Quem tem medo das dívidas?

Quem tem medo das dívidas?Tenho certeza que muitos leitores assentiram positivamente em resposta a pergunta que dá título a este pequeno artigo. Mas na realidade, o entendimento deveria ser outro, caso devedores tivessem conhecimento de seus direitos.

Sempre que abordo este tema, percebo que muitos “torcem o nariz” duvidando desta premissa, porém, ela representa uma verdade absoluta, fundamentada nas leis de nosso País.

O objetivo deste artigo é apresentar os principais direitos que todos os devedores possuem e mostrar como cada um deles deve ser utilizado.

1) Liberdade

O primeiro grande direito de um devedor é que ele não pode perder sua liberdade, ou seja, ninguém vai preso por estar devendo no Brasil, salvo, é claro, o devedor de alimentos.

Observo que estou me referindo a devedores da casa própria, do automóvel, do cartão de crédito, de eletrodomésticos, em suma, aqueles que tomam empréstimos

2) Devedor não pode ser ameaçado ou intimidado

O segundo direito a ser observado está presente no Código de Defesa do Consumidor, e diz respeito ao fato de que na cobrança o credor não pode abusar de seu direito, praticando ameaças, intimidação, constrangimento, ou mesmo, mentindo para o devedor.

3) Prescrição da dívida

O terceiro consiste no fato de que o direito de cobrar prescreve com cinco anos, ou seja, a dívida continua a existir, porém todo procedimento de cobrança deve ser interrompido após este lapso temporal. Importa saber que prescrito o direito de cobrar, o nome do devedor volta a ficar “limpo”.

Conclusão

Assim sendo, sabedor de que o antigo ditado popular “Devo não nego, pago quando puder”, legalmente é uma realidade, todo devedor deve negociar suas dívidas, sabedor da força que detém.

O conhecimento deste direito não existe para que o devedor fuja a suas responsabilidades, ao contrário, proporciona, através do conhecimento de seus direitos previstos em lei, a certeza de que ele tem forças para negociar e obter um definitivo acerto em sua saúde financeira.

Nome limpo, dívidas pagas e dinheiro no bolso. Este é o objetivo.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o eBook Dívidas? Tô fora!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!