CRIANÇAS E DINHEIRO

Ensinar as crianças a lidar com o dinheiro é importante, apesar de não ser uma tarefa fácil. Se você abordá-las de uma forma equivocada ou antes do tempo, pode até ser prejudicial. Mas existem algumas dicas para colocar esses ensinamentos em prática desde pequenos até chegar à adolescência.

Já escrevemos alguns artigos sobre o assunto com temas mais específicos, como dar mesada e ensinar a poupar ou como garantir o futuro dos seus filhos, através da segurança financeira e acompanhamento dos estudos das crianças. Entretanto, o intuito deste artigo é dar uma visão geral sobre o tema, mostrando as principais coisas que você deve saber sobre como lidar com seus filhos sobre o dinheiro. Assim sendo, confiram abaixo as principais dicas sobre o assunto.

Ao ensinar as crianças sobre dinheiro, quanto mais cedo, melhor

Muitas vezes, crianças já grandinhas e até mesmo adolescentes gastam como se vocês tivessem um “pé-de-dinheiro” em casa. É importante saber que dinheiro não dá em árvores e essa lição ajuda a ensiná-los a tratar o dinheiro com responsabilidade.

Muito antes que a maioria das crianças aprendam a somar ou subtrair, elas estão cientes do conceito do dinheiro. Qualquer menino de 4 anos sabe de onde seus pais conseguem dinheiro: do caixa eletrônico, obviamente. Portanto, entender que os pais precisam trabalhar para ganhar dinheiro requer mais maturidade, mesmo que o processo de aprendizagem tenha alguns truques.

Por exemplo, uma vez que a criança entendeu que seu pai trabalha para ganhar a vida, ela pergunta: “Como foi o trabalho hoje?” “Legal”, responde o pai. A criança então pergunta: “Você ganhou dinheiro?”.

O importante, nesse primeiro momento é passar a idéia de que dinheiro não cresce em árvores. Entender que ele chega quinzenalmente ou mensalmente é outra história.

Uma vez entendido como o dinheiro funciona, as crianças geralmente demonstram um conservadorismo instintivo

Assim que eles aprendem que podem comprar as coisas que querem com dinheiro (balas, brinquedos ou figurinhas, por exemplo), muitos garotos começarão a juntar cada moeda que encontrarem pela frente. A forma como essa compulsão é canalizada pode determinar que tipo de gerente financeiro seu filho será quando adulto.

É importante estar atento a isso, pois o ato de poupar dinheiro para adquirir algo é muito válido, mas não pode ser tornar uma obssessão.

Se você começar tarde, a compreensão fica mais difícil

Como falado anteriormente, é importante trabalhar o lado financeiro com as crianças desde cedo, pois uma vez adolescentes, eles ficarão menos propícios a prestar atenção nos seus sábios conselhos. Além disso, eles estarão ocupados fazendo outras coisas, como, por exemplo, gastando dinheiro.

A prática é uma ferramenta de ensino eficiente

Quando jovens, dar a eles uma quantidade razoável de dinheiro pode ajudá-los a se preparar para o dia em que esses números forem bem maiores. Isso nos remete à famosa mesada.

Além disso, contas no banco, cartões de crédito e dívidas são experiências tão valiosas para a vida escolar quanto livros e festas. Ensinar jovens sobre operações bancárias e crédito os tornará mais experientes e habilidosos quando eles forem independentes.

Outro ponto muito importante – porém muito pouco utilizado aqui no Brasil – é o contato com o mercado financeiro. Seja através de investimentos em produtos bancários (não apenas a poupança) ou até mesmo diretamente no mercado de ações. E utilizando dinheiro de verdade (mesmo que numa pequena quantidade). Só aprendemos de verdade quando colocamos em prática os ensinamentos e também errando. Saiba que errar também faz parte do processo de aprendizado.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!