DAY TRADE É UMA BOA ESTRATÉGIA PARA INICIANTES?

DAY TRADE É UMA BOA ESTRATÉGIA PARA INICIANTES?

O Day Trade é uma estratégia de compra e venda de ações dentro do mesmo dia. Apesar de parecer interessante, esta tática tem algumas implicações, que explicamos em detalhes neste post.

Este post foi feito em resposta ao leitor Sérgio, que nos enviou a seguinte pergunta:

Day trade consiste em uma operação iniciada e encerrada no mesmo dia (compra e venda ou venda e compra). O intuito desta estratégia é aproveitar a grande volatilidade presente no mercado de ações. Nessa operação os riscos são menores (não existência de gaps de abertura e stop mais curto) e há maior potencial de retorno (possibilidade de alavancagem sem juros e independência em relação à tendência).

Alguém que nunca teve um contato direto com operações de compra e venda de ações, poderá, através de livros se dar bem neste ramo? Ou só com prática e experiência que o lucro aparecerá?

Sérgio, de fato o Day Trade é uma estratégia que se beneficia da volatilidade do mercado, com grande potencial de retorno. No entanto, a coisa não é tão simples como parece…

O que é day trade?

As leis de análise técnica do mercado funcionam igualmente para, por exemplo, análise diária ou daytrade. O que muda é apenas a janela de tempo que estamos analisando. Sendo assim, para quem tem pouca experiência, é muito mais difícil analisar rapidamente o que pode acontecer nos próximos 15 minutos, do que nos próximos 5 dias. Isso eu falo por experiência própria!

É importante dizer que isso vale apenas para ativos com grande liquidez, ou seja, que têm um volume de negócios muito grande, como as blue chips (ações de primeira linha). Para small caps, a estratégia de Day Trade não deve nem ser considerada…

Tributação

Operações de Day Trade ainda sofrem com algumas outras implicações práticas… a alíquota do incidente do imposto de renda é sempre de 20% (sobre os ganhos) sobre QUALQUER VALOR GANHO. O recolhimento deve ser feito mensalmente. Para operações à vista existe uma faixa de isenção, para os investidores que vendem menos de R$20.000,00 dentro do mês, e ainda podem compensar os ganhos de um mês com as perdas do outro.

Quem deve operar day trade?

Por estes motivos, o Day Trade é uma técnica utilizada por investidores mais experientes, que também são capazes de perceber movimentos no mercado como mudança repentina nas compras ou vendas de algum ativo, atividade excessiva de alguma corretora em específico, além de outros movimentos sensíveis que podem indicar a atuação de insiders – investidores com informações privilegiadas.

Estratégia

É importante, antes de tentar entender como funciona o day trade, tentar estabelecer um prazo para os seus investimentos (curto ou longo prazo) e, apenas depois disso, escolher uma estratégia (e olha que existem milhares delas!).

Para investimento de longo prazo, você tem duas opções interessantes. A primeira delas seria contratar algum fundo ou clube de investimento que seja capaz de administrar as suas ações – realizando compras e vendas de modo a maximizar os seus ganhos ao longo do tempo. A segunda, seria comprar diretamente ações que – por algum motivo – você acredite que irão se valorizar ao longo do tempo. Neste último caso, uma análise fundamentalista é essencial para ajudar na decisão da compra. Mas para longo prazo, riscos como o aparecimento de gaps não são significativos, pois a tendência é que eles sempre sejam fechados depois de algum tempo

Já se você acha que pode obter uma renda melhor, comercializando ações no curto prazo, seguem algumas dicas para começar:

  • Escolha uma estratégia e tenha muita, mas muita, disciplina e paciência;
  • SEMPRE utilize o artifício do “stop”;
  • NUNCA confie na sua intuição… tenha motivos técnicos e justificativas palpáveis para comprar algum papel. Busque discutir com terceiros (consultores ou amigos) as suas análises, pois é muito comum deixar passar algum indicador;
  • Não vá com muita sede ao pote. Especialistas sugerem que nunca devemos comprometer mais de 2% do nosso capital em uma única operação. A idéia é sempre perder pouquinho, para, quando acertarmos, ganhar bastante!
  • Busque informar-se bastante sobre as diversas estratégias existentes (como você mesmo sugeriu, livros são ótimas opções. );

Em alguns posts passados nós já demos algumas dicas sobre como se comportar no mercado de ações. Confira, por exemplo, os Sete Pecados Capitais em Investimentos.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!