ANO NOVO, PLANO NOVO!

2010 já está andando de vento em popa! Mas, você já parou para atualizar os seus planos financeiros?

Confira o texto que a economista e colaboradora Kellyanne Medeiros escreveu para o QueroFicarRico.

Ano novo chegou! Mas, e você já  parou uma hora do seu dia pra fazer o planejamento financeiro deste novo ano? Quantos de nós brasileiros paramos para analisar nossas finanças? O que se vê normalmente é que não damos importância às nossas finanças e acabamos começando o ano atolado em dívidas!

No fim do ano só queremos saber de comprar, comemorar… Mas chegou a hora de parar, analisar e principalmente fazer contas. É isso mesmo, contas! Temos que colocar no papel tudo que gastamos no fim do ano para não começar o ano no vermelho. Sem contar que começa o ano e as despesas só crescem!

Vem material escolar, uniforme, IPTU, IPVA, viagem… Um bom controle financeiro pode evitar problemas e ainda trazer muitos benefícios, como por exemplo, lhe permitir poupar um pouquinho todo mês.

Uma planilha com todos as suas novas despesas vai ajudar muito neste controle e, quem sabe, até lhe garantir um pouco de tranqüilidade caso venha a precisar de dinheiro quando menos se espera.

Hoje em dia as famílias se preocupam pouco com o longo prazo, seus parcelamentos de compras, sua reserva para aquela tão sonhada viagem, etc. O economista Reinaldo Domingo, analisando o perfil financeiro de algumas famílias, as classifica em três tipos:

  • Família Endividada
São aquelas famílias que têm contas atrasadas e vão passar apertado com as despesas de começo de ano. Essas podem começar fazendo uma planilha, estipulando parcelamentos e estabelecendo redução de gastos até acertar as contas.

  • Família Equilibrada
São as famílias que não tem dívidas, mas também não tem sobras. Então está na hora de analisar os gastos para começar a formar uma reserva.

  • Família Poupadora
Para as poupadoras, que são as pessoas que já contam com uma poupança para emergências, o melhor é pagar tudo à vista e depois, refazer o caixa de reservas…
E é assim analisando o que foi gasto e as despesas que virão que podemos pensar num futuro tranqüilo financeiramente.

E para quem já está fazendo seus planos para o resto de 2010, Reinaldo Domingos ainda dá um conselho: “Saber o que querem para 2010, quais são os objetivos, quais são os sonhos. Quando custa cada sonho? Para você realizar sonhos, você precisa cortar gastos”.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!