10 dicas sobre como ganhar dinheiro com um blog

Como criar um blogJá pensei em escrever este artigo diversas vezes, mas nunca me achei preparado o suficiente para falar sobre esse tema, até porque existem excelentes blogs, como o Escola Dinheiro, que são especializados no assunto “ganhar dinheiro online“.

Entretanto percebi que, depois de quase 4 anos “blogando” e finalmente recebendo um retorno financeiro legal, seria válido compartilhar algumas sugestões baseadas principalmente nos erros que cometi.

O ponto mais importante a ressaltar é: não é fácil ganhar dinheiro com blog e o retorno demora a aparecer, a não ser que você seja a Maria Bethânia, que deve ganhar R$ 1,3 milhão para criar um blog. Vamos às dicas sobre como criar um blog (para os mortais):

1. Gostar de ler e escrever é essencial

Antes de escolher sobre o que você vai escrever, o domínio do blog ou qual ferramenta utilizará, é essencial responder a essa pergunta: você gosta de ler e escrever? Se a resposta for sim, você já deu o primeiro passo.

Eu gasto horas lendo bastante antes de escrever sobre determinado assunto, para aprender e cometer o mínimo de erros (e não são poucos). Além disso, o processo para escrever o artigo também é bem demorado (levo em torno de uma hora para cada), pois tenho que revisar, formatar e referenciar o texto.

2. Defina um nicho específico

Dificilmente um blog que fala sobre tudo dá certo. Os blogs de maiores sucessos são os que tratam de temas específicos, tais como diversão, futebol, educação financeira… Entretanto opte por algo que você realmente goste, e não pelo que você acredita que daria mais dinheiro. Saiba que encontrar estímulo para escrever às vezes é difícil mesmo quando amamos o assunto.

3. Escolha um nome marcante

Quando César escolheu o nome “Quero Ficar Rico“, confesso que não gostei de cara, pois me parecia agressivo e até esnobe. Só depois que comecei a refletir sobre o que significava para mim ser rico, percebi a grande diferença entre ficar rico e ganhar muito dinheiro. E sou fã desse nome desde então.

4. Invista algum dinheiro desde o início

Atualmente existem formas de criar um blog sem gastar nenhum tostão. Basta criar uma conta no WordPress ou Blogger e pronto! Seu blog já está no ar. Entretanto existem alguns investimentos pequenos que podem (e devem) ser feitos no começo, e que vai lhe livrar de grandes problemas no futuro.

A primeira coisa é comprar um domínio próprio. Custa menos de 30 reais por ano. Afinal, QueroFicarRico.com é bem melhor que queroficarrico.blogspot.com, nosso primeiro endereço. Contrate também um plano de hospedagem. Custa menos de 15 reais por mês e vai te poupar um trabalhão quando seu blog crescer e você tiver que migrá-lo.

5. Escolha o WordPress, ao invés do Blogger

Apesar do Blogger ter sido adquirido pela Google, ainda está anos-luz atrás do WordPress. Além de ser a plataforma mais utilizada, o WP vários temas e plugins gratuitos que turbinam seu blog e facilitam demais seu trabalho.

6. Utilize plugins para otimizar seu blog para engenhos de busca

O tópico parece complicado, mas basta instalar o plugin All in One SEO e metade dos seus problemas estão resolvidos. Essa ferramenta proporciona que seus artigos sejam mais fáceis de serem encontrados em ferramentas de busca, como o Google.

Para vocês terem ideia da importância disso, mais de 70% dos acessos que o Quero Ficar Rico recebe vem de ferramentas de busca. Focar em SEO (Search Engine Otimization) é um dos grandes segredos para o sucesso de um blog.

7. Cadastre-se em programas de afiliados

Programas de afiliados são parcerias que você faz para que alguém explore seus espaços publicitários e, em troca, você ganha parte dos lucros pelos acessos que seu site gera. Os programas mais famosos são: Google AdSense, Submarino Afiliados, Mercado Sócios, dentre outros.

8. Escreva, escreva e… escreva!

Essa, sem dúvidas, é uma das atividades mais difíceis e importantes para o sucesso de um blog. É necessário ter muito conteúdo, até para aumentar a chance de ser encontrado pelo Google.

Entretanto de nada adiantará se o conteúdo não tiver qualidade. O leitor não voltará ao seu blog. Para conseguir um grande número de leitores, é necessário ter quantidade e, sobretudo, qualidade.

Preocupe-se também como o português. Um texto cheio de erros ortográficos e/ou de concordância deixa uma péssima impressão. Por isso a revisão é tão importante antes da publicação.

9. Esteja presente

É necessário ter regularidade na publicação de artigos. O ideal é que escrever pelo menos um artigo por dia útil, mas nem sempre isso é possível. No entanto, não abandone seu blog durante semanas. Afinal se os leitores voltam para seu blog e não encontram algo novo, dificilmente voltarão novamente.

Outro ponto importantíssimo é a participação. Além de promover e estimular a troca de ideias, através de comentários, Facebook ou Twitter, é essencial que você também participe e tente responder o máximo que puder. No começo, isso é uma tarefa fácil. Depois fica bem complicado, mas ainda sim possível.

A quantidade de comentários por artigos aqui no Quero Ficar Rico é muito legal, mesmo quando comparada com blogs que recebem muito mais acessos. E isso acontece em grande parte pela qualidade dos leitores, que encontram aqui um fórum para discussão, mas também porque tento participar sempre que posso. Isso cria uma aproximação com os leitores.

10. Explore as mídias sociais

Além dos comentários nos artigos, recomendo oferecer a maior quantidade de possibilidades para que os leitores interajam e possam receber seus artigos com comodidade. Além de agradar seus leitores, ainda proporciona mais tráfego para seu blog.

Para você ter uma ideia, é possível receber os novos artigos do Quero Ficar Rico acessando o site, pelo e-mail, pelo Twitter, pelo Facebook ou via RSS. O resultado é facilidade para os leitores e mais acessos para seu blog.

Como ganhar dinheiro com blog

Esse é apenas o primeiro artigo de vários que pretendo escrever sobre o tema. Tanto que certamente ainda estão faltando várias dicas para criar um blog.

Por esse motivo, peço que vocês compartilhem suas opiniões, deixem dúvidas, sugiram temas, enfim: deixem comentários!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!