Como Criar e Modificar Hábitos

Como Criar e Modificar HábitosA qualidade da nossa vida é resultado direto da qualidade dos hábitos que adquirimos ao longo de nossas experiências.

Gandhi certa vez disse:

As nossas crenças se transformam em pensamentos. Nossos pensamentos se transformam em palavras. Nossas palavras se tornam ações. Nossas ações se tornam hábitos. Nossos hábitos se tornam valores. E os nossos valores revelam o nosso destino.

Ou seja, são nossos hábitos que nos direcionam e definem o nosso destino. E, cultivando bons hábitos, somos conduzidos ao sucesso, e o inverso também é verdade.

Hábitos

Mas o que seria um hábito?

De uma forma bem sucinta, o hábito é a transformação de uma sequência de ações em uma rotina automática.

O ser humano gosta de estar no controle, de poder tomar suas próprias decisões e direcionar suas escolhas durante no dia a dia. Infelizmente, isso tudo é uma ilusão: estamos seguindo vários hábitos já moldados e arraigados de forma automática.

Somos tão influenciados por nossos hábitos que toda ação é resultado dessa influência, como nossas relações familiares e sociais, nossos exercícios físicos ou a falta deles, os tipos de comida que comemos, o modo como nos comportamos financeiramente, entre outros.

Cuidado com os hábitos negativos

Precisamos ser fortes às tentações pra não deixar os hábitos negativos invadirem nossas vidas.

Usar o nosso foco de forma consciente, criando hábitos positivos e sabendo dos seus benefícios para as nossas escolhas, é um caminho pra afastar as consequências desastrosas que um hábito negativo pode gerar na nossa vida.

Os hábitos funcionam como uma cadeia: se programamos conscientemente hábitos bons, as atitudes e escolhas seguirão o mesmo sentido e a nossa vida se organiza sem que percebemos.

Três Componentes do Hábito

Para entendermos como os hábitos são formados, vamos destacar os três componentes que formam a sua composição.

O primeiro ponto é o gatilho. É o click no cérebro que nos permite escolher qual o hábito mais adequado para usar e, então, poder entrar no modo automático.

O segundo ponto é a rotina. É a sequência das atividades que vão caracterizar nossas ações como hábitos e como são percebidos por um observador. As atividades podem ser físicas, intelectuais ou emocionais.

E, fechando o ciclo de um hábito, existe a recompensa. Esse componente vem facilitar a prática do novo hábito, indicando ao cérebro se a sua sequência traz algum benefício e como podemos aproveitá-lo. Quanto mais se repete uma sequência de atividades, mais somos recompensados e mais automáticos nossos hábitos ficam.

A antecipação criada pelo gatilho, a persistência da rotina e o desejo pela recompensa formam, então, o hábito.

O que acontece após a formação do hábito?

O hábito, quando formado e incorporado ao nosso dia a dia, tem a capacidade de tirar o nosso poder racional de decisão.

Os fumantes são exemplos de que os hábitos nos dominam. É normal que, sempre após tomar um café, o fumante acenda um cigarro.

Quem fuma após o cafezinho não pensa conscientemente: “agora é hora do cigarro”.

É hora do café, depois é a hora do cigarro. É automático.

E os hábitos estão presentes em todos os momentos do dia de qualquer pessoa, não só de quem desenvolve algum tipo de vício.

O nosso comportamento, as nossas escolhas e ações estão extremamente ligados aos hábitos, desde os exercícios físicos que praticamos (ou não) à nossa alimentação e preocupação com provas e exames, praticamente tudo a nossa volta é fruto de um hábito.

Eliminação de Hábitos

Segundo os cientistas, não é possível eliminar hábitos por completo, mas há uma forma de contornar isso. No e-book Como Criar e Modificar Hábitos, baseado no excelente livro O Poder do Hábito, somos ensinados a criar novos hábitos e a modificar os antigos.

Em ver de agirmos diretamente sobre os hábitos, nós precisamos trabalhar e mudar a rotina que nos levam a eles.

O segredo é criar um novo desejo, ressignificar o desejo daquele hábito de modo que nos conduza à realização de uma nova rotina para aproveitar a recompensa depois.

Em casos de hábitos antigos, geralmente, as rotinas se tornam cansativas e indesejadas. Em vez de eliminar esse hábito, recomenda-se alcançar a mesma recompensa através de uma nova rotina.

Por que os hábitos são tão poderosos?

A resposta é a dependência neurológica que a recompensa cria no nosso cérebro, ou seja, o desejo pela recompensa é tão intenso que o hábito pode se tornar um vício.

Porém, tem um detalhe especial:

Ao repetir a sequência da formação do hábito – gatilho, rotina e recompensa – chegamos num nível em que o próprio gatilho já representará um prazer percebido.

É como o famoso caso dos cachorros de Pavlov: ao alimentar o cachorro sempre depois de tocar o apito, vai chegar uma hora que o cachorro começa a salivar apenas com o som do apito.

Com o ser humano, é a mesma coisa.

Quando conhecemos o processo da formação de hábito e temos a consciência que o gatilho pode resultar numa recompensa, ativamos uma expectativa e ela pode se concretizar ou não, gerando sentimentos de raiva ou tristeza.

Um exemplo bem próximo a todos nós são pessoas (ou nós mesmos!) que se distraem facilmente com alguma notificação de e-mail, do WhatsApp, do Facebook.

O computador ou o celular recebem a notificação de que alguém interagiu com você na rede social (aquele som da notificação é o gatilho).

Então, partimos pra rotina – conferir a notificação e interagir de volta. E como recompensa tem o sentimento de que somos importantes, fomos lembrados e alguém está requisitando nossa atenção.

Enfim, esse é o triângulo do hábito: gatilho, rotina, recompensa. E esse ciclo vai se autoalimentando e os hábitos se fortalecendo cada vez mais. Por isso é difícil ter foco e manter hábitos saudáveis.

Como Criar e Modificar Hábitos

Somos aquilo que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. ~ Aristóteles

Para terminar este artigo, quero deixar duas dicas muito valiosas para você:

  1. Assista a este vídeo sobre como criar e modificar hábitos;
  2. Baixe gratuitamente o eBook Como Criar e Modificar Hábitos.

Tanto o vídeo quanto o eBook podem ser acessados gratuitamente através deste link.

Faça bom proveito destes ensinamentos (que foram a principal fonte para este artigo) e procure modificar seus maus hábitos financeiros.

Ah, deixe também um comentário relatando alguns hábitos financeiros que você pretender modificar ou já modificou, pois certamente servirá de inspiração para todos nós.

Até a próxima!

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!