Por Que Devemos Diversificar Nossos Investimentos

DiversificaçãoMuita gente não entende por que devemos diversificar nossos investimentos e alguns até criticam ferrenhamente essa prática.

Quando recomendei que o investimento em títulos públicos devia seguir a proporção 50% (LFT) – 25% (LTN) – 25% (NTN-B Principal), muitos não entenderam o motivo dessa sugestão, alegando que a LFT era o título menos rentável.

No entanto, como vários títulos públicos apresentaram rentabilidade negativa nos últimos dias (exceto a LFT), tenho recebido muitos e-mails de leitores preocupados por conta da desvalorização dos seus investimentos. E é sobre isso que vamos discutir agora.

Por que alocar a maior parte em LFT?

As Letras Financeiras do Tesouro, também conhecida como LFTs, são títulos públicos indexados à taxa SELIC. Ao contrário dos demais títulos, a LFT é o único que não sofre um desconto em seu preço.

Por não sofrer um desconto, a LFT é o único título que não apresenta rentabilidade negativa em nenhum momento.

Não vou explicar neste artigo como se dá a formação dos preços de cada título para não me alongar muito e também porque já fiz isso em outros artigos. Para quem deseja entender essa característica, recomendo a leitura de dois artigos (nesta ordem):

Existe título público com rentabilidade negativa?

Sim, pelo menos temporariamente.

Como há a previsão de alta da taxa SELIC nos próximos meses, essa estimativa já está se refletindo em alguns títulos públicos, como podemos observar no quadro abaixo:

Rentabilidade do Tesouro Direto

Rentabilidade do Tesouro Direto – Posição em 02/04/2013

Nos últimos 30 dias (considerando que o artigo foi escrito em 02/04/2013), a LTN com vencimento em 2017 perdeu 0,36%. Ainda pior foram a NTN 150850 e a NTN-B Principal 150535: -11,25% e -9,93%, respectivamente.

A LFT, entretanto, sempre apresenta rentabilidade positiva, qualquer que seja o período (últimos 30 dias, no mês, no ano ou nos últimos 12 meses).

Por que um título público apresenta rentabilidade negativa?

Também já expliquei isso com detalhes no artigo “Títulos Públicos com Rentabilidade Negativa“. Mas há alguns conceitos básicos que valem a pena ser ressaltados:

Preço dos títulos é inversamente proporcional à taxa de juros

Para todos os títulos, exceto as LFTs, quando o valor da taxa de juros ao ano sobe o valor do título cai, ou seja, o título fica por um certo tempo com rentabilidade negativa.

Taxa prometida pelo Tesouro Direto é válida se aguardar até o vencimento do título

A taxa de compra de cada título, que aparece no site do Tesouro Direto, somente é válida para o investidor que aguardar até o vencimento do título.

Caso ele decida vender antes do vencimento, pode render menos ou até ter rentabilidade negativa, como vimos em alguns títulos no quadro anterior.

Quanto mais distante o vencimento, maiores serão as variações do preço do título

Pelas fórmulas de cálculo dos preços dos títulos públicos, pode-se verificar que quanto maior o prazo de vencimento do título, maiores são as variações de preço do títulos com mudanças na taxas de juros.

Isso também é possível observar no quadro anterior, onde a rentabilidade da NTN-B, nos últimos 30 dias, caiu mais nos títulos com vencimentos mais distantes.

Conclusão

Diversificar seus investimentos, aliado a uma estratégia de alocação de ativos, é uma forma inteligente de proteger sua carteira de variações das taxas de juros de cada ativo.

Por essa razão, quando optamos por montar uma carteira de renda fixa onde 50% está alocado em LFT, estamos protegendo a rentabilidade desta. E os demais 50% (meio-a-meio entre LTN e NTN-B Principal) servirá para potencializar o resultado a longo prazo.

Muitos investidores optaram recentemente por investir exclusivamente em NTN-B Principal (ou em fundos de investimento indexados ao IPCA) porque se basearam exclusivamente na rentabilidade passada. Mas ela não é garantia de rentabilidade futura.

A melhor estratégia, como sempre defendi, é a alocação de ativos. Tanto é que todo o passo-a-passo que ensino no eBook Como Investir Dinheiro é focado em diversificação e alocação da sua carteira, tanto em renda fixa quanto variável, de forma a maximizar sua rentabilidade.

Para saber mais, recomendo a leitura do artigo “Investimento passivo: sua carteira em piloto automático“.

(Ainda está com dúvidas? Continua sem entender porque um título apresenta rentabilidade negativa? Quer saber mais sobre a estratégia de alocação de ativos? Deixe um comentário que eu farei o possível para respondê-lo)

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!