faça uma diversificação desse capital.
      Por ser um valor considerável, pesquise bastante sobre renda renda fixa, uma vez que estamos com uma taxa Selic a nosso favor, caso você precise desse dinheiro antes do prazo, você não estará correndo o risco de se prejudicar. E quanto a Bolsa, pesquise bastante e monte uma boa carteira…

      Por tanto minha sugestão é: Não coloque todos os ovos numa única cesta!

      Sucesso!

      Jeovair

  • Anônimo
    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, ITM.

      Abraço!

  • André W

    poderia o Brasil de 2020 ser a Grécia hoje? lembrando que a Grécia teve eurocopa e olimpíada no início dos anos 2000. Só o tempo dirá claro, mas cada vez mais a população brasileira está se endividando.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Claro que existe essa possibilidade. O Brasil é um país com gastos públicos elevados e altos indicadores de corrupção. Entretanto há uma diferença significativa: nosso país cresce a taxas bem superiores ao país grego e ainda há espaço para crescer bastante.

      Abraço e valeu pela participação!

  • http://twitter.com/Jeovair Jeovair Tomaz

    Gostei muito da matéria, muito bom mesmo. Bem explicativo como sempre! Parabéns ao QueroFicarRico

    Jeovair

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Jeovair.

      Abraço!

  • MArio

    Acho que a crise existe, não se pode negar. A europa já está falida é apenas uma questão de tempo. O mundo finaceiro tem que mudar de sitema. O Brasil vive um sonho que pode virar um pesadelo. Galera fiquem espertos. Viva a vida, apreveitem bastante tempos negros estão chegando….

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Qual a sua opinião sobre um novo sistema financeiro? Que o sistema atual anda mal das pernas todos sabem, mas o que seria melhor?

      Gostaria muito de saber mais sobre sua opinião. Parece bem interessante.

      Abraço!

  • Carolinematiazi

    Texto muito bom. Parabéns.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Caroline.

      Abraço e valeu pela participação!

  • http://www.creditopessoal.ws Credito Pessoa @ Joao Crawford

    Não sei, as coisas demoram a compôr-se aqui na Europa. Penso que estamos perante uma crise que pode durar décadas e nudar todo o cenário economico mundial, tal como o conhecemos hoje.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Realmente existe uma possibilidade para que isso aconteça. Vamos observar e torcer para que a situação melhore por lá.

      Abraço e valeu pela participação!

      • Alexdb123

        oi, hj as açoes estão muito volateis, risco muito alto, com este recurso que vc tem disponivel, eu investiria na compra de um terreno, não importando o local é um rendimento seguro e de alta rentabilidade

  • Diana

    Bom artigo esse! Explica bem o assunto. Eu não entendo de economia, mas esse artigo me esclareceu o grosso do assunto da crise.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Diana. Fico feliz em saber que o objetivo do artigo foi alcançado.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Weverton

    professor sobre a divida que o brasil tem com o FMI, já que temos a Casa da Moeda no brasil que fabrica o nosso dinheiro ,porque não fabricamos a quantidade de dinheiro que devemos a eles (FMI), pagamos e ficamos livre desta dívida?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Por que não é assim que o mercado funciona. Não podemos “imprimir” dinheiro na hora que quisermos. Uma forma de um país “imprimir” dinheiro livremente é emitindo títulos públicos para captar recursos. Assim transformaria a dívida externa numa dívida interna.

      Abraço!

  • Artur

    O artigo não explica a causa dos calotes e a origem das dívidas… Poderiam explanar o caminho das pedras que levou os países contraírem essa dívida, não? Ou foi proposital não atacar as contradições e ineficácias do modelo econômico de bem estar social?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Artur,

      O propósito deste artigo é explicar de forma sucinta e com uma linguagem simples o que está acontecendo pela Europa durante essa crise.

      Minha sugestão de leitura para se aprofundar um pouco mais e entender as causas da crise é esse texto: http://www.outraspalavras.net/2011/05/13/a-grecia-a-beira-do-segundo-round/

      É bem crítico e, ao mesmo tempo, de fácil compreensão.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Fredwilson Landim

    gostei passei a entender a melhor como se deu essa crise

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Show de bola!

      Abraço!

  • Biellols

    Eu adoro a xrise