Proteja seus investimentos da inflação

Proteja seus investimentos da inflaçãoApesar de alguns investidores equivocadamente não levarem em consideração o impacto da inflação em seus investimentos, este não pode ser desprezado de forma alguma. Afinal um investimento só é realmente rentável se alcançar um ganho real (acima da inflação).

Expliquei no artigo “Saiba como calcular o impacto da inflação nos investimentos” como fazer essas contas e descobrir a taxa de juros real do seu investimento. Para mostrar o importante é o ganho real (e não o nominal), faço a seguinte pergunta: nos últimos 12 meses (agosto/2010 a julho/2011), você preferiria ter investido a uma taxa de 10% a.a. no Brasil ou 7% a.a. nos EUA?

Para responder a essa pergunta, precisamos saber quanto foi a inflação no Brasil e nos EUA nesse período. A inflação americana nos últimos 12 meses foi 3,60% (julho/2011) e a inflação brasileira nos últimos 12 meses foi 6,87% (julho/2011). Com esses dados, fica fácil: enquanto na aplicação nacional você teria um ganho real de 2,93%, ao investir na aplicação americana teria ganho 3,28%. Apesar da taxa nominal americana ser inferior à taxa brasileira (7% a.a. contra 10% a.a.), a taxa de juros real (que é a mais importante) seria maior.

Entendido como se calcula o impacto da inflação nos investimentos, a próxima missão e proteger seus investimentos da inflação. O objetivo deste artigo é mostrar algumas alternativas de investimento que garantem um ganho real para o investidor.

Quais aplicações oferecem um ganho real para o investidor?

No artigo “Inflação: ‘imposto’ mais caro que pagamos“, expliquei detalhadamente o que é inflação, quais os principais índices inflacionários e qual o problema da indexação. Além disso, citei três modalidade de investimentos indexadas à inflação: títulos públicos (indexados ao IPCA), ações (com foco em dividendos) e imóveis (aluguel é indexado ao IGP-M).

O intuito agora é detalhar como cada uma das modalidades acima se beneficia da inflação e oferece rentabilidade real para o investidor.

Títulos públicos

Dentre os títulos públicos oferecidos pelo Tesouro Direto, existem dois que são indexados ao IPCA: NTN-B e NTN-B Principal. Como o IPCA é um índice inflacionário, investir nestes títulos garante que sua rentabilidade estará protegida da inflação.

Em 21/09/2011, a taxa de compra da NTN-B 150515 era 5,21%. Isso significa que esse título oferece a rentabilidade de IPCA + 5,21% a.a. Se o IPCA permanecesse em 6,78%, a taxa nominal deste título seria 12,34% ao ano.

Para saber mais sobre esses títulos, recomendo a leitura do artigo abaixo:

Ações de empresas que pagam bons dividendos

Existem muitas empresas em que os preços dos seus serviços são corrigidos anualmente. Alguns exemplos são empresas de energia elétrica, saneamento básico ou planos de saúde. Com essa correção e como essas companhias não necessitam de grandes investimentos, o lucro delas também é corrigido pela inflação.

Além dessa proteção contra a inflação, o recebimento de dividendos é isento do imposto de renda, o que garante uma rentabilidade líquida ainda maior.

Para saber mais sobre investimento em ações com foco em dividendos, recomendo a leitura do artigo:

Imóveis

Qualquer proprietário de um imóvel ou inquilino sabe que o valor do aluguel é corrigido anualmente pelo IGP-M (outro índice inflacionário). Assim sendo, investir em imóveis garante que seu rendimento (aluguel) estará protegido da inflação.

O problema é que investir em imóveis não é para qualquer um. Afinal, além do imóvel para morar, ainda seria necessário ter dinheiro para comprar outros imóveis e alugá-los. E com os preços atuais está cada vez mais difícil investir nesse mercado.

Entretanto existe uma excelente alternativa: investir em fundos imobiliários. Existe uma infinidade de vantagens em investir nesses fundos. Há também diferentes tipos de fundos imobiliários.

Para entender o que são fundos imobiliários e conhecer os tipos de fundos existentes, recomendo a leitura dos artigos:

Conclusão

Com algumas estimativas apontando para uma inflacão acima de 7% para o ano de 2011, é essencial proteger seus investimentos da inflação. Se essa expectativa se confirmar, quem deixar o dinheiro aplicado na poupança terá uma rentabilidade real negativa! Afinal a caderneta de poupança rende menos de 7% ao ano.

É importante deixar claro que as modalidades apresentadas neste artigo são apenas alguns exemplos. Não são recomendações de compra, mas apenas de avaliação. Além disso, existem outras aplicações que também são corrigidas pela inflação. A Exame.com também publicou uma excelente matéria sobre esse tema, que vale a pena ser lida: “Como lucrar com a alta da inflação“.

Se você ainda tiver dúvidas ou quiser colaborar para enriquecer ainda mais este conteúdo e promover a discussão, basta deixar um comentário.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!