Treze empresas brasileiras aparecem no ranking de 2007 elaborado pela consultoria Boston Group, que lista as cem companhias mais competitivas dos países em desenvolvimento. O Brasil é o terceiro país em número de representantes, atrás apenas da China, que têm 41 nomes, e da Índia, com 20 empresas.
As gigantes nacionais que aparecem na lista, já esperadas, são Vale, Petrobras, Embraer, Gerdau, Votorantim e Braskem. Também constam Sadia, Perdigão, Natura, Coteminas, WEG, JBS-Friboi e Marcopolo –estas duas últimas estréiam no ranking.
Ao todo, 3.000 empresas foram avaliadas a partir de seus lucros, faturamento e previsão de investimentos. Depois do Brasil, as nações com mais empresas são México (sete) e Rússia (seis). A Argentina e o Chile tem apenas uma empresa cada. (clique e veja a lista completa).
Segundo a consultoria, que faz o ranking pelo segundo ano,”companhias dos países em desenvolvimento têm crescido tão rapidamente que ameaçam líderes da indústria mundial”. “Com mais de US$ 1,2 trilhão em rendimentos e mais de US$ 1,5 trilhão gasto em aquisições por ano, o crescimentos das empresas é formidável”, afirma ainda o relatório.
“A indústria precisa conhecer estes novos rivais e agir o mais rápido possível”, afirma David Michael, um dos responsáveis pelo estudo.
Em sua página na internet, a Boston Group ressalta que desde 2004, as empresas de países em desenvolvimento têm crescido três vezes mais que as 500 maiores dos Estados Unidos (representadas no indicador S&P 500, da Bolsa de Valores Nova York).
Fonte: Folha Online