Vale a pena seguir a carteira recomendada das corretoras?

A explicação é um pouco longa, mas a resposta é curta: não! O grande objetivo das carteiras recomendadas divulgadas mensalmente (e algumas até semanalmente!) é incentivar a compra e venda de ações e faturar com corretagem.

Para investir diretamente em ações, é necessário muito estudo e principalmente tempo para se dedicar ao mercado. Quem tem essa disponibilidade, não deveria se acomodar e entregar o dinheiro para a corretora.

Quem não tem tanto tempo assim ou não tem conhecimento, existem algumas alternativas bem melhores que apenas seguir as carteiras recomendadas das corretoras, e o objetivo deste artigo é justamente tratar deste assunto.

Aprenda a investir antes de começar!

Quando escrevi o artigo “Porque não investir na Vale e na Petrobras“, não tive a intenção de desestimular ninguém a investir nessas grandes empresas. O objetivo era mostrar que, apesar de serem ótimas empresas, é necessário avaliar se elas estão caras ou baratas no momento da compra.

Pense num produto que você acha muito bom. Darei, como exemplo, um relógio Rolex. Se ele estiver custando R$ 500, certamente estaria bem barato. Em compensação, se estivesse custando R$ 50 mil, estaria bem caro. Mas não é por estar caro ou barato que ele deixa de ser um ótimo relógio. É a mesma coisa com as ações de uma boa empresa.

Para quem está começando, recomendo também a leitura do artigo “5 premissas para montar sua própria carteira de ações“, onde mostro o passo a passo para quem vai começar a investir e ajudo a montar sua carteira de ações.

Quero muito investir, mas não tenho tempo…

Ainda assim esse não é um motivo para seguir cegamente as recomendações de uma corretora. Essas recomendações podem até servir como sugestão, para que você pesquise mais e veja se vale a pena. Mas não como única opinião para a compra.

Se você não tem disponibilidade para estudar sobre investimento em ações, mas mesmo assim quer investir, por conhecer um pouco e topar o risco, por que não copiar a carteira de um bom fundo de investimento em ações?

Pouca gente sabe, mas todos os fundos de investimento (não apenas os de ações) são obrigados a divulgar suas carteiras, no máximo com três meses de defasagem. Há ainda fundos que divulgam a carteira do mês anterior.

Basta então fazer uma pesquisa sobre os melhores fundos de ações, optar por algum perfil (apenas com grandes empresas, só com small caps, com foco em dividendos…) e literalmente copiar a carteira do fundo. Expliquei bem direitinho como fazer isso no artigo “Composição da carteira dos fundos de investimento“.

Mesmo assim acho complicado e realmente não tenho tempo…

A primeira sugestão é: tente priorizar um pouco o desenvolvimento da sua inteligência financeira. Todo mundo tem o mesmo tempo todos os dias. O que nos diferencia, entretanto, é o que priorizamos. Temos que nos preocupar com nossa educação financeira sempre.

Voltando ao assunto, se você passou por todas essas etapas e ainda não se adequou a nenhuma delas, não se renda às recomendações. Invista através de um bom fundo de investimento em ações. Procure fundos, não pela rentabilidade no ano anterior, mas nos últimos 5 anos, pelo menos. Fundo bom não é o fundo que rende 100% num único ano, mas o que te entrega uma rentabilidade consistente ao longo dos anos.

Você investe exclusivamente nas ações recomendadas pela sua corretora?

Se você respondeu que sim, espero que esteja tendo bons resultados e levando em conta os custos com corretagem. E espero também que pelo menos avalie as empresas que investe.

Se você respondeu que não, fico mais aliviado. Mas ainda assim espero que utilize uma estratégia consistente e balanceie a carteira sempre que possível.

Entretanto, se você tem alguma dúvida ou discorda de algum ponto, deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!