O QUE É ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA?

Atualização monetáriaQuem nunca ouviu (ou disse) a expressão “você vai me pagar com juros e correção monetária”? O termo “atualização monetária”, também conhecida como correção monetária, é muito utilizado no pagamento de dívidas. Muitas vezes até em dívidas não financeiras (metaforicamente falando).

Entretanto muitos o utilizam sem, ao menos, compreender o significado. O intuito, portanto, desse artigo é justamente explicar o que se entende por atualização (ou correção) monetária, como é aplicado e o que perdemos por não termos nossos salários, investimentos e FGTS corrigidos monetariamente.

Atualização monetária

De acordo com o Wikipedia, atualização monetária é:

Em Economia é também chamado de “Correção Monetária”, ou seja, um ajuste feito periodicamente de certos valores na economia tendo em base o valor da inflação de um período, objetivando compensar a perda de valor da moeda.

Em outras palavras, atualização monetária representa um valor que pagamos além dos juros ou eventualmente da multa (quando se trata de atraso de pagamento) para compensar a perda do poder de compra (por conta da inflação no período).

Mas o que seria a perda do poder de compra?

Considere que na ida ao supermercado para fazer as compras do mês, a pessoa comprasse sempre os mesmos itens nas mesmas quantidades e das mesmas marcas. No primeiro mês, ele realiza todas as compras ao custo de R$ 100,00.

Por conta disso, ele leva no mês seguinte os mesmos 100 reais mas, ao se dirigir ao caixa, percebe que o valor total ultrapassa um pouco esse valor, porque alguns itens aumentaram de preço. Isso significa que o poder de compra dos 100 reais no 1º mês já não é mais o mesmo no segundo mês, por conta da elevação (ou inflação) do preço.

Aumento ou reajuste de salário?

Algumas empresas, prefeituras e governos promovem um “aumento salarial” anual em torno de 5%. Quando recebem, muitos funcionários ficam felizes por acharem que receberam um aumento.

Mas pensemos um pouco. Se a inflação do ano anterior foi em torno de 5%, o que receberam foi realmente um aumento ou apenas um reajuste por conta da inflação ou, em outras palavras, nosso salário foi atualizado monetariamente, para não perdermos nosso poder de compra? Será que esse reajuste não deveria ser obrigatório? É algo a se pensar…

Impacto da inflação nos investimentos

Muitas vezes também não levamos em consideração o impacto da inflação em nossos investimentos. Já escrevi um artigo (“Impacto do IR e da inflação nos investimento“) explicando com isso ocorre.  Inclusive disponibilizei também uma planilha para download gratuito onde é possível visualizar a diferença entre o rendimento do seu investimento e o rendimento real, após o desconto da inflação e do imposto de renda.

O objetivo financeiro de muitos investidores é alcançar o tão sonhado primeiro milhão. Entretanto é bom lembrar que o poder de compra de um milhão de reais hoje é muito maior do que será daqui a 20 anos, por exemplo. Portanto é importantíssimo considerar os juros reais ao fazer projeções, pelo que expliquei no parágrafo anterior.

Para finalizar, é muito importante saber que qualquer investimento ou aplicação financeira que render menos de 5% ao ano estará “roubando” seu dinheiro. Em outras palavras, ela está te remunerando abaixo da inflação.

Títulos de capitalização e FGTS

Aí vem a pergunta: existem aplicações financeiras que rendem menos que a inflação? A resposta é sim! Apenas como exemplo, títulos de capitalização e o FGTS de todos nós são corrigidos por valores abaixo da inflação. Já escrevemos sobre o primeiro no artigo “Entenda como funcionam os títulos de capitalização“.

Sobre o FGTS escreverei muito em breve mas já deixo uma reflexão: se as empresas são obrigadas a recolher o FGTS dos trabalhadores, ele rende apenas 3% a.a. + TR, e nós não podemos utilizá-lo da forma que queremos (apenas em imóveis e em alguns casos específicos), isso não seria algo como um “roubo protegido por lei”? Reflitam e comentem 🙂

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!