Arquivos para outubro 2008

E SE MEU BANCO QUEBRAR?

Com a onda de quebras de bancos estrangeiros, como vimos no artigo sobre a crise financeira, aliado à ajuda do Banco Central brasileiro aos bancos nacionais, muita gente deve estar se peguntando sobre o que fazer [...] Continue lendo »

SE A INFLAÇÃO É RUIM, DEFLAÇÃO SERIA MELHOR?

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral de preços. Inflação é o oposto de deflação. Inflação zero, ou muito baixa, é uma [...] Continue lendo »

CURIOSIDADES SOBRE O IMPOSTO DE RENDA

O imposto de renda só pode surgir no mundo após desenvolvimento do conceito de dinheiro e moeda. Moeda, como sabemos, é o meio através do qual são efetuadas transações monetárias. E com a sua criação, a riqueza das [...] Continue lendo »

ESTRATÉGIA PARA INVESTIDORES CONSERVADORES

O leitor José Marconi nos enviou a seguinte pergunta: "Tenho R$ 40 mil investidos na poupança. Estou fazendo a opção errada de investimento? Seria o caso de manter esse valor na poupança ou fazer investimentos em [...] Continue lendo »

TESOURO DIRETO: BOA RENTABILIDADE E BAIXO RISCO

Para quem não tem estômago para aguentar o sobe-e-desce do mercado de ações nem quer enfrentar grandes riscos, mas, ainda assim, procura por uma boa rentabilidade, uma ótima opção seria os títulos públicos, através [...] Continue lendo »

CRÉDITO FÁCIL AJUDA OU ATRAPALHA?

Ainda não se sabe quanto a crise atual prejudicará a oferta de crédito no Brasil, mas é notório o crescimento do acesso ao crédito nos últimos anos. Empréstimo consignado, crédito ao consumidor, cartões de crédito, [...] Continue lendo »

POR QUE O DÓLAR SOBE E O QUE FAZER AGORA?

Além da queda das bolsas causada pela crise financeira [entenda AQUI], outro fato que tem deixado muita gente preocupada é a alta do dólar nos últimos dias. Vejamos alguns números: desde 01/08, o dólar subiu 53,4% [...] Continue lendo »