Como estimar a rentabilidade de investimentos pós-fixados

Como estimar a rentabilidade de investimentos pós-fixadosUma das vantagens de investir em aplicações prefixadas (rentabilidade definida no momento da compra) é que você já sabe desde o início quanto esse investimento vai render até o final do prazo.

Alguns exemplos de aplicações dessa modalidade são CDBs prefixados, caderneta de poupança (apesar do pequeno acréscimo da TR) ou títulos públicos prefixados (LTN e NTN-F).

O problema é que existem também opções de investimento que são pós-fixados, ou seja, a rentabilidade é definida (total ou parcialmente) pela variação de índices. São os casos dos títulos públicos indexados ao IPCA (NTN-B e NTN-B Principal), CDBs pós-fixados (atrelados ao CDI) ou até mesmo o aluguel de imóveis (corrigidos pelo IGP-M).

O objetivo deste artigo é apresentar uma fonte confiável para consultar estimativas do mercado para diversos índices e assim projetar a rentabilidade dos seus investimentos.

Relatório Focus do Banco Central

A principal ferramenta que utilizo para consultar estimativas e fazer projeções para meus investimentos é o Relatório Focus do Banco Central. Publicado semanalmente pelo Banco Central, sempre às sextas-feiras, esse relatório de mercado é parada obrigatória para investidores, economistas e demais players do mercado.

Através desse relatório, é possível consultar estimativas para IPCA, IGP-M, taxa de câmbio (dólar), taxa Selic, PIB, entre tantos outros. Para consultar todos os relatórios desde 2001, basta clicar aqui.

Onde encontrar essas informações

Utilizando como exemplo o último relatório divulgado até a presente data, encontra-se facilmente logo na segunda página a seguinte tabela:

Expectativas de mercado

Expectativas de mercado

Pela tabela, vemos que estimativa mais recente para o IPCA em 2012 é 5,49%. Já para o IGP-M é 5,29% para o próximo ano. Por fim, a expectativa da Selic para 2012 é 9,75%.

O IPCA e o IGP-M são os principais índices de inflação. Como já foi citado neste artigo, o IPCA define parte da rentabilidade da NTN-B e NTN-B Principal (há também uma parte prefixada) e o IGP-M é o fator de correção anual dos alugueis de imóveis, dentre outros.

A taxa Selic merece uma rápida aplicação. Até existem aplicações indexadas a essa taxa, como a LFT. Mas a maioria das modalidades de investimento é indexada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). E o CDI acompanha bem de perto a taxa Selic, de forma que a estimativa para a Selic pode ser usada também como uma estimativa para o CDI.

Conclusão

É importante fazer projeções para nossos investimentos, até para termos uma ideia do prazo para alcançar nossos objetivos financeiros. E uma ótima fonte para essas estimativas é o relatório de mercado Focus.

Apesar das limitações existentes em qualquer estimativa, tais como variações e curto prazo das previsões, vale a pena acompanhar esse relatório, até como uma forma de comparar, por exemplo, qual o melhor título público para investir.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • Edgardsantos

    Rafael, em 2012 o governo estuda mudar o cálculo do IPCA, com isso quem pensa que a inflação estará alta está certo, mais o cálculo divulgado para pagar por exemplo juros do Tesouro direto será menor, acho que isso vale uma atenção maior para os investidores.

    • Edgard,

      Por enquanto as mudanças no IPCA ainda são especulações. Assim que estiver oficializado, certamente escreverei um artigo sobre o tema.

      Abraço e valeu pela participação!

  • PATRICIA DA HORA

    QUAL É NESTE MOMENTO O MELHOR TIPO DE APLICAÇÃO FINANCEIRA, CDB PÓS, OU PRÉ FIXADO?

[Grátis]
[Grátis]