DICAS PARA INVESTIMENTOS EM AÇÕES

13 Flares Facebook 8 Twitter 1 Google+ 4 13 Flares ×

DICAS PARA INVESTIMENTOS EM AÇÕESO artigo “Boas opções para investimentos” levantou uma discussão muito interessante sobre investimento em ações, onde debatemos sobre a escolha de fundo de ações de grandes bancos, de corretoras de valores ou investir diretamente.

Aproveito para agradecer a participação de Audifax e Daniele, que enriqueceram o artigo com suas opiniões e dúvidas, além de me motivarem a escrever este artigo.

Além disso, o leitor Marcelo enviou a seguinte dúvida relativa ao mesmo artigo: “Estou disposto a investir em Fundo de Ações, pesquisei no site do banco que possuo conta e achei interessante optar por: Fundo de Ações Ibovespa, Fundo de Ações Petrobras e Fundo de Ações Vale. Mais uma vez peço sua opinião.

Como Investir em Ações

Antes de responder especificamente a pergunta do Marcelo, é importante explicar como investir em ações mostrando a diferença entre fundos de grandes bancos, corretoras ou investir diretamente, além das vantagens e desvantagens de cada um.

Fundos de ações de bancos

Os fundos de ações de bancos geralmente são setorizados, ou seja, investem em apenas uma empresa (no caso da Petrobras ou Vale) ou empresas de um único setor (elétrico, bancos…). A vantagem é a comodidade de investir através do seu próprio banco, ao invés de abrir conta em corretora e transferir dinheiro de tempos em tempo. As desvantagens são as elevadas taxas cobradas e, principalmente, que você tem outras opções melhores, que explorarei na resposta da pergunta acima.

Fundos de ações de corretoras

Os fundos de ações de corretoras de valores investem em empresas escolhidas independente de setores. Eles são formados por várias empresas, geralmente escolhidas pelos seus bons fundamentos a longo prazo. É uma ótima opção para quem quer investir em ações, mas não tempo (ou vontade) de estudar sobre o assunto. Para quem tiver interesse, sugiro conhecerem o Geração Programado FIA, da corretora Geração Futuro.

Investir em ações diretamente

Investir direto em ações é, sem dúvidas, a melhor opção para aqueles que se dispuserem a estudar bem sobre o assunto e tiverem muita disciplina para seguirem uma estratégia apoiado pelo home broker. Além disso, investindo por conta própria, você não paga taxas de administração ou performance. Apenas custos de corretagem e demais (pequenas) taxas cobradas pela corretora.

Quais as melhores opções?

Explicadas, de forma sucinta, as principais diferenças entre as opções de investimentos, vamos à pergunta do leitor. Ele citou três opções existentes em seu banco: Fundo Petrobras, Fundo Vale e Fundo Ibovespa. Eu não recomendaria o investimento nos dois primeiros, pois investem apenas em uma empresa e cobram alto para administrar seu dinheiro. Ao invés de optar por investir nesses fundos, melhor seria investir diretamente nessas empresas. Seguramente o desempenho será melhor.

E o PIBB?

O Fundo Ibovespa é composto pelas maiores empresas listadas na Bovespa, e tenta acompanhar o desempenho do índice Ibovespa. Entretanto, existe uma opção ainda melhor, seguindo exatamente a mesma linha: PIBB, lançado em julho de 2004 pelo BNDES.

O (sempre interessante) comentário do Mauro Halfeld, da CBN, explicou, no dia 21/05, as principais vantagens de investimento. Resumidamente, as vantagens são:

  • Apesar da fortíssima crise do ano passado, o PIBB acumula valorização de 175% nos últimos 5 anos;
  • Transparente (formado por ações das 50 maiores empresas da bolsa brasileira), acompanhando o índice IBrX 50;
  • Menor taxa de administração do mundo: apenas 0,059%. Isso mesmo! Eu não quis escrever 0,5% não. É 0,059 mesmo.

Vale a pena ressaltar que isso são apenas explicações sobre os produtos, não devendo ser utilizado como única fonte para tomada de decisão. Além disso, toda e qualquer decisão tomada após a leitura deste blog é de única e exclusiva responsabilidade do leitor.

Para saber mais, recomendo a leitura do eBook Como Investir Dinheiro, que ensina passo-a-passo como começar a investir e conquistar sua independência financeira.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • Affonso

    Olá amigo, queria uma opinião sobre o fundo “Sparta”.Não sei se você já ouviu falar dele, mas ele teve grandes valorizações nos ultimos anos.
    Você acha que é arriscado investir com uma corretora jovem (4 anos)? E você acha que este fundo é mais rentável que aplicar na bolsa por conta própria (se dedicando bastante)?

  • Affonso

    Só pra complementar o site do fundo é http://www.sparta.com.br/
    Valeu

  • Sergio Mendonça

    Tenho participação no Fundo de Ações da Petrobras do meu banco. Este ano, a valorização já foi de 56% (o que não garante rendimento futuro). Pago 2% de taxa de administração e decidi pelo fundo por ser uma empresa sólida e de comodities. Sei que há fundos melhores, mas pago por não ter tempo de aprender nem operar. A lógica é essa. Acho ótima a Geração Futuro, mas as taxas deles não são nada baixas.

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Affonso,

    Não apenas ouvi falar, como já escrevi sobre os fundos da Sparta. Dá uma olhada: http://queroficarrico.com/blog/2008/07/22/fundos-multimercados-com-excelente-desempenho/

    Só tenho um ponto a acrescentar: apesar do rendimento ser excelente, o risco é maior ainda. Você pode perder mais de 100% do seu dinheiro, pois eles usam alavancagem. Em outras palavras, você pode perder tudo e ainda ter que fazer um depósito pra cobrir as perdas.

    Abraço!

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Sérgio,

    Não é que o Fundo de Ações Petrobras do seu banco seja ruim, mas o que ele faz é investir nas ações da Petrobras (ON e PN).

    Sendo assim, mesmo você não entendendo nada sobre ações, basta abrir uma conta numa corretora, comprar essas mesmas ações e pronto!

    Com isso, você não pagaria os 2% da taxa de administração. Entretanto, é muito mais cômodo investir através do seu próprio banco, sem dúvidas.

    Abraço!

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Só complementando sobre as taxas da Geração, é importante entender como funciona a taxa de administração deles. Ela é de 4%, mas incide apenas sobre o rendimento, e não sobre todo o montante, como as demais taxas de administração.

    Sendo assim, se o fundo tiver rendimento negativo, ela não ganha nada. Se render pouco, ela ganha pouco. De certa forma, eu acho até justo, além de estimulá-la a buscar sempre um desempenho melhor.

    Mas vale ressaltar que não existe apenas a Geração, mas muitas outras com desempenho até melhor, inclusive.

    Para finalizar, a Geração Futuro foi apenas um exemplo, como poderia ter sido outra corretora. Isso não indica que é a única opção, muito menos a melhor :)

    Abraço!

  • Sergio Mendonça

    Rafael, seus comentários são sempre pertinentes!!! Tenho uma sugestão de post. Por que você não escreve sobre as taxas de administração. Pra que servem, como analisá-las, dicas, etc.

    Grande abraço!

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Sérgio,

    Discutimos sobre taxas de administração nos comentários do artigo “Sugestão de investimento no curto prazo”. Dá uma olhada: http://queroficarrico.com/blog/2009/05/15/sugestao-de-investimento-no-curto-prazo/

    Além disso, apresentamos alguns fundos com as menores taxas de administração do mercado. Link: http://queroficarrico.com/blog/2009/05/08/fundos-di-com-menores-taxas-de-administracao/

    Para finalizar, aqui mesmo neste artigo falei sobre o PIBB, produto de renda variável que possui a menor taxa de administração do mundo.

    Caso ainda reste alguma dúvida, é só falar.

    Abraço e valeu pelos elogios!

  • http://rumoliberdadefinanceira.blogspot.com Luis Otávio

    Rafael Seabra, discordo de você!
    A tx. de administração cobrada no fundo Programado de Ações da Geração Futuro (4%) é sim em cima do valor total. Confirmei essa informação hoje pela manhã.
    Para conhecimento, o valor de 4% é divido por 260 dias (se não me engano, dias úteis).
    Esse valor é cobrado diariamente no fechamento da cota.
    Abraços.

  • http://stock2web.blogspot.com/ Eduardo Lucena

    Pessoal, na minha camimada em busca do conhecimento sobre como investir em ações encontrei essa ferramenta totalmente gratuita e com muitas funcionalidades e estou gostando muito:

    http://stock2web.blogspot.com/

    Stock2Web é uma ferramenta para análise técnica de ativos financeiros (ações, índices, moedas). Análise técnica é uma forma de estudar as várias opções de investimentos e decidir o melhor momento de adquirir ou se desfazer de um ativo com base na análise de gráficos e indicadores. Essa técnica vem sendo bastante utilizada pelos pequenos investidores, principalmente devido a sua simplicidade de análise e aplicação.

  • Pedro

    olá! O PIBB é anunciado com taxa de administração de 0.059%, porém ao tentar investir pelo Bradesco eles anunciam 1.5%. Como faço para pagar realmente 0.059%? Alguma corretora oferece realmente esse valor?

  • Francielly

    Tem previsão de quando abrira o investimento para o FGTS?

  • Márcia

    É possível um trabalhador brasileiro investir apenas R$100,00 dos R$510,00 que ganha, em fundos de ações /bolsa de valores ? Tô completamente sem noção.

  • http://cerberocipullo@hotmail.com Rogério

    Tenho me intereçado pelo mercado de ações, mas sou totalmente leigo no assunto, necessito
    de ajuda para compreender melhor as vantagens e os riscos e seu funcionamento, gostaria de saber por alto, quanto inicialmente pode cer envestido, e qual é o prazo mais ou menos para comessar a se ter o retorno, agradeço dezde já
    a atenção de vocês, obrigado.

  • léa

    tenho grande interesse de investir em fundo de ações.mas so ganho 1.000 por mês seria possivel investir 300 reais? sou um pouco leiga nesse assunto.
    quanto realmente poderei investir incialmente?
    qual prazo de ter retorno?
    qual grau de risco?
    e melhor inevestir atraves de um banco ou corretora?

  • http://www.cardininvestimentos.com.br Ricardo

    Olá pessoal, vocês sabiam que estes fundos como o da Petrobrás citado acima é um fundo passivo?
    Um fundo passivo é um fundo que compra as ações e nunca vendem, ou seja eles cobram 2% de taxa de administração somente para pegar o seu dinheiro e comprar ações.
    Isto pode ser feito pela corretora por 1/4 do preço desta taxa de administração.
    Faço alocação de recursos para clientes de investimentos e a maioria dos investidores está economizando muito com taxas e tendo um retorno acima da bovespa.
    caso tenham interesse podem me consultar
    ricardo@cardininvestimentos.com.br

  • Emiliele Carvalho

    Oi,
    Gostaria de saber como investir R$ 300,00 por mês durante um período mínimo de 5 anos e obter rendimentos acima dos que são obtidos numa aplicação em caderneta de poupança. Gostaria saber também de devo investir em bancos (no caso o Banco do Brasil é uma boa opção?) ou em corretoras?
    Desde já agradeço, abraço!

  • IRANEIDE CARVALHO DE ARRUDA

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER QUAL O MEIO MAIS RÁPIDO E FÁCIL DE APLICAÇÃO EM AÇÕES E QUAL O MENOR VALOR QUE SE PODE APLICAR? SOU LEIGA NO ASSUNTO E GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO.

  • Anderson

    É possível um trabalhador brasileiro investir apenas R$100,00 dos R$510,00 que ganha, em fundos de ações /bolsa de valores ? Tô completamente sem noção.

  • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

    Anderson,

    É possível sim. Mas, para um valor menor, como esse, não é recomendado investir diretamente. A melhor opção é um fundo de investimento em ações. Uma boa sugestão é o fundo da Geração Futuro, que citei no texto.

    Abraço e valeu pela participação!

    • João Paulo

      Oi Rafael! A partir de quanto seria mais vantajoso investir diretamente? E por exemplo se ussasemos a Mirae Asset que claro não conhecemos a qualidade de trabalho, mas supondo que tudo corresse bem, R$2,50 por ordem não faria valer a pena mesmo que em alguns meses o valor investido não seja alto? Obrigado pela atenção!

      • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

        Não existe um valor pré-definido, mas não deixe que a corretagem represente mais que 0,5% do valor a ser investido.

        No caso da Mirae, isso representaria algo em torno de R$ 500,00, por exemplo

        Abraço!

  • http://Website(opcional) Fabiano

    Conheça nosso Blog e aprenda um pouco mais sobre o investimento em ações. http://www.analisegraficadeacoes.blogspot.com

    Através do Blog você pode acompanhar a análise de diversas ações que são negociadas na Bovespa utilizando os parâmetros da Análise Gráfica.

  • Ailton Fernandes de lima

    OLA AMIGO GOSTARIA DE INVESTIR EM AÇÕES COMO FAÇO?

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Sugiro a leitura do artigo “Como começar a investir em ações“. Lá você encontrará as principais dicas sobre como iniciar nesse mercado.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Alexandre

    Bom Dia ! Seria mais rentavel eu aplicar R$4.000,00 somente em só fundo ou diversificar entre 03 ou 04 fundos como no SETOR DE ENERGIA, SMALL CAPS , CONSUMO E INFRAESTRUTURA OU PIBB.
    Outra grande duvida é se eu investir os R$ 4.000,00 em 08 fundos de investimento de ações eu correria mais risco na rentabilidade? qual o quantidade razoavel de fundos com esse montante que posso investir sem prejudicar minha rentabilidade?Obrigado

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Nada impede que você faça isso, mas o fundo já investe com diversificação. O que você poderia fazer era escolher dois bons fundos e acompanhá-los por um tempo. Após avaliá-los, escolha apenas um deles. Não há necessidade de aplicar em vários fundos de ações, pois, como falei acima, eles já diversificam.

      Abraço e valeu pela participação!

  • VITOR ESTEVES

    Rafael,

    Eu gostaria de entrar no mercado de investimento, mas sou muito inseguro. Gostaria de dicas de quanto investir, onde investir, o valor de rentabilidade que eu teria ao investir, o que eu teria que gastar (Taxas, etc…)

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Faça um curso para aprender a investir na Bolsa de Valores (a corretora XP Investimentos tem um ótimo curso para iniciantes) ou invista através de fundos de investimento em ações. Dá uma lida no artigo “Os 5 melhores fundos de investimento em ações“.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Marco Antônio

    ola , tenho 16 anos e queria investir uns R$500,00 a R$800,00 em ações, posso dizer que não sei praticamente nada a respeito.
    O que voçê me aconcelharia a fazer quanto a respeito ?

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Para investimento diretamente em ações, receio que não seja muito dinheiro, principalmente sem conhecer sobre o assunto.

      Recomendo que você faça um curso sobre o mercado de ações (a XP Investimentos tem ótimos cursos para iniciantes) ou compre livros sobre o assunto.

      Outra boa opção seria investir através de um fundo de investimento em ações. Dá uma lida no artigo Melhores fundos de investimento em ações.

      Abração!

  • osmar pinto pereira

    ola boa tarde eun entrei neste site por curiosidade,eu sempre tive curiosidadessobre açõese gostaria muito de querer aprender mais; não entendo nada deste mercado ,mas qual ou o q vc m recomendaria ,livros .Eu seria como uma criança no seu primeiro dia de escola obrigado pela atenção

  • http://www.suitestock.com.br Suitestock

    Se for investir em ações acho importante também definir um plano e segui-lo.
    http://www.suitestock.com.br

  • Goet Tocano

    OLa… já invisto em açoes há 3 anos… pretendo investir uns 30 mil reais em aços da petrobras …. vcs tem alguma sugestão d empresas confiaveis para investimento?

  • Goet Tocano

    OLa… já invisto em açoes há 3 anos… pretendo investir uns 30 mil reais em aços da petrobras …. vcs tem alguma sugestão d empresas confiaveis para investimento?

  • ricardo monteiro

    olabom dia!

    venho por meiodeste e-mail solicitar pesquisa e de orientaçao. é que tenho em minhas maos titulos destas duas açoes acima mencionadas e gostaria de esclarecimentos de que forma posso retomar a aplicar ou ate resgatar estes titulos:

    AÇOES PREFERENCIAIS NOMINATIVAS N. DO TITULO:234923 EM NOME DE RICARDO DOS SANTOS MONTEIRO:

    AÇOES ORDINARIAS NOMINATIVAS N. DO TITULO:90581 EM NOME DE RICARDO DOS SANTOS MONTEIRO.

    CERTO DE QUE SEREI ATENDIDO E DEVIDAMENTE ORIENTADO , DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO DISPENSADA.

    GOSTARIA DE ATUALIZAR MEU ENDEREÇO RUA CAPITAO AROLDO LEITAO N. 19 APT0. 202 FDS BAIRRO OLARIA CEP:21071-050.