INCONVENIENTES PARA QUEM ATRASAR O IR 2008

Na reta final para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007), às 16h30 desta terça-feira (29), a Receita Federal recebeu 20,028 milhões de documentos.

Levando em consideração a estimativa de serem entregues 24,5 milhões de documentos este ano, mais de 4 milhões de pessoas têm até as 20h de quarta-feira (30) para prestar contas à União.

Inconvenientes aos atrasados
Quem deixou para a última hora contará com alguns empecilhos, como o congestionamento decorrente da quantidade de pessoas acessando o endereço eletrônico da Receita Federal. Além disso, no período de 1h às 5h da madrugada, o sistema de transmissão fica fora do ar.

No entanto, os programas de preenchimento e envio da declaração podem ser baixados a qualquer hora. O site da Receita Federal tem capacidade de receber três milhões de prestações de contas por dia.

Fora do prazo paga multa
Vale lembrar que, após o prazo, o programa continuará recebendo os documentos, só que, automaticamente, gerará uma multa, que vai de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

Outro inconveniente encontrado por quem deixar de declarar dentro do prazo diz respeito ao pagamento das quotas do imposto. Isto porque para quem, no lugar de receber restituição do IR, descobriu que estava em débito com a Receita, o prazo de pagamento da primeira quota do imposto parcelado também vence no dia 30 de abril.

Quem entrega a declaração atrasada também paga as quotas retroativas, arcando com os respectivos encargos.

Fonte: InfoMoney

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!