DICAS PARA COMPRAR MATERIAL ESCOLAR

3 Flares Facebook 1 Twitter 1 Google+ 1 3 Flares ×

No artigo sobre o que fazer com o 13º salário, sugerimos que uma parte fosse separada para os gastos de janeiro, tais como férias, matrícula, mensalidade e o famoso material escolar. Janeiro costuma ser um dos melhores meses para as crianças, mas um dos piores meses – financeiramente falando – para os pais.

O mercado, aproveitando-se da alta demanda, cobra preços elevados por esses produtos nessa época do ano. Portanto, dificilmente será possível comprar material por preços baixos, mas existem dicas para encontrar os melhores preços disponíveis no mercado.

Reaproveite o material do semestre anterior

Antes de começar a comprar, verifique o que pode ser reaproveitado do semestre anterior. Muitas vezes, produtos como lápis, estojo, tesoura ou cola podem ser reutilizados pelos seus filhos. Feito isso, tente definir quais são os materiais básicos e realmente essenciais para ser comprados desde o início do ano. Geralmente os preços tendem a cair no período após a volta às aulas. Esse seria o momento para comprar o restante.

Faça uma pesquisa de preços

Ainda antes de ir às compras, faça uma pesquisa de preços em alguns estabelecimentos locais e também pela internet, em lojas online como Submarino ou Americanas, por exemplo. A compra é segura e elas oferecem preços competitivos. A desvantagem é o tempo de entrega.

Atente-se também para a diferença de preços entre marcas, pois nem sempre a marca mais cara é a melhor. Em contrapartida, uma marca muito barata pode sair cara no final das contas, se o produto não tiver qualidade.

Faça compras em conjunto com outros pais

Tomada todas essas precauções, vamos às compras. Existem também várias dicas que podem ajudar nesse momento. Comprar em conjunto é uma delas. Procure juntar duas, três ou mais famílias para comprarem juntos. Como o valor total será alto, é possível negociar descontos consideráveis.

Outra dica financeiramente interessante (porém psicologicamente difícil) é tentar não levar os filhos para comprar. Ou pelo menos administrar bem os pedidos deles. Eles geralmente optam pelos produtos da “moda”, com fotos de personalidades do momento ou personagens dos desenhos. E esses produtos certamente serão os mais caros.

Peça desconto na hora de pagar

Finalmente, é chegado o momento do pagamento. Não tenha vergonha de pedir desconto. Se o valor for alto, peça um abatimento. Se tiver condições de pagar à vista (dinheiro ou cheque), o estabelecimento poderá te conceder um desconto considerável. Mesmo que você não tenha condições de pagar à vista, negocie o pagamento à vista e, no final, ofereça o pagamento a prazo. Muitas vezes funciona.

Fique, porém, muito atento às compras no cartão de crédito ou utilização do cheque especial. No caso de não ser possível honrar seus compromissos de pagamento, os juros aplicados por essas modalidades de crédito são exorbitantes, e certamente colocarão a perder todo seu esforço para economizar nas compras dos material escolar do seu filho.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • ana paula

    ♥olá tenho 10 anos;♥
    gostaria de saber qual é o melhor persongem(hello kitty,barbie,polly,pucca,minei etc…)
    para meu material!
    (fichario,caneta,lapis,apontador,borracha,e agenda)
    enfim material!
    bigado!

    • Alexsander Cajaiba

      pra mim eu nao sou mulher mas se fosse comprar meninas de 10 anos e uma fase que ja ta chegando a adolescensia eu te recomendaria a Barbie é mas pra manina que ja ta chegando a adolescencia

  • http://luan_bblindo_garotoboy@hotmail.com luan

    sobre materiais escolares onde sao encontrados os menores preços.

    • Alexsander Cajaiba

      na minha ksa

  • http://ntANHO olivi daniela da silva fonseca

    keria um potfolios da heloy kityy

    • Alexsander Cajaiba

      compra eu nao sou papai noel

  • juliana barbosa

    odeio esses bando de filho da puta

  • ANA PAULA ZINN

    E ONDE EU AJO CADERNO COM PREÇO PEQUENO EU PRECISO MUITO
    AS LOJAS NÃO TENHE PREÇO BOM EU PRECISO CONBRAR OBRIGADO

  • Filipe20hd

    adorei este site é um maximo podem confiar neste site

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Filipe.

      Abraço!

  • Pingback: lick here