Marketing de rede é um bom negócio?

MARKETING MULTINÍVEL É UM BOM NEGÓCIO? “Trabalhe em casa”, “Fique rico em poucos dias”, “Fique rico sem trabalhar”, “Ganhe dinheiro 24 horas por dia”, “Descubra como ficar milionário”… Já ouviu alguma destas frases?

Provavelmente elas referiam-se a algum negócio envolvendo marketing multinível. Estes tipos de negócios, enquanto geram a desconfiança de muitas pessoas, geram ao mesmo tempo interesse de muitas outras.

Tecnicamente, o Marketing Multinível, ou Marketing em rede, é definido como um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes.

Mas, no Brasil, algumas empresas têm mascarado o esquema em pirâmide financeira sob o sistema de marketing multinível. Some-se a isto alguns distribuidores que estão mais preocupados em utilizar-se de todos os recursos antiéticos – mentiras, ilusão e pressão psicológica, por exemplo – para promover um crescimento mais acentuado em suas organizações, o que acaba gerando constantes desistências e decepções.

Este post foi motivado pelo email de um leitor, com a seguinte pergunta:

Acompanho o seu blog e gosto muito, sou muito focado em estrategias de economia e procuro otimizar meus recursos, para um dia alcaçar a tão sonhada independencia financeira.

Gostaria de sabe da sua opiniao, sobre empresas de Marketig de Rede, nos livros do Robert Kiosaki e no q eu considero um divisor de aguas, ” Os segredos da mente milionaria”, eles indicam fervorosamente empresas desse segmento. Que em outros paises são muito maiores q no Brasil, onde empresas q trabalham desse segmento tem uma visão marginalizada.

Enfim, se puder compartilhar sua opiniao a respeito.

Obrigado

Para aqueles que não sabem do que estamos falando, o Marketing multinível pode ser explicado da seguinte maneira:

  • Você é convidado por alguém pra vender ou consumir algum produto ou serviço regularmente – normalmente você paga por isso;
  • Você pode convidar outras pessoas a praticar a mesma coisa, e essas pessoas vão pagar por isso também (aqui começa o ciclo: você é remunerado por chamar outras pessoas);
  • As pessoas que você convidou, também podem convidar outras pessoas, e assim por diante (aqui mora o segredo: você é recompensado por cada novo entrante convidado por um convidado de um convidado que foi convidado por um convidado seu… até um certo nível, que varia de empresa pra empresa.)

A minha resposta ao leitor é que empresas de marketing em rede podem ser sim opções interessantes, desde que você tome alguns cuidados.  Abaixo seguem as minhas recomendações.

1. Conheça-te a ti mesmo

Ao ingressar em um negócio de marketing em rede, você necessariamente tornar-se-á um vendedor. Isso não quer dizer que você será um bom vendedor, nem tampouco que você conseguirá vender algo!

É largamente sabido que algumas pessoas tem maior facilidade de comunicação, argumentação, raciocínio e outras características que as tornam boas vendedoras. Mas isso não é pra todo mundo.

Por isso, a primeira coisa a fazer é avaliar o seu próprio comportamento para saber se você tem ou não perfil para ser um bom vendedor. Além disso, avalie se você seria capaz também de administrar o seu próprio tempo, ou sua agenda de contatos e compromissos, de uma forma eficaz.

Este artigo do JB Online em 2007 mostrava, por exemplo, como esta nova geração prefere estabilidad e no emprego ao desafio do negócio próprio.

2. Escolha bem o produto

Não há nada mais estranho do que tentar vender algo que você próprio não consome ou não compraria.  Por isso, é fundamental escolher um produto que não só tenha a ver com os seus interesses pessoais,

mas que tenha uma ligação direta com a sua personalidade.

Isso fará com que (I) você se sinta à vontade ao pagar para consumir o produto, (II) seja mais convincente ao oferecer o produto para outras pessoas e (III) os seus clientes, amigos ou conhecidos lembrem de você ao sentirem necessidade de consumir o seu produto.

3. Escolha bem a empresa

Pesquisa pelo histórico da empresa, converse com pessoas que participam, ou preferencialmente que já participaram daquela rede mas – por algum motivo – saíram. Verifique a idoneidade da rede, procure saber se existem documentos que comprovem o compromisso da empresa tanto com os distribuidores quanto com os clientes (ex. código de ética).

Uma boa prática também é consultar associações de empresas que trabalham com marketing em rede, ou vendas diretas.

Procure informar-se também sobre as pessoas que serão seus superiores imediatos. Tomando todos estes cuidados, você pode evitar entrar em armadilhas perigosas.

4. Conheça bem o seu público

Entenda bem o funcionamento do negócio e o público-alvo do produto.

Não há nada mais irritante do que um vendedor que fica insistentemente nos oferecendo algo que definitivamente não precisamos! Pior ainda é quando este cara ainda quer te convencer a entrar na rede e sair por aí vendendo aquele produto!

Ofereça o seu produto apenas para pessoas que tenham a ver com o produto e que possam tornar-se potenciais compradores fiéis.

Já o convite para fazer parte da rede deve surgir de uma forma muito mais suave. Quanto menos agressivo melhor.

É importante também avaliar direitinho o perfil daquela pessoa que você desejar afiliar à sua rede. Se não internalizar efetivamente o negócio, aquela pessoa além de decepcionar-se com o negócio, dificilmente voltará a comprar os seus produtos.

5. Encare o negócio como um empreendimento, mas teste o negócio, antes de abandonar o seu emprego

Fazer parte de uma rede de marketing multinível dá trabalho.

(Desconfie instantaneamente daqueles anúncios que oferecem dinheiro fácil, ou sem trabalhar)

E como qualquer outro empreendimento, o seu negócio deve ser muito bem estudado, avaliado, planejado, acompanhado e controlado.

No entanto, até que o negócio esteja rendendo o suficiente para manter totalmente as suas finanças, evite desfazer-se de emprego ou qualquer outra fonte de renda para “arriscar” neste tipo de negócio.

Tente começar encarando o negócio como renda extra. Se o trabalho for bem feito, dentro de pouco tempo estará rendendo o suficiente para substituir progressivamente suas outras fontes de renda.

6. Cuidado com a saturação

Por fim, por mais certo que o seu negócio tenha dado, fique de olho aberto. A questão da saturação é mais ou menos matemática. Saturação significa que o negócio não consegue mais ser expandido e, em algum momento, começará a retrair pois deixará de ser interessante para aqueles que estão nos níveis mais baixos.

Assim como qualquer outro empreendimento, tão importanto quanto saber a hora certa de começar, é perceber a hora certa de fechar as portas e encerrar o negócio.

Superadas estas etapas, você pode encontrar uma lista com as 100 maiores empresas de vendas diretas e marketing multinível do Brasil no ano de 2009. É um ótimo ponto de partida.

No entanto, sugiro que continue buscando mais informações sobre boas práticas de MMN.

Espero ter ajudado.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!