GIGANTES PELA PRÓPRIA NATUREZA

Na semana passada, dia 28/09, a Vale do Rio Doce (CVRD) ultrapassou a Petrobrás em valor de mercado.

O valor de mercado das empresas de Capital Aberto [empresas que têm ações negociadas na bolsa de valores] é calculado basicamente somando-se o preço de todas as suas ações emitidas. A Petrobrás, por exemplo, fechou na última sexta-feira valendo U$158 bi (pouco mais de 15 vezes o PIB da Bolívia).

O fato já era mais ou menos esperado, já que a Vale havia ultrapassado a Petrobrás em lucratividade no meio deste ano enquanto a Petrobrás vinha sofrendo bastante com a queda do preço do petróleo no começo do ano [e nos três primeiros meses deste ano só deu prejuízo]. A diferença entre as duas, por enquanto, é de apenas [apenas?!] U$0,7 bi.

A boa notícia é que as duas gigantes não estão brigando por causa disso. Pelo contrário, hoje saiu a notícia de que as duas começaram a estudar uma parceria para exploração de Gás em Moçambique. Coincidentemente, os principais ativos econômicos desse país são as suas reservas de Gás natural e Mármore.

Daqui a cinco anos veremos, quem sabe, a Ambev, Brasil Telecom e outras gigantes da nossa terrinha disputando essa posição.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!