Poupe, Pare de Pagar Juros e Seja Feliz!

Poupe: Pare de Pagar Juros e Seja Feliz!Apesar de já ter escrito que poupar é mais importante que investir, resolvi voltar a esse tema para discutir a importância de ser um poupador, no intuito de montar uma boa reserva financeira.

Enquanto a mídia tentar rotular o poupador como uma pessoa avarenta, que abre mão de tudo que é bom na vida para juntar dinheiro, a verdade é que quem poupa tem liberdade, não paga juros e consegue aproveitar oportunidades por sempre ter uma reserva financeira.

O objetivo deste artigo é mostrar como a mídia tenta nos convencer que poupar é ruim, e então apresentar a verdade: poupar é ser livre.

Como a mídia rotula o poupador

Tio PatinhasSempre que é exibido algum programa sobre educação financeira nos maiores canais de TV aberta, eles tentam passar a mensagem que só é possível juntar dinheiro se você abrir mão totalmente da sua vida. O que não é verdade.

Um exemplo foi um programa no Globo Repórter (exibido em março/2012), que comentei no artigo “A importância do equilíbrio na vida financeira“.

O caso mais interessante do programa foi sobre Dona Rita: a faxineira que poupou dinheiro e conseguiu comprar um apartamento de 155 metros quadrados com vista para o mar.

Que o caso da dona Rita é um sucesso, ninguém pode negar. Mas todos os casos apresentados foram de pessoas que não gastavam com absolutamente nada. Praticamente deixaram de aproveitar a vida por anos.

Dona Rita, por exemplo, ia para o trabalho andando (às vezes por 40 minutos) só para economizar a passagem do ônibus. Além disso, não lembrava qual tinha sido a última vez que havia saído para jantar fora de casa. Entre outros exemplos exagerados.

O grande problema disso é que muitos telespectadores percebem que nunca conseguirão ser como a dona Rita e simplesmente desistem dos seus objetivos. Mas não é por aí!

Viver ou juntar dinheiro?

Outro exemplo marcante de como a mídia tenta nos manipular foi um comentário do Max Gehringer,  da CBN. Já ouvi muitos comentários bacanas do Max, mas esse foi lamentável.

Resumindo: de acordo com ele, só temos duas opções: viver ou juntar dinheiro. Como se não fosse possível aproveitar a vida e fazer uma boa reserva financeira, ao mesmo tempo.

Não vou me alongar muito, pois já escrevi um artigo onde mostrei o comentário dele e dei minha opinião.

Quem tiver interesse (recomendo a leitura), leia o artigo “Viver ou juntar dinheiro? Escolho os dois!“.

Como vive, na verdade, o poupador?

O poupador de verdade nada tem a ver com o “pão-duro” que pintam por aí. Muito menos com o Tio Patinhas, que tem um cofre imenso dentro de casa, cheio de dinheiro, mas não aproveita nada da vida.

O poupador é uma pessoa bastante inteligente, que tem uma ótima reserva financeira. Essa reserva permite que ele compre algo quando ele tiver vontade. Que ele faça uma viagem quando tiver vontade. Que ele aproveite uma oportunidade quando ela aparece.

Ele pode fazer um curso para se desenvolver profissionalmente ou investir num negócio próprio quando quiser.

Resumindo: o poupador é uma pessoa livre, sem dívidas. E só quem não tem ou já se livrou de dívidas sabe o quanto essa tranquilidade é gratificante.

Como a mídia mostra o “vida-boa”?

Se você prestar bastante atenção, vai perceber que a mídia mostra o “vida-boa” como uma pessoa que mora num ótimo apartamento, tem sempre o carro do ano na garagem, tem os melhores cartões de crédito, um padrão de vida elevadíssimo, e por aí vai…

Por outro lado, eles não mostram que o apartamento foi financiado em 35 anos, que o carro foi comprado em 60 prestações, que todos os cartões de crédito estão com seus limites estourados e que ele tem que trabalhar feito um louco para conseguir sobreviver.

O “vida-boa”, na verdade, é um escravo do trabalho, que não tem liberdade alguma por estar sempre endividado. Ele vive de aparência, valorizando seu status.

Status é comprar o que você não quer, com o dinheiro que você ainda não ganhou, para mostrar a pessoas que você não gosta, a pessoa que você não é.

Você prefere ser um “vida-boa” ou poupador?

No final das contas, você prefere ser um poupador ou “vida-boa”?

Para facilitar ainda mais, você prefere ter liberdade ou ser um prisioneiro do trabalho e escravo das suas dívidas?

Acho que não há nem o que pensar, não é verdade?

Minha mensagem final é: pare de pagar juros, monte uma reserva financeira e seja feliz! 🙂

Ah, e se quiser mudar definitivamente sua vida financeira a partir de agora, recomendo que conheça o Como Investir Dinheiro, livro eletrônico oficial do blog Quero Ficar Rico.

Acesse: www.comoinvestirdinheiro.com.br

Até a próxima!

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!