Nunca se Envolva com um Ativo Certo na Hora Errada

Nunca se Envolva com um Ativo Certo na Hora ErradaVocê já ouviu alguém falar que se envolveu com a pessoa certa na hora errada?

Provavelmente sim.

Mas você sabia que isso também pode acontecer com seus investimentos?

Que é possível investir num ativo certo, mas num momento errado?

O objetivo deste artigo é mostrar como investir num dos melhores ativos pode arruinar seus investimentos, se você fizer da forma errada.

Continue lendo para entender.

Investimento certo na hora errada

Imagine esse cenário…

Em 02/01/2013 (primeiro dia útil do ano), você investiu R$ 877,26 em determinado ativo financeiro.

Por algum motivo, precisou resgatar esse investimento e teve que vender este ativo em 31/12/2013. O problema é que o preço de venda foi de apenas R$ 597,09. Uma perda de quase 32% em apenas um ano.

Detalhe: este é um caso real.

Mas seria um ativo de renda variável, como ações, fundos de índice ou algum fundo imobiliário?

Não.

Esta desvalorização ocorreu com um ativo de renda fixa.

Mais precisamente com a NTN-B Principal 150535, um título público indexado ao IPCA, com vencimento em 2035.

Observe, no gráfico abaixo, o comportamento do preço deste título em 2013:

ntnb-principal-2013

Ótimo ativo para um péssimo objetivo

O problema não está no ativo.

Afinal, a NTN-B Principal é um dos melhores ativos de renda fixa para investirmos, justamente por garantir o poder de compra (é indexado a um índice inflacionário), além de oferecer uma ótima rentabilidade real.

O erro está em investir num ativo de longuíssimo prazo (vencimento em 2035) e, por isso, com um preço altamente volátil, onde o foco estava num objetivo de curto prazo (até 12 meses).

O pior: muita gente comete este erro. Muitos olham apenas para a rentabilidade, que, no caso dos títulos públicos, é a taxa de compra.

Se você observar a tabela de preços e taxas dos títulos públicos, verá que os títulos com vencimentos mais longos oferecem as maiores taxas.

A NTN-B Principal com vencimento em 2035 tem uma taxa maior que a de 2019, assim como a LTN que vence em 2018 tem uma taxa superior à LTN com vencimento em 2017.

Por focar apenas na rentabilidade, essas pessoas simplesmente se esquecem de outros fatores muito importantes ao decidir onde investir, como, por exemplo, o prazo do investimento.

O investimento em títulos públicos é excelente, contanto que você respeite os prazos de vencimento de cada título, para receber a rentabilidade prometida no momento da compra.

Ao vender um título antes do vencimento, você pode até perder bastante dinheiro, como foi no caso da NTN-B Principal que apresentei anteriormente.

Até é possível aproveitar esta volatilidade do preço desse título para especular e obter um ótimo retorno…

O Eduardinho Teixeira, em seu curso de Tesouro Direto – Carteira Rica (link afiliado), explica como aplicar esta avançada técnica.

Se você pretende obter rentabilidade bem superior através da especulação, tudo bem. Trata-se de um ótimo curso.

Mas se o seu objetivo é montar uma carteira consistente, para atingir objetivos de curto, médio e longo prazo, é necessário escolher os títulos de acordo com cada objetivo, e mantê-los até o vencimento.

Conclusão

Digo e repito: investir em títulos públicos, através do Tesouro Direto, é uma das melhores decisões de investimento que você pode tomar.

Afinal, tratam-se dos melhores ativos de renda fixa, na minha opinião.

A questão é que os prazos de cada título devem combinar com os prazos dos seus objetivos.

Você não pode escolher um título apenas pela sua taxa, mas também pelo seu prazo e seu tipo (prefixado, indexado à taxa Selic ou indexado à inflação).

Se você tomar esses cuidados, não há risco algum em investir no Tesouro Direto.

O objetivo deste artigo não foi assustar você ou insinuar que você corre o risco de perder muito dinheiro ao investir em títulos públicos.

O propósito foi mostrar que uma escolha errada (pensando apenas na rentabilidade, e esquecendo do prazo) pode comprometer bastante seus investimentos, podendo até impedir que você alcance determinado objetivo previamente traçado.

Portanto, ao escolher um título público para investir, lembre-se sempre de adequá-lo aos seus objetivos financeiros.

Tenho uma pergunta para você…

Ficou com alguma dúvida? Teve alguma experiência traumática ao investir em títulos públicos? Já passou por alguma situação semelhante a essa?

Deixe um comentário, que farei o possível para respondê-lo.

Até a próxima!

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!