Livre-se das tarifas bancárias

Livre-se das tarifas bancáriasJá parou para pensar quantas taxas e tarifas você paga para seu banco? Desde a tarifa de manutenção da conta até os custos com DOC e TED, são muitas as tarifas que pagamos para as instituições financeiras.

Para completar, a falta de educação financeira aliada à desinformação não permite o conhecimento de alternativas para ficar isento de várias tarifas cobradas pelos bancos. É verdade que algumas poucas não podem deixar de ser pagas, mas o pagamento da grande maioria pode ser dispensado.

O objetivo deste artigo é mostrar quanto se gasta anualmente com tarifas bancárias e apresentar uma alternativa para ficar isento de boa parte das taxas cobradas.

Gastos com tarifas bancárias ao longo do ano

Dentre as várias tarifas cobradas pelos bancos, acredito que as principais são a taxa de manutenção da conta e as tarifas para transferência de recursos para outros bancos (DOC e TED).

Vamos considerar que o valor médio da taxa de manutenção da conta é 15 reais e que o custo médio para DOC e TED é 8 reais. Considerarei também que, em média, fazemos duas transferências DOC/TED por mês. Uma para investimento (transferência para a corretora) e outra por motivos pessoais (pagamento a um amigo, transferência de dinheiro para o filho…).

Agora vamos fazer as contas:

  • 15 reais multiplicado por 12 meses equivale a 180 reais.
  • Duas operações do tipo DOC/TED (8 reais cada) vezes 12 é igual a 192 reais.
  • Total gasto por ano apenas com tarifas bancárias: R$ 372,00!

Como economizar 372 reais por ano?

Uma forma muito simples de economizar quase 400 reais anualmente é abrir uma conta digital. Para quem ainda não conhece, a conta digital é uma modalidade de conta corrente onde todas as movimentações são isentas da cobrança de tarifas, desde que realizadas através de meios eletrônicos (internet, terminal de auto-atendimento e celular). Apenas serão cobradas tarifas de transações realizadas no atendimento pessoal, de acordo com as tabelas de tarifas vigentes.

A vedação de cobrança de tarifas pelas transações realizadas exclusivamente por meios eletrônicos é regulamentada pela Resolução Bacen 3.919, de 25/11/2010.

Quais bancos oferecem contas digitais?

Atualmente conheço apenas os produtos oferecidos pelo Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. Pode parecer pouco (e ainda é!), mas se pensarmos que esses bancos ocupam, respectivamente, a primeira, segundaterceira colocação na lista dos bancos com mais correntistas no Brasil, muita gente tem a oportunidade de migrar sua conta corrente para a modalidade digital sem grandes transtornos.

A conta virtual oferecida pelo Banco do Brasil é a Conta Digital. A conta oferecida pelo Bradesco é a DigiConta. E a conta oferecida pelo Itaú é a iConta. Baseado na experiência de alguns leitores, escrevi três artigos explicando como abrir uma conta digital em cada uma dessas instituições:

Além da leitura desses artigos, recomendo também a leitura dos comentários em cada um deles. Há relatos muito interessantes e dicas que podem facilitar bastante o processo de abertura ou migração da sua conta.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!