Quais os melhores investimentos para você?

Quais os melhores investimentos para você?Já respondendo à pergunta do título, os melhores investimentos são aqueles que que você possui maiores conhecimentos sobre a dinâmica deles. Faço questão de responder essa pergunta logo no início do artigo porque muitas pessoas querem começar a investir sem ter o conhecimento mínimo necessário para aplicar em determinado ativo.

Antes de perguntar se é melhor investir num negócio próprio, em imóveis ou em ativos financeiros, primeiro você deveria responder a essa pergunta: “qual desses investimentos você conhece melhor ou, pelo menos, tem mais afinidade?”.

O objetivo deste artigo é discutir sobre três tipos de investimento (negócio próprio, imóveis e ativos financeiros), mostrar as vantagens e desvantagens, e dar algumas dicas sobre como investir em cada um deles.

As vantagens e desvantagens foram retiradas do excelente livro “O Segredo dos Ricos“, de Robert Kiyosaki.

Negócios próprios

Abrir uma empresa e passar de empregado a patrão é o sonho de muita gente. E não é à toa, pois quando uma empresa dá certo, geralmente os resultados obtidos superam com folga a grande maioria dos investimentos existentes. Em contrapartida, cerca de 60% das empresas morrem antes de completar cinco anos de vida.

Existem – pelo menos – duas possíveis interpretações para essa estatística: (1) trata-se de um negócio muito arriscado e (2) boa parte dos empreendedores não estudam suficientemente o seu mercado antes de abrir o negócio. Por sinal, acredito que ambas estão corretas.

Vantagens

Uma empresa é um dos ativos mais poderosos para se possuir porque você pode se beneficiar de vantagens tributárias, utilizar pessoas para aumentar seu fluxo de caixa e ter o controle de suas operações. Não é à toa que as 10 pessoas mais ricas do mundo em 2011 possuem empresas.

Desvantagens

Intensidade de relacionamentos. Isso quer dizer que você precisa administrar empregados, fornecedores e clientes. Habilidade com pessoas e liderança, assim como pessoas talentosas que conseguem trabalhar em equipe, são essenciais para o sucesso do negócio.

Imóveis

Investir em imóveis foi durante muito tempo um dos investimentos mais difundidos do país. A possibilidade de “tocar” no bem sempre encantou investidores mais conservadores. Com o boom imobiliário dos últimos anos, esse ativo voltou com força e muitos ingressaram nesse mercado.

Ninguém pode prever até quando o mercado continuará aquecido, mas quem conhece a fundo o mercado imobiliário sabe que sempre existirão ótimas oportunidades. O grande erro é pensar que investir em imóveis é simplesmente comprar e esperar valorizar. É necessário administrar o patrimônio e sempre prospectar novas oportunidades.

Vantagens

Podem trazer grandes retornos especialmente quando se utiliza dinheiro de outras pessoas ou de bancos para alavancar o empreendimento, além de se coletar fluxo de caixa constante (aluguel) se o ativo for bem administrado. O livro “Pai Rico, Pai Pobre” explora de forma simples a utilização do dinheiro alheio para investimento.

Desvantagens

Intensidade de administração. O investimento imobiliário é um ativo que exige controle constante, tem baixa liquidez e, se for mal administrado, pode custar muito dinheiro.

Ativos financeiros (ações, títulos públicos, fundos de investimento)

Investir em ativos financeiros é, sem dúvida, o tema mais discutido no Quero Ficar Rico. E isso não é uma coincidência. Afinal adquirir esses ativos é uma das formas mais fáceis de investimento, sobretudo para quem tem pouca educação financeira e/ou pouco dinheiro para aplicar. E como o objetivo é promover a educação financeira, nada melhor que difundir o modo mais simples de investir.

Vantagens

Os ativos financeiros têm a vantagem de serem fáceis de investir. Além disso, são líquidos (em sua maioria) e escaláveis, o que quer dizer que a pessoa pode começar pequeno, com muito menos dinheiro do que outros tipos de ativos.

Desvantagens

Por esses ativos serem muito fáceis de vender, uma pequena mudança no mercado pode fazer você perder um bom dinheiro se não vender a tempo (no caso das ações, por exemplo) ou não aproveitar oportunidades de compra, como aconteceu com a recente baixa nas taxas dos títulos públicos, por conta da queda da Selic.

Conclusão

Certamente você encontrará algumas pessoas que dirão que o melhor investimento é abrir uma empresa e ser o próprio patrão. Outras dirão que não existe investimento melhor que o mercado imobiliário. Haverá ainda investidores que jurarão “de pés juntos” que nenhum investimento traz mais retorno que o mercado de ações. E é possível que todos eles estejam corretos. Mas na escolha dos investimentos deles, e não do seu.

Esse texto não tem – de forma alguma – a pretensão de mostrar todas as vantagens e desvantagens de cada um desses investimentos. Muito menos de apresentar todos os tipos de investimentos possíveis. O objetivo, como ressaltei na introdução, é abrir uma discussão sobre os melhores investimentos par você e – principalmente – estimulá-lo a estudar antes de começar a investir.

A principal lição que eu deixo neste artigo é: “antes de investir seu dinheiro, invista seu tempo“.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!