Malha fina: descubra se você caiu nas garras do Leão

Malha fina: descubra se você caiu nas garras do LeãoPassada a correria para preparar e entregar a declaração do IR 2011, a maioria dos contribuintes estão com sentimento de dever cumprido. Alguns aguardando pela restituição do imposto, outros se organizando para pagar as parcelas devidas.

Entretanto há aqueles que ainda estão apreensivos, provavelmente por ter omitido alguns rendimentos ou por ter passado algumas notas frias para deduções, por exemplo. Independente do motivo, a tensão é grande para saber se caiu ou não na malha fina do Fisco. A boa notícia é que as informações sobre a malha fina já estão disponíveis no site da Receita Federal.

O propósito deste artigo é mostrar como consultar se sua declaração já foi processada pela Receita Federal e dar algumas dicas do que fazer, caso tenha alguma inconsistência e você queira fazer uma declaração retificadora.

Passo a passo para saber se caiu na malha fina

No site da Receita, acesse a seção IRPF 2011, localizado na parte superior da página. Ao clicá-lo, será mostrado um menu, onde você deve clicar em Página Inicial.

Página Inicial

A página vai mostrar uma linha do tempo indicando todas as etapas da declaração. Na linha amarela, chamada de Processamento, há um link para Extrato da DIRPF. Clique nele, conforme figura abaixo:

Extrato do DIRPF

Abrirá outra página com o link para o Extrato da DIRPF e outro “Gere seu código de acesso”, como pode ser visto na imagem abaixo:

Gerar código de acesso

Para ter acesso às informações, você deve gerar o código. Para tanto, basta seguir as orientações fornecidas pela página da Receita (data de nascimento, CPF, números dos recibos das declarações de 2011 e 2010 e senha), como mostrado na figura abaixo:

Orientações para criar código de acesso

Após a criação do código de acesso, há o link “Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)“. Caso não tenha percebido, basta clicar aqui. Ao clicá-lo, você será direcionado para a tela de Login e-CAC. Para efetuar o login, basta informar seu CPF, código de acesso e senha, e clicar em Avançar.

Login e-CAC

A página do Extrato mostra os serviços do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita. Clique no link Declaração IRPF:

Declaração IRPF

Por fim, será apresentada uma tela com todas as declarações já enviadas para a Receita. Se a última (2011/2010) já estiver com a Situação “Processada”, basta clicar para visualizar o detalhamento da declaração e verificar se há alguma pendência.

Há pendências. O que fazer?

Se houver alguma pendência e você concordar com a inconsistência apontada pela Receita, deve ser enviada uma declaração retificadora. Se não concordar, deve esperar pelo chamado do Fisco para se explicar.

Ainda restam dúvidas?

Tentei ser o mais didático possível, explicando o passo a passo e mostrando tela por tela. Todos esses passos foram efetuados por mim, enquanto gerava o código de acesso e consultava minha declaração. Caso você não tenha conseguido chegar até o fim e tenha ficado com dúvida, ou simplesmente queira fazer uma crítica ou elogio, já sabe: deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!