Nova poupança com retorno negativo

Nova poupança com retorno negativoA nova queda na taxa SELIC, anunciada ontem (29/08), colocou nossa taxa básica de juros no menor patamar da história: 7,5% ao ano. Com essa redução, todos os investimentos de renda fixa serão impactados.

O que muitos não tinham percebido, até então, é que o rendimento da nova poupança pode ser negativo nos próximos 12 meses, se descontarmos a inflação.

O objetivo deste artigo é mostrar como a recente queda da taxa SELIC reduzirá a rentabilidade dos ativos de renda fixa, em especial a poupança. Se a previsão da inflação para os próximos 12 meses estiver correta, a nova poupança terá retorno negativo.

Qual será o rendimento da nova poupança?

Como já expliquei no artigo “Entenda o rendimento da nova poupança“, desde que a taxa Selic rompeu a barreira dos 8,5% ao ano, a rentabilidade deste ativo passou a ser 70% da SELIC + TR.

E com a taxa SELIC em 7,5% ao ano, o rendimento da poupança passa a ser 5,25% ao ano (0,7 * 7,5%).

Se esse valor já é muito baixo independente de qualquer comparativo, ele fica ainda mais assustador quando consultamos as previsões de mercado para a inflação (medida pelo IPCA).

Qual a previsão da inflação?

De acordo com o relatório Focus divulgado na última sexta-feira (24/08), a previsão da inflação nos próximos 12 meses é 5,64%.

Mas o que isso significa?

Significa que se você deixar o dinheiro aplicado na poupança, existe uma grande possibilidade de perder dinheiro. Como a inflação está prevista para ser maior que a poupança, seu dinheiro valerá menos daqui a 12 meses, mesmo com os juros da nova poupança.

Então o que fazer? Onde investir?

Como eu já havia alertado no artigo que escrevi na última queda da SELIC (Nova queda da SELIC: e agora, onde investir?), foi-se o tempo onde era fácil obter ótima rentabilidade apenas com ativos de renda fixa.

Mesmo com a segurança e baixo risco dos títulos públicos, o retorno da Renda Fixa tem servido apenas para manutenção do patrimônio e como uma proteção contra a inflação.

Para buscar resultados melhores, é fundamental aprender a investir em ativos de renda variável, como ações ou fundos de índice.

Por isso que venho “batendo na mesma tecla” já há algum tempo: para obter resultados melhores, é necessário expor parte do seu capital em investimentos de renda variável, aliado a uma estratégia de alocação de ativos.

Mostrei recentemente que não é necessário ter medo do imposto de renda nos investimentos e até dei algumas sugestões de carteira para investimento passivo.

O que você está esperando para adquirir conhecimento sobre as opções de investimento existentes e buscar melhores resultados para seus investimentos?

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!