Como o rendimento do depósito na poupança antiga é remunerado?

Como o rendimento do depósito na poupança antiga é remunerado?Acredito que todo mundo ainda lembra como é calculado o rendimento da poupança antiga (antes das mudanças nas regras): 0,5% ao mês + TR, independente da variação da taxa SELIC.

Além disso, quem acompanha o Quero Ficar Rico também deve lembrar o cálculo do rendimento da nova poupança: 70% da taxa SELIC, mensalizada, + TR, sempre que a taxa SELIC for menor ou igual a 8,5% ao ano.

Até aqui, tudo bem.

Entretanto o leitor Augusto Rodrigues trouxe uma dúvida muito interessante, que até então ninguém havia questionado nem eu tinha pensado sobre o assunto: Como o rendimento do depósito na poupança antiga é remunerado?

“Rendimento do rendimento” da poupança antiga

A pergunta não é fácil de entender, então vale a pena explicá-la melhor, utilizando o mesmo exemplo do leitor.

Vamos supor que em uma determinada poupança existia um determinado valor antes mesmo da ocorrência da mudança das regras de remuneração da poupança.

Após a oficialização das mudanças das regras de remuneração, vamos supor que o correntista não realize nenhum depósito ou resgate.

Como os rendimentos da poupança são reaplicados automaticamente na poupança, o cálculo desses rendimentos serão baseados na regra antiga ou esses rendimentos serão considerados como “depósitos novos” e portanto será aplicada as novas regras de remuneração?

Resposta: também vale a regra antiga!

Fiz uma rápida busca e encontrei a resposta no site da Caixa:

“Os depósitos feitos antes do dia 04 de maio de 2012 não sofreram mudanças e continuam sendo tratados pela regra antiga. Ou seja, continuam com rendimento fixo de 0,5% ao mês + TR, independente de oscilação da Taxa SELIC. Os créditos desses rendimentos serão realizados na data de aniversário do depósito e passarão a compor o saldo total da conta.”

Em outras palavras, o rendimento da poupança ainda continua sendo remunerado pelas regras da poupança antiga, pois estes são realizados na data de aniversário do depósito original, ou seja, antes da mudança.

Achou essa informação interessante? Compartilhe com pelo menos um amigo que também gostará de saber disso.

Ficou com dúvida? Deixe um comentário! 🙂

Imagem: sxc.hu

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!