LEI PODE EXTINGUIR FATOR PREVIDENCIÁRIO

3 Flares Facebook 3 Twitter 0 Google+ 0 3 Flares ×

O leitor Oscar nos enviou a seguinte dúvida: “Tenho 51 anos e já cumpri 35 anos de contribuição em abril de 2009. Minha duvida é:com a nova lei do fim do fator previdenciário, devo me aposentar já com o fator previdenciário ou esperar que a lei seja aprovada e me aposentar com a nova lei?

Como todas as perguntas relacionadas ao tema INSS, a dúvida foi gentilmente respondida por Veronildo Pessoa, pernambucano, servidor do INSS há 14 anos e colaborador do blog.

Antes de mais nada, é bom saber que esse é apenas um projeto que está em tramitação no Congresso Nacional. Ou seja, ninguém sabe quanto tempo vai levar até ser votado, já que é uma matéria complexa. Nem tampouco, podemos afirmar que esse projeto vá passar, uma vez que mexeria nos cofres da Previdência e, sendo assim, o governo fará tudo para que ele não seja aprovado.

A título de esclarecimento, o fator previdenciário é um cálculo automático que incide sobre as contribuições dos trabalhadores na hora da aposentadoria. A regra é mais ou menos assim:

  • O sistema do INSS, automaticamente, pega os 80% maiores salários de contribuição do trabalhador desde Julho de 1994 até o mês anterior ao do requerimento da aposentadoria. Soma tudo e acha a média aritmética.
  • Depois, sobre essa média, incide o fator previdenciário, que contém algumas variáveis, tais como: idade do trabalhador e expectativa de vida.
  • Quanto mais novo for o trabalhador, maior será a expectativa de vida e maior será o fator previdenciário. Porque durante mais tempo ele receberá sua aposentadoria. Assim, esse fator previdenciário joga a média aritmética para baixo.

Isso quer dizer que: quanto mais tarde o trabalhador se aposentar maior será sua renda, porque, em tese, ele receberá essa aposentadoria por menos tempo.

Se o fator previdenciário acabar, a regra será a de achar a média aritmética, conforme exposto logo acima, e essa já ser a RMI – renda mensal inicial, independente da idade do trabalhador (desde que tenha os 35 anos de contribuição).

Dito isso, sugiro que você, se puder, espere um pouco mais para requerer sua aposentadoria. Já que ainda é jovem e pode continuar trabalhando até que esse ponto seja esclarecido. O que você pode fazer no momento, é requerer uma simulação da RMI – renda mensal inicial – com os dados e regras de hoje, só para ver se te agradaria a renda calculada.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • claudio

    espero que nao demore para votação o fim do fator previdenciario, existem pessoas que estao aguardando. é uma questao de justiça para todos que vao se aposentar.

  • Edson Felix

    Agora complicou mais ainda. No cálculo dessa média é levada em conta a atualização monetária da contribuição feita desde 1994 ou é tudo com valores históricos?

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Edson,

    Todos os salários recebidos desde 1994 são corrigidos para valores atuais e então tira-se a média dos 80% maiores.

    Abraço!

  • ALBINO MACHADO DIAS

    Estou confiante que alguma mudança nas regras para aposentadoria serão votadas pelo congresso e sancionadas pelo presidente Lula ainda este ano. Mas não acredito na extinção total do fator previdenciário mas sim na mutação deste para um novo fator como por exemplo o fator 85/95.Também acredito em alguma mudança na formula de determinar a média do salário de contribuição para se calcular a Renda Mensal Inicial –RMI.Eu estou convicto que o calculo da media tomando apenas as contribuições a partir de 1994 prejudica a todos trabalhadores que têm hoje 35 anos de contribuição à previdência em especial aqueles cujos maiores salários de contribuição (tomando como referência o salário mínimo da época) se deram no período anterior a tal data.
    O certo é que quem tem hoje tempo de contribuição e idade (mínima devido ao pedágio) para se aposentar deve fazer uma simulação para ver se compensa esperar por estas mudanças.Estas são as perguntas a serem respondidas , para cada caso:
    1-Quanto deixo de ganhar por não me aposentar hoje ?
    2-Mudando as regras no final deste ano, quanto tenho vou precisar para recuperar o que deixei de ganhar?

    SDS
    Albino

  • http://astrocontabil@hotmail.com Astrogildo Ferreira Correia

    Muito bom este blog nota 10…

    Mas, gostaria de fazer um pergunta.

    sou contribuintes do inss desde de 1986 – 2006 – celestista – nesse periodo fiquei dois anos sem contribuir. Agora desde de 01/01/2007 – sou autonomo.
    Pergunto posso recolher a contribuição desse periodo que ficou sem recolher. Para contar no tempo de contribuição.

    O tempo de serviço militar com pra aposentadoria…. como devo fazer

  • claudio not cougo

    Adorei este Blog!

    Deixei de pagar alguns períodos com carne (autonomo), e perdi os carnes dos periodos que havia pago , isso + – entre 1986 1991, pergunto, vou perder este tempo que paguei os carnes (sendo que os perdi)? e o tempo que não paguei tenho como pagar?

    Obrigado!

  • aline lohmann

    Infelesimente no Brasil, nada que façam de Leis principalmentede previdencia são par a melhoria da população, eu me aposentadoria rapidamente, ate porque se cair o fator previednciario eles querem colocar a idade minima apartir de 60 anos e não mais como é a lei qualquer idade com 35 de contribuição

  • http://no valter senello

    Querem trocar meia dúzia por seis.estamos novamente sendo enganados.era para sair a votação dia 20/05/2009,já enrolaram de novo.Só uma união muito forte entre nós os nessecitados,precionando deputados e senadores,podera surguir algun efeito.
    Um abraçao a todos os trabalhadores.
    valter

  • Givaldo Lopes de Andrade

    Pergunta:
    se depois de 35 anos e 3 meses de contribuição,eu não tenho direito a aponsentadoria de acordo com o desconto do meu salario.Gostaria de saber se eu posso deixar de contribuir?

  • http://naotem ormindo ferreira

    Se voce paga inss como facultativo ou autonomo no carne, voce pode deixar de pagar, sim, pois nao interessa mais, contribuir…Mas se voce continuar registrado o desconto é necessario, como para o empregador, (contribuição solidaria)

  • http://naotem ormindo ferreira

    Se voce é empresario de empresa inativa, e quer recolher o atrasado, voce terá que provar (livro caixa, declara~ção de ir ou sefip)que realmente voce exercia atividade na empresa. Mas se a contribuição referir-se a anos anteriores a exigencia da sefip, comprova-se com livro caixa ou documento idoceo (contr. social ou decl atividade.

  • Ivete

    gostei fo Blog,

    Eu ja dei entrada para posentadoria por tempo de contribuição, mas fiquei de levar mais lguns documentos para concluir o processo, mas essa semana conversando com uma amiga sobre o fator previdenciário, que tbem é o caso dela, ela me disse que a funcionária do INSS que à atendeu, pediu para que ela aguardasse um pouco, que a lei sobre fator previdenciário estaria sendo votada, e que as pessoas inscritas antes de lei de l998 seriam abonados com o fator previdenciário,alguma informação concreta sobre isso?
    e no meu caso que já dei entrada, poderia aguardar ou nesse momento não seria mais possivel? E caso der continuidade ao processo e essa lei venha ser aprovada poderia ainda me beneficiar?
    Aguardo orientaçao.

  • claudyr ramos da silva

    Eu Claudy tem 55 anos meu primeiro pis 1974 tenho algumas mai numca passei mai de 2anos sem comtribuir posso pedir minha apossentadoria por tenpo de contribuiçao grato pela atençao

  • vania cristina ferreira dos santos

    meu pai não aguenta mais esperar pelos aumento que nunca chega acho que esta na hora dos governantes olhar um pouco mais com carinho pela terceira idadade que ja fez muito por esse país em que vivem meu pai foi um deles adorei este espaço

  • Aloisio da Silva Feitosa

    Desejo saber se o aposentado a 15 anos já não tem direito uma
    correção, devido a grande defasagem no salario durante todo esse tempo.

  • Sirleda

    É, para o nosso presidente, que não foi escolhido por mim, isso é uma marolinha. Quanto mais velho os outros se aposentarem, não é problema dele, pois vive as nossas custas. Não precisa se preocupar com aposentadoria. Os outos que se virem. Ou melhor; morram velhos e sem condições para ter uma melhor qualidade de vida. É o BRASIL que o povo brasileiro escolheu!
    É o BRASIL que não tem dinheiro para melhorar a vida dos brasileiros, mas tem para os roubos feitos pelos governantes (deputados e outros………).

  • HELOIZA

    ÓTIMO SITE,MAS TENHO UMA DÚVIDA E QUERIA QUE VCS ME ESCLARECESSEM: UMA EMPREGADA DOMÉSICA QUE SE APOSENTA PODE CONTINUAR TRABALHANDO ?SE CONTINUAR TRABALHANDO É OBRIGADA A CONTRIBUIR PARA O INPS ? DISSERAM-ME QUE ELA CONTINUAR CONTRIBUINDO SUA APOSENTADORIA SERÁ SUSPENSA PELO INPS. QUAL A REALODADE ?

  • Gouvêa

    Ola meus amigos: Esse fator previdênciario é um horror, na verdade ele é o fator ladrão que através de um cálculo que a maioria do contribuinte não entende ele retira uma boa parte da aposentadoria de quem trabalha e contribui na esperança de um dia ter condições de vida na velhice, mas infelizmente no Brasil é assim, até quando nós trabalhadores vamos continuar sendo roubado? Está na hora da extinção de fator desgraçado.

  • Maria de Fatima de Paiva Barnabe

    Tenho 45 anos e 31 anos de contribuição. Começei trabalhar aos 13 anos e hoje tenho uma renda considerada boa para os dias atuaise que se não existisse o fator previdenciario receberia o teto da previdencia. No ano passado entrei com pedido de aposentadoria e quando vi o valor calculado de minha renda desisti na hora e resolvi aguardar a votação deste projeto de Paulo Paim que esta na câmara dos deputados.Tenho 02 perguntas e se puderem me informar ficaria agradecida.

    Se posso solicitar o RMI no INSS quando julgar necessário;
    Se resolver me aposentar e aguardar a votação se terei direito as mudanças.

  • MODERADOR

    COMENTARIO REMOVIDO POR CONTER CONTEÚDO IMPRÓPRIO

  • Vilaroel

    Tenho 52 anos,e 32 e meio de contribuição, sendo 8 anos em atividade insalubre, perda auditiva, turnos de 12 horas de trabalho em pé na indústria gráfica. Será posso pedir a “merrequinha” da Previdencia Social?

  • Gilmar Fernandes Lopes

    Solicitei, o calculo junto ao INSS, recebi a carta de memoria de calculo, mas nao vou efetuar o resgate no banco do valor enviado; pois estou esperando a votacao.Minha duvida e a seguinte: quanto tempo posso aguardar para solicitar o cancelamento da carta; pois pretendo tomar qualquer decisao apos a votacao na camara?

  • Neuri Weber

    Afinal, alguém tem idéia de quando deve ser votado o fator previdenciário? Ou em que situação estão as discussões?

  • luiz renato vandresen

    gostei gostaria de tirar uma duvida estou com 48 anos e tenho 35 de contribuição, só que minhas maiores contribuição foram de 79 a 93 então fui demitido e continuei pagando autonomo mas com salario mais baixo, vai ser contabilizado estas contribuição ja que mudou a lei em 94?

  • Alberto Abdalla

    FATOR PREVIDENCIÁRIO
    Caso fosse de interesse da corja já teria sido votado.
    Se fosse ALGUM ATO ESCUSO que os brasileiros comuns não pudessem saber também seria votado. Eles sempre têm uma solução.
    Afinal eles tem os famosos Atos Secretos.
    Pobres de nós cidadãos comuns.

  • http://terra Maria de fatima

    Prezado Gilmar até onde sei voce tem 30 dias para fazer uma carta de renuncia e também não pode fazer nem um tipo de regaste por ex: no FGTS, PIS senão voce estará aderindo automaticamente o sua aposentadoria, procure
    o INSS para informações.

  • http://terra Maria de fatima

    Prezado Gilmar até onde sei voce tem 30 dias para fazer uma carta de renuncia e também não pode fazer nem um tipo de regaste por ex: no FGTS, PIS senão voce estará aderindo automaticamente o sua aposentadoria, procure
    o INSS para informações.

  • Isaildes Oliveira

    Também fiz a mesma coisa que o Gilmar, mas tenho outra dúvida: caso eu resolva me aposentar a empresa onde trabalho irá me demitir, ou posso continuar trabalhando normalmente?
    Em que implicará o meu pedido de aposentadoria junto a empresa? Como ela deve proceder?

  • LAURO SOUZA

    Gostaria de saber se estou incluído no fator previdenciário, uma vez q sou Funcionário Público Estadual, tenho 54 anos, 36 anos de contribuiçao…e ainda cumprindo mais 2 anos de pedágio para depois entrar com o pedido de aposentadoria.
    minha dúvida é se isso (fator previdenciário) vai atingir a categoria do funcionário público, sendo q no meu caso já tenho tempo de contribuiçao para a aposentadoria.
    OBS: o tempo de serviço q tenho é todo ele na função pública.
    Atenciosamente
    lauro

  • jose luiz

    tenho 34 anos e 11 meses de contribuição e 51 anos, este fator previdenciario criado pelo fhc, cujo sr lula era e foi contra, hoje assina embaixo, usou esta plataforma para enganar e surrupiar os aposentados e quem iria se aposentar, para ser eleito, e ainda fez teatrinho que alguem sem diploma universitario poder ser eleito presidente, e agora no poder, usa essa cara de pau para matar os aposentados, criou essa bolsa familia para manter sua popularidade com aqueles que não tem onde cair morto e numca contribuiram com a previdencia, e nós que contribuimos a vida inteira temos que pagar a conta, já um roubo se aposentar com 80% da media dos 36 salarios, e ainda criaram este fator, cujos deputados que aprovaram agora parece que se arrependeram, conforme ouvi a declaração de um senador.
    se não fosse o Senador Paulo Paim – lutar e defender os aposentados nada seria feito.
    O ministro da previdencia é um tremendo de um salafrario bem como aqueles que concordam que o fator previdencio é um mal necessário, já que pensam assim, os funcionários publicos e politicos e o presidente deveriam dar exemplo e usar para calculo de sua aposentadora.
    é isso pessoal

  • Cida Lima

    Fator escravidao
    Paim, pesei que vc nos libertaria…
    Nao acredito + em Paulo Paim e PT,
    Esse pais e muito engracado quem nao trabalha tem aposentaria por idade, aposentadoria rual para quem nunca pagou contribuicao, bolsa esmola gas,luz,esperto,…
    E pra quem contribui 35 e 30 anos tem o fator previdenciario, que rouba a dignidade das pessoas honestas que ralaram muito…
    Na proxima eleicao lembre-se que o ministro disse que somos (apenas sei porcento 6%) portanto,e vai nos tapear mais uma vez com 85 e 95 , na hora de votar nao esqueca que o Lula prometeu e nao cumpriu…. VOTA BRASIL

  • Cida Lima

    Rizzolo:
    Bem da forma em que está exposto a tal da “apreciação”, constituído com uma fórmula que visa enganar o aposentando, apresentando um redutor no lugar de outro, fica patente que a intenção do governo é trocar “seis por meia-dúzia”. O que alegam eles como ” viabilizar um texto” que possa ser aprovado na Casa, significa na realidade mudar o nome do fator previdenciário por uma coisa chamada “fórmula 95/85″ ou “formula 85/95 ” ou seja, acabar com redutor nunca, e mais pelo texto da notícia entende-se que ou é isso ou nada.

    O mais revoltante é que a cada dia escândalos e mais escândalos no Congresso surgem, dinheiro público desperdiçado, atos secretos visando aumento de salários, um elenco de malandragens, e quando chega a hora de se votar o fim do fator maldito, falam em ” viabilizar um texto”. Estes políticos com esta “moral ilibada” é que vão decidir o destino dos aposentados do Brasil. Estes políticos do Congresso reis dos atos secretos, é que vão resolver acabar com o fator através de uma fórmula ” seis por meia-dúzia”, ceifando o pobre dinheiro do aposentado, dinheiro este que serve para ajudar um filho desempregado, um neto abandonado, uma esposa doente.

    Ora se emprestam 10 bilhões para o FMI, e Lula ainda acha ” chique”, porque esta história de ” viabilizar um texto”, sufocando os pobres aposentados do Brasil ? Uma vergonha. Só para terminar:
    não vejo uma palavra do presidente Lula à favor do fim do fator previdenciário, ]
    ele quer sim a aprovação do “fator seis por meia -dúzia”. Falo mesmo, e não estou nem aí, como se diz na gíria. Essa é a vantagem de um Blog independente como o nosso

  • koelho

    AS ELEICÕES ESTÃO AÍ !Irei votar em jose serra ,aecio ,paulo maluf,celso pitta ,magalhães neto ou em outro candidato qualquer menos em um cara indicado por um CARA, um tal de lulinha . Este tem memoria muito curta pois
    este ficou anos e anos e anos falando a mesma coisa.Esqueceu. Tem memória curta.

  • http://nopossuo Davi Garcia

    Tenho 35 anos de contribuiçâo. Estou com 57 anos e meio. Fiz um cálculo no inss e fiquei desapontado com o valor que me forneceram para aposentadoria. Tives alguns gargalos nas contribuiçôes nos últimos anos, porém, sempre fiz contribuiçôes com rigor e valores altos para obter uma boa média. Desde o início das contribuiçôes até 2.001 nâo atrasei nada. Pelos cálculos simulados por uma pessoa em 2003 eu teria quase o teto máximo. Hoje pelos cálculos me falaram algo em torno de 1.300,00. O analista disse-me que o sistema procura pelos 80% dos melhores salários, porém, a média considera os meses que ficaram sem contribuiçâo. Fiquei sem trabalho. A dúvida é se já tinha obtido resultado nas 80 melhores contribuiçôes, porque a perda ?

  • Nelson da Silva

    Pergunto, já tenho tempo de contribuição (35 anos) e estou com 52 anos, se me aposentar agora com o fator previdenciário, posteriormente poderei solicitar correções se o fator for extinto.

  • mauricio vaz

    sou aposentado por tempo de serviço,mas continuo trabalhando em uma empresa estatal, e continuo contribuindo para a previdencia,acorre que tive um problema de saude e a empresa me mandou para o inss, tendo em vista que ultrapassou 15 dias, acontece que o perito do inss me concedeu 60 dias de atestado, mas quando levei os documentos da empresa, para a concessão do beneficio, fui informado que não tenho direito a beneficio , tendo em vista que ja sou aposentado,eu pergunto se devo contribuir qual a lei de diz isto,pois tenho que contribuir,mas não tenho direito a beneficio,isto é uma aberração.

  • JOAO

    TENHO 52 ANOS E TRABALHO DESDE DE MEUS 17 ANOS.
    GANHO O DOBRO DO TETO DO INSS E FIZ OS CALCULOS E CHEGUEI A VALOR DE R$2.004.
    ACHO INJUSTO O VALOR ACHADO, JÁ QUE A EMPRESA CONTRIBUI COM 20% DO VALOR QUE ESTOU GANHANDO E EU COM MAIS 11%.

  • EDSON LUIZ FARIAS

    GOTARIA DE SBER DE PREVIDENCIA ME DEVOLVERIA TODO O INVESTIMENTO DESSES 35 ANOS QUE PAGO SOB 10 SALARIOS MINIMOS JÁ QUE SOMOS VITIMAS DE CALCULOS QUE FORAM CRIADOS PARA LESAR O TRABALHADOR.

  • EDSON LUIZ FARIAS

    FALAR E REIVIDICAR NÃO ADIANTA MAIS VAMOS NOS ORGANIZAR NÃO SÓ OS APOSENTADOS e TODO O POVO ESSE PAIS, TEBALHADORES EM GERAL, FUNCIONALISMO PUBLICO, POLICA CIVIL, MILITAR QUE ESTÁ SENDO MORTA TODOS OS DIAS por não ter o minimo de recursos POR ESSA COJA DE BONDIDOS do governo QUE COMANDAM O PAIS O POVO MORRENDO POR FALTA DE HOPITAL E ATENDIMENTO É CRIME QUE ESTÃO COMETENDO A CADA PESSOA QUE MORRE E NADA É FEITO A MAIOR INSTITUIÇÃO DESSE PAIS ELES SUCATIARAM as nossas FORÇAS ARMADAS como puramente revanchismo após a ditadura só que eles os idealistas comunitas do passado que govrnan hoje estão matando milhões de veses mais que o governo militar isso o povo tem que saber porque vivi os dois regimes e posso falar, é hora de dar um basta não só com palavras mas agir nós temos a força e não sbemos usar.

  • http://notenho francisco martins de lima

    meu nome e francisco martins de lima. tenho hoje 39,5 anos de contribuição e 53 anos de idade. o que fazer para se aposentar ? ^eta BRASIL injusto . meu pais que não respeita seu povo . a maioria dos politicos ase aposentam em seus mandatos e eleitos por nos so para nos ferrar que apareça alguns senadores e deputados honestos que se lembre do povo para votarem emnosso favor. estou cansado, sou professor estou pedindo socorro para ter uma vida digna. quem ler esta mensagem, não vote mais em politico ganancioso que so ´pensa em si e na sua familia. que acaba com nosso dinheiro, e não deixa sobrar nada para nos trabalhadores. não votem mais nestes tipo de politico por favor.

  • http://navegoportodos Adroaldo dos santos

    trabalhei de 05/03/2003 a 20/08/2006 numa empresa que fabricava cola e adesivos p/ calçado,como manuseava solventes e acetona,e outros inflamaveis,ganhava peculosidade,isso entra no meu calculo de tempo pra aposentedoria como?

  • edvaldo costa

    Tenho 42 anos de idade, contribui quase 20 anos (desde 1990).
    Possuo deficiencia fisica na perna esquerda (poliomielite com sequelas), após trabalhar 15 anos em uma empresa, fui demitido agora 07/2009, pensei que tinha estabilidade ( tem 2000 funcionarios ) mas parece que me enganei.
    Não consigo outro emprego, será que eu posso solicitarminha aposentadoria?

  • TANIA MALAMACE

    em resposta ao colega que requereu aposentadoria e quandou recebeu a carta de concessão viu que o valor é muito baixo. Você tem 30 dias para se arrepender. É só comunicar a agência do INSS e não sacar o PIS nem o FGTS. Não pode tocar no dinheiro da aposentadoria nem do PIS nem do FGTS.

    eres

  • Lorena Ramos Camargo

    eu tenho 18 anos de INSS pago, quado me casei passei a usar o mesmo cpf do meu esposo nós tinhamos um escritorio despachante durante 20 anos que eu cuidava,era pago INSS no nome dele mas tinhamos o mesmo cpf, esses anos pagos INSS paga da firma contam para mim me aposentar.

  • LUCIO G. SERRANO

    Trabalhei 25 anos, registrado em metalúrgicas, mas na área administrativa, perdi meu emprego em 1994, fui trabalhar como contabilista liberal, (sem registro de autônomo)por 6 meses.Depois, comprei um caminhão, trabalhando como autônomo por 7 meses, mas só me cadastrei no INSS em 04/1996.A transportadora onde trabalhei me forneceu uma declaração dos meses que trabalhei lá, e recolhi em 2.008 esse período de 13 meses atrasados com cálculo do INSS e já consta no CNIS, e o INSS agora não quer considear esse meu recolhimento que foi aceito e pago e consta no CNIS. Como posso resolver esse problema?

  • luiz carlos da costa

    tenho 52 anos de idade 35 anos de contribuiçao pago sobre 4 salarios minimos o que devo fazer tenho pressao alta diabete tenho uma kombi de carreto nao consigo trabalhar direito quem eu devo recorrer alguem me ajuda 01199696956 luiz carlos

  • Tania Malamace

    Em resposta a Luiz Carlos da Costa

    Se você está doente, deve procurar um médico e depois ligar para 135. Entra em auxílio doença. Leve todos os exames, vá a clínico geral, a cardiologista etc. SE você está doente, o INSS tem que te auxiliar. Nao deixe de pagar o INSS para não perder a qualidde de segurado. Se a perícia for negativa, ingressar com açao nao Juizado Especial Federal (ações até 60 SM) e requeira a implantaçao do benefício. Lá o Juiz vai determinar que o perito judicial faça a perícia em você. Tem que ter paciência, pois voce só conseguirá se aposentar por tempo de contribuição aos 53 anos. condição e

  • Maria Helena Prates

    Esses politicos desocupados só pensam neles , a classe trabalhadora que vai a urna para coloca-los no poder não tem valor algum a não ser o voto.O projeto para acabar o fator previdenciario corre o risco de não ser aprovado.Pessoal vamos ficar de olho nesses políticos corruptos e fazer com que ele nunca mais retorne ao plenário.Que o senhor nos ilumine e ajude esses deputados a acabar com esse fator previdenciario.

  • Leonaldo Tardelli

    ESTE FATOR PREVIDENCIARIO é de fato um roubo e um crime contra os trabalhadores de nosso país que se aposentaram e os que estão em vias de se aposentar. Na hora de contribuir o trabalhador tem que contribuir direitinho e na hora da aposentadoria esse fator previdenciario cruel, rouba 30% do que os aposentados recebem. Está na hora de acabar com isto e apoiar os políticos que querem e trabalham para acabar com este nefasto FATOR PREDIDENCIARIO. Voce também pode ajudar escrevendo para os partidos e políticos. Não queremos nada de mais só justiça. Aliás, não devemos de esquecer dos políticos desgraçados que nos impuseram esta fator, como o Fernando Herique Cardodo, esse monstro da Globalização!!!

  • luiz carlos da costa

    DR PAULO PAIM E PL PARABENS PELO SEU CARATER E LUTA A FAVOR DE QUEM COMEÇOU A TRABALHAR COM 14 ANOS DE IDADE COMO EU HJ COM 53 E 35 DE CONTRIBUIÇAO NAO CONSIGO ENCONTRAR EMPREGO TENHO UMA KOMBI DE CARRETO HJ VENHO ME ARRASTANDO PRA PAGAR EM DIA O INSS PELO QUE EU TENHO LIDO SUA LEI E A MELHOR QUE VAI DAR DIGNIDADE A MILHOES DE BRASILEIROS QUE TANTO TRABALHOU SO ESPERO QUE NAO SE APLIQUE O FATOR 85/95 QUE PIOR QUE FATOR PREVIDENCIARIO NAO SE ESQUEÇAM QUE TRABALHADOR E APOSENTADOS ESTAO UNIDOS NA HORA DE VOTAR O PL PROPOE AINDA COMO ALTERNATIVA AO FATOR PREVIDENCIARIO UMA FORMULA QUE DEFINE QUE O VALOR DA APOSENTADORIA SERA A MEDIA DOS ULTIMOS 36 SALARIOS DO SEGURADO PERCEBIDOS EM PERIODO QUE NAO ULTRAPASSE OS ULTIMOS 48 MESES AI SIM DR PAIM E UMA ALTERNATIVA PARA MILHOES E MILHOES DE CONTRIBUINTES QUE PAGA O MINIMO PASSARAM A PAGAR MAIS AI SIM SERA UM ISENTIVO A TODOS

    ademir gerber em 20/setembro/2009 as 3:10

  • http://ivete_rocha@hotmail.com Liduina Maria da Rocha

    me aposentei recente posso dessistir?

  • Gervasio Barretto

    Sr. Diretor,

    Peço orientações sobre aguardar o fim do fator previdenciário, estou com 54 anos e 35 de INSS, portando 89 anos. Acabei de completar 35 de trabalho, aí incluso 05 meses do tiro de guerra. Corri para o INSS para me aposentar e para minha supresa os 5 meses de tiro de guerra viraram apenas 1 mês, o que adiou a minha aposentadoria para janeiro de 2010. Vou requerer em janeiro, não tenho como aguardar o fim do fator previdenciário, com a introdução dos 95 anos. Terei prejuízo em me aposentar agora em janeiro em relação a me aposentar em março de 2010, com o fim do FP.
    Grato,
    Gervasio

  • Antonio F. Ribas

    estou com 54 anos de idade e 35 anos de contribuição, só estou aguardando ver se o congresso vota o fim do Fator Previdênciário para requerer a aposentadoria: Alguem poderia me dizer se ainda este ano será votado o fim deste maldito fator ou o safado do lula e seus comparças estão esperando chegar mais perto das eleições de 2010.

  • CLAUDIO UCHOA

    TENHO 51 ANOS E 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, NAO VO ESPERAR NADA MAIS, VOU ENTRAR COM MINHA APOSENTADORIA. NAO TENHO DUVIDAS QUE VAI SER PIOR DO QUE JA ESTA( FATOR PREVIDENCIARIO) .CUIDADO PESSOAL.

  • antonio luiz teixeira RJ

    É assim que se faz o crescimento do BRASIL, valorizando não só as obras mais quem as faz.
    Vou seguir o conselho do deputado Paim: pedir a minha aposentadoria só em fevereiro, mesmo já tendo direito em novembro de 2009.Espero que o FATOR PREVIDENCIARIO acabe com o absurdo previdenciário.
    A Previdência Social arrecada muito, é necessário cobrar mais dos órgãos ligados a fiscalização, combater as fraudes, executar uma gestão eficaz em prol da sociedade,banir funcionários que não são comprometidos com a instituição que tem grande importância para a nação.
    ANTONIO LUIZ TEIXEIRA .RJ
    luizteixeira1|@uol.com.br

  • antonio luiz teixeira

    É assim que se faz o crescimento do BRASIL, valorizando não só as obras mais quem as faz.
    Vou seguir o conselho do deputado Paim: pedir a minha aposentadoria só em fevereiro, mesmo já tendo direito em novembro de 2009.Espero que o FATOR PREVIDENCIARIO acabe com o absurdo previdenciário.
    A Previdência Social arrecada muito, é necessário cobrar mais dos órgãos ligados a fiscalização, combater as fraudes, executar uma gestão eficaz em prol da sociedade,banir funcionários que não são comprometidos com a instituição que tem grande importância para a nação.
    ANTONIO LUIZ TEIXEIRA .RJ
    luizteixeira1|@uol.com.br

  • Arcelino Martins Braga Filho

    Gostaria de saber se eu me aposentar agora e estando trabalhando, quando a empresa me dispensar, eu perco o direito dos 40% da multa rescisória?.

  • Vidal Machado

    Tenho 51 anos, fui trabalhador rural até os 19 anos, (com que idade começa a contagem rural. É certo que é apartir dos 12 anos?)Contribuo para o INSS a 32 anos. Contando com o tempo rural e urbanoi posso me aposentar já.

  • Angela

    Boa tarde!

    Fazem 2 anos que me aposentei,no meu caso terei algum beneficio com o fator previdenciario?

  • Maria do carmo pucci cizoto

    Gostaria de saber se realmente o fator previdenciário sera aprovado esse ano e quem se aposentou em 07.2009 perdera esse beneficio?
    obrigada

  • CARLOS

    APOSENTEI EM 2006 COM 55 ANOS E TRINA SETE DE CONTRIBUIÇAO,SE FOR EXTINTO FATOR MEU BENEFICIO SERA CORRIGIDO AUTOMATICAMENTE.cARLOS

  • fram

    Olá, minha mãe tem 56 anos de idade, e 27 anos de contribuição. Como éla está com vários problemas de saúde quero tentar a aposentadoria proporcional “pois ela sempre contribuiu para um salario minimo ,creio, que o proporcional seria o ideal” tentei a contagem de tempo junto ao INSS e me disseram do pedagio, mas esse pedágio é a unica coisa que impede que ela se apossente. gostaria de saber se existe uma outra forma se requerer essa aposentadoria??

  • http://delcintrindade@hotmail.com dercio francisco trindade

    ola gostaria de saber se poso aposentar por tempo de serviço trabalhei na roça de 1970 ate 1986 agora trabalho de carteira assinada posso pegar esses anos para me aposentar hoje.

  • LUCIA

    SOU APOSENTADA DESDE 2007 VAI MUDAR ALGUMA COISA NA MINHA APOSENTADORIA COM O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO?.

  • Sergio

    Gostria de saber,tenho 51 anos de idade e 37 anos de contribuição, caso o projeto fator 85/95 seja aprovado, quanto tempo falta para eu me aposentar ?

  • CELSO AUGUSTO CECCATTO

    É uma vergonha este país onde imperam as maracutaidas dos políticos vagabundos inclusive do pilantra do presidente Lula que não tem se manifestado e só passa o tempo gastando o nosso dinheiro com viagens para todos os cantos do mundo.Lula o maoir vagabundo deste país , safado e sem vergonha e toda a turma do PT, PSDB. Alguém teria que tomar uma providência e começar a matar um a um esta cambada de vagabundos ordinários que só sabem encher os bolsos. Mas nas próximas eleições teremos que dar o troco para essa corja e todos deveremos anular o voto para que eles começem a sentir a força do povo.MORTE AO LULA E TODOS ESSE VAGABUNDOS.

  • marci

    Me aposentei para a minha surpresa, veio defasado em 0,52% de desconto eu que pagava por 3 minimos, não vou ganhar nem 2. Ate o momento nao fui receber, o sr,. poderia me ajudar? Quanto tempo eu posso ficar sem ir receber o 1º pagto, e o qe eu poso fazer para deseistir da aposetadoria, pois comecei a trabalhar registrada com 15 anos e neste ano se completaram 30 anos 6 meses e todos eles como telefonista. Espero ansiosamente pela sua resposta. Me ajude por favor

  • marcia

    Me aposentei para a minha surpresa, veio defasado em 0,52% de desconto eu que pagava por 3 minimos, não vou ganhar nem 2. Ate o momento nao fui receber, o sr,. poderia me ajudar? Quanto tempo eu posso ficar sem ir receber o 1º pagto, e o qe eu poso fazer para deseistir da aposetadoria, pois comecei a trabalhar registrada com 15 anos e neste ano se completaram 30 anos 6 meses e todos eles como telefonista. Espero ansiosamente pela sua resposta. Me ajude por favor

  • VALDEMAR

    Tenho 53 anos, 35 anos de contribuição, o que seria mais interessante, solicitar a aposentadoria dentro das regras atuais ou aguardar uma possivel mudança em relação ao fator previdenciário.

  • DIVINO VELY DE OLIVEIRA

    Tenho 55 anos e 25.5 de contribuição. Teve periodo sem recolhimentos. Tive uma averbação de trabalhador rural de 1968 a 1976, recolhí de 1979 á 1987, fiquei sem recolhimento de 1987 a 2001, quando iniciei os novos recolhimentos, encerrei a inscrição antiga e fiz nova inscrição a qual estou recolhendo como contbilista até hoje sobre o TETO máximo. Neste periodo tive duas profissão(empregador rural e Técnico em contabilidade). Posso recolher o intervalo de 1987 a 1994, no valor mínimo como empregador rural?, ou como contabilista? caso afirmativo, depende de autorização do INSS?

  • LUSIA

    É TRISTE VERIFICAR QUE PARA OS QUE ESTÃO NO PODER, TODOS OS PODERES, O TRABALHADOR VALE MENOS DO QUE QUALQUER TIPO DE CRIMINOSO, PORQUE, PARA O BANDIDO, A LEI JAMAIS PODE RETROCEDER PARA PREJUDICAR, MAS… PARA O TRABALHADOR, O GOVERNO SEMPRE DÁ UM JEITO PARA A SITUAÇÃO FICAR AINDA PIOR. A PIADA É QUE O LULA É DO “PARTIDO DOS TRABALHADORES”. O POUCO QUE ELE FAZ PARA OS “MUITO POBRES” É TIRANDO DOS “MENOS POBRES”.
    ELE FALOU NA TELEVISÃO QUE NÃO SE MUDA AS REGRAS NO MEIO DO JOGO, MAS FOI JUSTAMENTE O QUE ELE FEZ COM MUITOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, CUJA GRANDE MAIORIA SOFRE INJUSTIÇA SENDO MAL FALADOS POR CONTA DE UNS POUCOS QUE PODERIAM BEM ESTAR NA CARREIRA POLÍTICA. JÁ CONTRIBUÍ POR MAIS DE 31 ANOS, TENHO QUASE 12 DE FUNCIONALISMO PÚBLICO MUITO BEM TRABALHADOS, MAS PORQUE TENHO 49 ANOS SE ME APOSENTAR TEREI UMA REDUÇÃO DE QUASE 40% NO SALÁRIO. COMO PODE MUDAR AS REGRAS NO FINAL DO JOGO ???

  • MariaAbgail

    eu tenho 23 anos de serviço em regime celetista, posso aposentar com 25 anos de serviço, e 55 anos de idade.

    Maria Abgair

  • Daubernai

    Estou recebendo o seguro desemprego, se eu pagar no código 1406 facultativo eu perco o seguro desemprego? ou seja será cancelado?

  • terezinha de jesus mendes cristianismo

    um
    apozentado tem dever de dar
    pensao para os eus filho eu tem uma denuçia afazer
    o pai dos meus filhos não da mais nada para os filho
    dele gasta tudo com prostituição oque eu devo fazer

  • Clara

    Tenho 31 anos de contribuição e 53 anos de idade. Quero pedir minha aposentadoria mas não sei se esse é o momento certo, devido as possíveis mudanças relativas ao fator previdenciário. Caso haja mudanças serei prejudicada se me aposentar agora? Terei que procurar a justiça para conseguir os mesmos direitos que porventura venham beneficiar os futuros aposentados? Será que haverá alguma mudança ainda este ano?

  • Luciano

    Oi,tenho 53 anos e 33 de contribuiçao trabalhei por 17 anos com periculosidade, ha 3 anos dei entrada no pedido de aposentadoria usando o tempo de especial mas, foi negado recorri e negaram denovo em fevereiro 2008. Outros dois amigos que trabalhavam comigo conseguiram, nao sei como proceder: se espero o resto do tempo e contribuo com valor maior para melhorar o benefico ou se apelo judicialmente para receber o retroativo a 2007. Agradeço muito sua orientação.

  • http://www.bol.com.br RENALDO SANTOS DA SILVA

    BOM DIA,TENHO 48 ANOS, 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO,DENTRO DESDES 7 ANOS DE POLICIAL MILITAR E 06 ANOS NO EXÉRCITO,TENHO DIREITO Á PERICULOSIDADE?
    E A SOMA DESDES FECHARIA 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO?
    PODERIA EU PEDIR AP0SENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO?
    NO MEU VÊR É VANTAGEM EU APOSENTAR-ME AGORA DO QUE TRABALHAR MAIS 7 ANOS, SE O FATOR PREVIDENCIARIO SER VOTADO.
    PERGUNTO JÁ FOI VOTADO OU NÃO??
    OBRIGADO.
    RENALDO SANTOS DA SIVA
    TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
    PORTO ALEGRE-RS

  • TANIA MALAMACE

    Em resposta ao consulente LUCIANO.

    Sugiro ingressar com ação na Justiça Federal. O tempo que você trabalhou em atividade especial conta, a cada ano trabalhado, são 4 meses de acréscimo. É bom você verificar o formulário que a empresa te forneceu (SB-40 OU PPP).

    As suas carteiras profissionais estão intactas? O INSS analisa tudo,não pode existir rasura. Se for o seu caso,junte a cópia da RAIS ou dos recolhimmentos do FGTS (faz prova de vínculo empregatício), você consegue no Ministério do Trabalho e Emprego.
    Você tem que retornar ao INSS e descobrir o por quê da demora ous e foi recusado, daí você ingressa em juízo com o protocolo de 3 anos atrás e recebe tudo retroativo, se for de direito.
    Boa sorte!

  • Fátima

    TEnho uma conhecida que se aposentou em 1992. Naquela oportunidade tinha vínculo com dois empregos, privados, cada um descontando o respectivo valor do inss. Porém, na concessão do benefício uma das fontes foi excluida. Há algo que se pode fazer ou para reconsiderar ou para devolver o valor pago?

  • Lucia Helena

    minha mae tem artrose nos joelhos e tem 4 anos de INSS quero saber se ela pode se aposentar com 64 anos de idade.

  • Antonio

    Eu, e como a maioria dos trabalhadores brasileiros, achamos esse fator previdenciário um absurdo, já que completamos os 35 anos de contribuição, infelizmente o governo so pensa nele, enquanto os trabalhadores que mantem este país de pé, são prejudicados, pagamos INSS por 35 anos, mas se dependermos de médicos do INSS, agente morre antes do tempo, porque a saúde pública está uma calamidade, uma falta de respeito com o ser humano, e ainda na hora de se aposentar tem que esperar, ficar um lixo para depois poder se aposentar. Tenho 35 anos de contribuição e 52 anos e meio de idade, não posso me aposentar sem sofrer descontos, como se os 35 anos não fosse o suficiente, Abusurdo, fica aqui o meu protesto.

  • Erasmo O. Rocha

    Sou aposentado por tempo reduzido (aposentadoria especial),gostaria de saber se posso continuar trabalhando na mesma empresa com cateira assinada?. Gostaria de saber se corro o risco de ter a minha Aposentadoria suspensa ou cancelada pelo INSS.

  • Maria Cecilia

    Gostaria de saber se tem alguma pessoa que tenha entrado na justiça Federal, contra o fator previdenciário e que tenha ganho a causa?
    Como Por exemplo O inss só reconheceu o tempo de 82 até 05/03/97 como especial e o restante do tempo em comum. esse tempo não teria que ser reconhecido até hoje como tempo especial? para não incidir o fator?
    Acho um absurdo,paguei o teto e hoje o valor da aposentadoria uma merreca
    isso é propaganda enganosa você paga o teto e não leva e os direitos adquiridos aonde estão?
    Posso entrar na justiça?

  • NEIDE ALVA

    URGENTE!
    GOSTARIA DE UMA RESPOSTA,ME APOSENTEI EM 2008 E FUI PREJUDICADA COM O FATOR PREVIDENCIARIO, PERDI QUASE 70% DO VALOR INTEGRAL DO BENEFICIO.CONSIDERANDO QUE O FATOR PREVIDENCIARIOA SERÁ EXTINTO,O QUE DEVO FAZER PARA BUSCAR A MINHA DIFERENÇA NO VALOR DO BENEFICIO. MI8NHA APOSENTADORIA FOI POR TEMPO DE SERVIÇO.

  • http://orkut sergio olimpio

    meu pai tem 31 anos de cotribuição e 56 anos ele já pode se aposetar???

  • http://omesmo Nilcimar Piedade de Souza

    Já votou-se as novas regras para a aposentadoria dos professores? Preciso de notícias de maio de 2010, pois já tenho 25 anos de sala de aula da ed. infantil e ensino fundamental.Dê – me notícias. Obrigada,
    Nilcimar

  • Daniela

    O fator previdenciário acomete aos cálculos de pensão por morte de conjugue? Como deveria ser feito este cálculo sobre o contribuinte falecido desde 1996, que contribuia para previdência sobre 10 salários mínimos conforme renda? Obrigada.

  • ana leoni schoeffel

    eu tenho 44 anos e 30 anos de trabalho ja posso me aposentar pois estou cansada gostaria agora de viver minha vida que deixei para traz aos 12 anos sai para trabalhar como empregada domestica pois nao gostava de trabalhar na lavoura e assin estou trabalhando ate hoje . por isso gostaria de saber ja posso me aposentar ? muito obrigada !

  • Arlindo

    Bom dia,
    Tenho 50 anos e 35 anos de contribuição.
    Porém, meu salário em carteira sempre foi
    muito baixo e gostaria de saber o seguinte:

    - Se eu continuar a trabalhar registrado e ao mesmo tempo pagar contribuições através de carnê ao INSS por mais três anos, consiguirei aumentar o valor da minha aposentadoria?

    É permido fazer isso?

    Grato!

  • Denise

    Tenho 50 anos, trabalhei em uma escola com carteira assinada de 1987 até 1993, atualmente procurei saber se a contribuição previdenciária era repassada e fui informada que existe vinculo mas não consta recolhimento. Fiquei um periodo sem trabalhar e sem contribuir, voltei a trabalhar no ano de 2001 e continuo no mesmo emprego até hoje.
    1º Como devo proceder para comprovar junto ao INSS as contribuições do 1º emprego. Levo a carteira de trabalho e a Rescissão de Contrato?
    2ª Existe a possibilidade de requerer aposentadoria?
    Aguardo resposta em breve.
    Grata.

  • carlos alberto straatmann

    decarlos alberto straatmann
    paraPPAIM@senado.gov.br,
    gabinete@planalto.gov.br
    data21 de junho de 2010 22:21
    assuntoFator Previdenciario
    enviado porig.com.br
    ocultar detalhes 21 jun (2 dias atrás)

    Companheiro Lula,

    Que vergonha, que absurdo!!!

    TETO MAXIMO R$ 3.416,54
    FATOR PREVIDENCIARIO 0,647
    VALOR DO BENEFICIO $ 1.090,00

    Depois de 35 anos de recolhimento (Investindo na previdencia e no Brasil) sendo 15 anos de CLT, 20 anos como autonomo dos quais os ultimos 4 anos recolhimento sobre o teto maximo. Cadê o sindicalista. A diferença destes valores foi parar aonde? Isto é uma vergonha. Nossa resposta será nesta eleição! PT JAMAIS!!!!

    Carlos

  • carlos alberto straatmann

    Gostaria de saber se posso pedir restituição total dos valores pagos ao inss durante os 35 anos de recolhimento? No aguardo.

    carlos

  • http://omesmo martha

    gostaria de saber o seguinte:
    tenho 48 anos de idade e no momento 32 de contribuiçao. Porem,desses 32anos, tenho 12 anos de trabalho na area da saude que envolve insalubridade. Isso com certeza dará no mimino mais dois anos, espero.
    Eis a questao: Como os donos do nosso misero salario nao querem nos devolver integralmente os nossos direitos pergunto: Posso receber de volta tudo o que já contribui corrigido naturalmente nos valores de uma aplicaçao de previdencia privada, para que possa entao dar inicio a um novo plano de aposentadoria com meus direitos assegurados. aguardo resposta.

  • http://google JOSE CAETANO

    Tenho 49 anos e 33 anos de contibuição, sou portador do HIV e hepatite C, posso preitear minha aposentadoria a partir de agora??será levado em conta a prespecitiva de vida (que deve ser menor)

  • Ruan Darchir

    Por gentileza, me ajudem e com certa urgência via e-mail (ruan-s@ig.com.br):-

    a)Atrasei muito os carnês de contribuição ao INSS como empregador, por problemas financeiros e doença. Se pagar todos os atrasados, já ultrapasso em contribuição (38) e por idade (60). Pergunto se compensa pagar os atrasados, bem antigos, com juros, multas e acréscimos, ou pagar apenas as contribuições recentes e retroativos a completar o tempo de contribuição.
    b) Recolhia na época sobre 06 salários de beneficio, posso pagar os atrasados (07 anos) sobre 01 salário, e a partir de 2008 voltar a recolher sobre 06 salários como antes?

  • jaqueline

    pra mim e para muitos é uma vergonha este tal fator previdenciario, pois não são todos que tem uma capacidade fisica para trabalhar até ficar com um pe na cova, pra que o governo não precise pagar uma aposentadoria por muito tempo, quero saber como fica as pessoas com problemas de saude que se arrastam pelo menos para completar o tempo de contribuição?, nao é justo pois se a pessoa cumpriu seus 30 ou 35 anos de contribuição tem o direito de receber o justo que pagou pelo seu trabalho, é so diminuir um pouco as rendas dos politicos.

  • Gaspar_522

    Gostaria de saber sobre a lei que pode aposentar senhoras do lar que não tiveram contribuição o suficiente para aposentar-se ? E verdade que existe ou não procede esta informação ?

  • renata idalina cintra

    gostaria de saber se eu sou obrigada a aderi a previdência privada pois meu a cidade q morro esta querendo aderi essa previdencia mais os funcionario publico em geral não a eita e nos funcionario não tem como evitar essa desgraça no nosso municipio pois funcionario ar nos ameaçado falado q se nois não aceitar eles pode demitir funcionario publico mande por favor uma responta urgente obrigado pela pessoa e mim ajuda

  • Renata idalina cintra

    faço o meu repasse para o INSS pois querem aderin essa previndecia privada aqui na minha cidade sou obrigada a aderi se alguma pessoa q le e quera min ajuda mande para mi a lei q diz q nao sou obrigada a aderi essa lei

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Isso não existe. E não existe uma lei que diz que não é obrigado. Faça o seguinte: peça para mostrarem a lei que obriga essa adesão. Inverta as coisas.

      Abraço e boa sorte!

  • wanderlei

    gostaria de saber se com 35 anos de contribuição,mais 53 de idade ,tenho direto de uma aposentadoria ,que o governo estipulou tres mil o novo salário do aposentado . l