Ainda vale a pena investir em títulos públicos?

Ainda vale a pena investir em títulos públicos?Tenho recebido muitos e-mails de leitores questionando se ainda vale a pena investir em títulos públicos, diante das recentes baixas na taxa Selic e nas taxas de juros ofertadas nos títulos.

Minha resposta é: SIM!

Mesmo com a promessa de rentabilidade menor, ainda assim é muito vantajoso investir no Tesouro Direto, pois os juros pagos no Brasil em ativos de baixo risco ainda estão entre os maiores do mundo.

O objetivo deste artigo é discutir um pouco sobre quais em títulos ainda valem a pena investir e quais alternativas para obter rentabilidades maiores no mercado.

Todos os títulos continuam atrativos?

Nesse caso, eu tenho restrições. Acredito que a LFT (indexada à Selic) e os títulos indexados ao IPCA (NTN-B e NTN-B Principal) continuam bastante atrativos.

O primeiro – LFT – é o título menos arriscado do mercado, apresentando sempre rentabilidade positiva. Já a NTN-B e NTN-B Principal são as melhores opções para investimentos de longo prazo, por garantir rentabilidade real (acima da inflação).

No entanto, penso que a LTN (título prefixado) se encontra numa fase bem arriscada para investimento. só quem acredita que a Selic vai cair ainda mais é que deveria investir neste título.

Mas eu não apostaria em novas quedas da Selic. E me apóio no relatório Focus do Banco Central, publicado em 20/04/2012, para chegar a essa conclusão.

A expectativa do mercado é que a taxa Selic termine 2012 em 9% ao ano, o mesmo valor que já se encontra atualmente. Para 2013, a expectativa é de 10% ao ano para o fim do período.

Por essa razão, eu não recomendo investir em LTN no momento atual.

Mas a rentabilidade continuará a mesma dos últimos meses?

Muitíssimo improvável que isso aconteça. O Tesouro Direto passou por uma fase magnífica nos últimos anos.

Basta observar a tabela abaixo para comprovar minha afirmação:

Rentabilidade dos títulos públicos

Rentabilidade dos títulos públicos (posição de 27/04/2012)

Como pode ser visto, a rentabilidade nos últimos 12 meses chega a assustar. 35,71% em doze meses é o ‘sonho de consumo’ de qualquer investidor. Mas isso não deve se manter.

E se a taxa Selic realmente subir até o final de 2013, é provável que tanto os títulos prefixados (LTN e NTN-F) quanto os indexados ao IPCA (NTN-B e NTN-B Principal) passem até por períodos de rentabilidade negativa.

Alternativas para diversificação

Para buscar uma rentabilidade maior no longo prazo, é interessante expor parte do capital no mercado de renda variável.

Mesmo para quem não tem grande conhecimento sobre o investimento em ações, é possível fazer isso através de fundos de índice.

Para saber mais sobre este investimento, recomendo a leitura do artigo ‘O que é um Fundo de Índice (ETF)?‘.

Se você já sabe o que é, mas não sabe como investir, recomendo o artigo ‘Passo-a-passo para investir em Fundos de Índice‘.

Caso ainda tenha dúvidas ou queira compartilhar sua opinião sobre o assunto, deixe um comentário.

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!