REAJUSTE DOS APOSENTADOS: QUEM VAI PAGAR A CONTA?

Foi largamente noticiado durante essa semana a aprovação do aumento de 7,7% a aposentados que recebem acima do salário mínimo. Apesar da concessão do reajuste, Lula chiou bastante por ter ficado nas mãos dele a decisão pelo veto e, muito provavelmente por questões eleitorais, ele aprovou o reajuste, mesmo sendo contrário.

A insatisfação de Lula pela aprovação desse reajuste faz total sentido. O déficit previdenciário só faz crescer e a expectativa para 2010 já está na casa dos R$ 50 bilhões. O grande problema é que o INSS já está deficitário a um bom tempo e qualquer reajuste implica diretamente em tirar mais dinheiro dos impostos para cobrir o rombo previdenciário.

Em outras palavras, seremos nós que pagaremos esse reajuste. Assim como já somos nós que pagamos pelo déficit já existente. Entretanto, nós não pagamos com o percentual do INSS retirado mensalmente dos nossos salários. Não mesmo. Pagamos com o dinheiro que contribuímos com impostos, pois é deste que sairá a cobertura do rombo. Por conta disso, recolhemos indiretamente mais que o percentual relativo à previdência social.

A solução para esse problema é a tão falada “reforma da previdência”. A questão já não é mais se haverá a reforma da previdência. Mas quando ela ocorrerá. E, infelizmente, tenha uma má notícia para dar a vocês: ela será bem dolorosa. Ainda não se sabe, entretanto, quem “pagará o pato”. Se os atuais aposentados ou os futuros. Mas alguém deixará de receber. Falarei mais sobre esse assunto num artigo próximo.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!