Da motivação ao sucesso

Da motivação ao sucessoResponda-me uma coisa: motivação é garantia de sucesso? De antemão eu respondo: não!

Como assim, não?

Deixe-me explicar. Quem de nós já não leu artigos que comentam acerca da importância da motivação? De fato motivação é muito importante, mas estar motivado não é garantia de sucesso algum.

Por exemplo, quem aqui já foi em uma palestra ou workshop e saiu de lá dizendo: – Uau! Não é que agora vou mudar a minha vida. Aí chega a semana seguinte e nada foi feito.

Motivação versus realização

Existe muita gente motivada que não faz coisa alguma. Pessoas que afirmam estar pensando em fazer algo novo, estudando, tentando. Daí passam-se os meses, ou anos, e essa pessoa continua pensando, estudando… Nunca realizam seus objetivos.

Para isso é preciso começar algo. Como? Simplesmente comece!

Não fique dando desculpas para não fazer o que você sabe que precisa ser feito. Talvez não saiba como fazer, mas eu sei que você sabe o que precisa ser feito. Nesse momento sempre aparecem desculpas para terceirizar nossas responsabilidades.

A mais comum das desculpas é culpar o passado com expressões do tipo: “sempre foi assim”, “foi assim que fui criado”, etc. Esse tipo de gente se prende ao passado e o usa como desculpa para sua falta de sucesso no presente.

Amigos, posso lhes afirmar que o passado não os define como pessoa, ele te prepara. Não invente desculpas, planeje-se, comece e realize o que começou.

Realizar algo é diferente de começar algo. Realizar é um verbo que nasce do hábito e não da motivação.

A maioria das pessoas tem histórias acerca das inúmeras vezes que se sentiram motivadas a iniciar um planejamento financeiro. Muitas dessas histórias acontecem no início do ano, mas acontece que não há um sequenciamento; normalmente chega o carnaval e o plano já foi esquecido.

Não adianta ter a motivação para começar algo, mas não ter o hábito, a disciplina para completar e realizar o projetado.

Tá, mas como eu realizo algo?

Com CASH.

Mas não é esse Cash que você está pensando, C.A.S.H. é um acrônimo para: Conhecimento, Atitude, Sequenciamento e Hábito.

Conhecimento

Não é o conhecimento do tipo: “a demanda por minério de ferro no sudeste da Ásia…”, ou “como operar opções na bolsa de valores…”; nada disso. Afinal de contas, quem já não leu diversas formas de como mudar sua vida financeira e da importância de se fazer isso?

Não é por falta de conhecimento que não se inicia um plano financeiro. O conhecimento que precisamos é do tipo: Onde eu estou hoje? Onde quero chegar?

Atitude

Depois de conhecer o que queremos ser de fato, temos a motivação para tomar a atitude e começar o tal do Planejamento Financeiro. Você faz uma planilha, escreve seus objetivos e sonhos e começa a anotar os gastos.

Daí passam-se os meses e as planilhas já estão esquecidas e os sonhos e objetivos são apenas uma miragem. Isso porque não há uma continuidade, normalmente não há o S de Sequenciamento.

Veja, temos a motivação para iniciar, mas nos falta sequência.

Sequenciamento

O grande segredo do sucesso reside na sequência. É aqui que fundamentalmente o Planejador Financeiro entra no jogo – que, na Life Finanças Pessoais, gostamos de chamar de LifeCoach – com o compromisso de fazer com que você coloque em prática o que precisa ser feito.

O nosso trabalho é Continuadamente Orientar e Apoiar na Construção de Hábitos, o acrônimo para COACH. Com esse sequenciamento próximo e a partir de seus projetos, passo a passo o hábito começa a emergir na sua vida.

Quer uma dica para dar sequenciamento aos seus objetivos financeiros? Tenha um Plano de Vida. Isso mesmo, antes de ter um Plano Financeiro, tenha um Plano de Vida. Depois coloque o plano financeiro a serviço de seu plano de vida. Ocupe-se com o legado de viver uma vida com propósitos.

Ter um Plano de Vida é estar livre para dizer não a algumas coisas que, num primeiro momento, parecem ser boas, mas que logo percebemos o seu desalinhamento com o que queremos ser de fato.

Por exemplo, muitos de vocês querem ter uma casa própria, planejar o nascimento do primeiro filho, uma viagem especial, a troca de seu veículo, a formação universitária de seus filhos, uma aposentadoria, etc. Então você formaliza tudo isso no seu Plano de Vida.

Daí, no meio do ano, aparece a “oportunidade” de trocar seu carro, por conta da redução do IPI. O que fazer? E eu lhe respondo com outra pergunta: o que é verdadeiramente importante, seu Plano de Vida ou o carro novo? O que é mais importante? Qual decisão vai te levar mais rápido aonde você quer chegar?

Dessa forma a família tem condições de tomar melhores decisões de consumo e isso vira um bom e saudável hábito.

Hábito

Enquanto a motivação rege acerca das iniciativas que temos, o hábito define nossa acabativa e nos leva ao sucesso.

Se você tem conhecimento, tem atitude e dá sequenciamento. Isso vira um hábito, que te faz uma pessoa melhor.

Imagem: FreeDigitalPhotos

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!