3 Fatores que Você Deve Analisar ANTES de Investir

3 Fatores que Você Deve Analisar ANTES de InvestirPor não entender como se dá a formação de preço dos títulos públicos e – principalmente – o que altera seus preços, muitos investidores não sabem em qual título investir.

Além disso, existem momentos em que alguns títulos se tornam ainda mais atrativos, a depender sobretudo do comportamento da taxa básica de juros do país, ou simplesmente taxa SELIC.

Aprender como tirar proveito desses fatores de mercado pode ser fundamental para potencializar a rentabilidade da sua carteira mesmo investindo em renda fixa.

3 Fatores que Você Deve Analisar ANTES de Investir

Antes de escolher o título público para investir, é necessário analisar três fatores:

  • Rentabilidade prefixada versus pós-fixada;
  • Expectativa da taxa SELIC;
  • Prazo para vencimento do título.

Vamos analisar um a um.

#1 – Rentabilidade prefixada versus pós-fixada

A rentabilidade informada no momento da compra é garantida somente se você permanecer com o título até o vencimento. Vendendo o título antes do vencimento, a rentabilidade poderá ser diferente.

Os títulos que têm rentabilidade total ou parcialmente prefixada (LTN e NTN-B Principal, por exemplo) podem apresentar, durante algum período, rentabilidade inferior (ou mesmo superior) à rentabilidade prometida no momento da compra.

Por essa razão, sobretudo para quem pretende vender parte dos títulos antes do vencimento, é importante não possuir em sua carteira uma grande quantidade de LTN e/ou NTN-B Principal.

Pode ser que justamente quando você precisar vender, estes títulos estejam com desempenho abaixo do esperado.

#2 – Expectativa da taxa SELIC

A variação da taxa SELIC tem influência direta sobre o preço dos títulos públicos.

Por conta disso, analisar a tendência da taxa de juros antes de adquirir seu próximo título pode fazer bastante diferença no desempenho dos seus investimentos.

LFT

No caso da LFT (título indexado à taxa SELIC), não há muito mistério. Se a taxa SELIC subir, seu preço crescerá com maior velocidade, assim como sua rentabilidade.

E se a taxa de juros cair, ainda assim seu preço continuará subindo (em menor velocidade), da mesma forma que sua rentabilidade (um pouco menor, nesse caso).

LTN e NTN-B Principal

Já na situação dos títulos que possuem parte de sua rentabilidade prefixada, o comportamento é distinto.

Sempre que a taxa SELIC é elevada, o preço desses títulos caem.

Nas últimas semanas, a taxa SELIC passou de 7,25% para 8,0% ao ano. Basta observar a tabela abaixo para entender como isso se refletiu no preço dos títulos:

Rentabilidade dos Títulos Públicos

Rentabilidade dos Títulos Públicos – Posição em 01/07/2013

Praticamente todos os títulos (com exceção da LFT) tiveram rentabilidade negativa nos últimos 30 dias. Como expliquei, isso é um efeito direto do aumento da taxa SELIC nas últimas semanas.

#3 – Prazo para vencimento do título

Outro fator que a afeta o preço e nem sempre observado pelos investidores é o prazo.

Quanto maior o prazo para o vencimento, mais sensível é o preço do título às alterações nas taxas de juros ou prêmios.

Vamos observar o mesmo quadro apresentado anteriormente:

Efeito do Prazo na Rentabilidade dos Títulos Públicos

É possível notar que, para aumentos iguais nas taxas de juros, o título com maior prazo até o vencimento tem alterações no preço de forma mais intensa. Isso quer dizer que papéis mais longos são mais prejudicados nas altas da taxa SELIC.

Então em qual título devo investir agora?

Considerando o cenário atual, onde existe uma expectativa de elevação da taxa SELIC nos próximos meses, a melhor opção é a LFT. Afinal, o preço dos demais títulos deve continuar caindo enquanto a taxa de juros estiver em alta.

Assim que a taxa SELIC estabilizar (ou sofrer a primeira queda), entre com tudo na LTN e NTN-B Principal. Este será o melhor momento para adquirir esses títulos.

Para saber como acompanhar a tendência da taxa SELIC, recomendo a leitura do artigo ‘Como estimar a rentabilidade de investimentos pós-fixados‘.

Isso é muito complicado! Existe forma mais simples?

Existe.

Para quem achou essas dicas complicadas demais para colocar em prática, recomendo investir na carteira de renda fixa recomendada neste artigo e seguir a estratégia de alocação de ativos.

Ainda assim, acho importante ressaltar que adquirir conhecimento é sempre o melhor investimento. Muitas vezes, 2 horas de leitura de um bom livro é muito melhor que meses de procura por conteúdos gratuitos (e não necessariamente de qualidade).

Por isso, se você pretende organizar sua vida financeira e aprender a investir para conquistar sua independência financeira, recomendo fortemente o eBook Como Investir Dinheiro.

Até a próxima!

“Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros.” ~ Benjamin Franklin

Imagem de freedigitalphotos.net.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!