Investir Com Foco Em Ganho de Capital ou Fluxo de Caixa?

Investir Com Foco Em Ganho de Capital ou Fluxo de Caixa?A pergunta pode ser complicada para a maioria dos leitores, mas vou explicar o que significa cada um deles e todos poderão compartilhar suas opiniões e discutir sobre um tema bem interessante.

Investir objetivando ganho de capital significa que o principal objetivo do investidor é comprar barato e vender caro, ganhando com a variação entre o preço de compra e venda. Já quem busca fluxo de caixa quer uma entrada consistente de recursos, ou seja, geração contínua de renda.

O objetivo deste artigo é explorar melhor essas modalidades de investimento, fornecer alguns exemplos e dar a minha opinião sobre qual a melhor opção na maioria dos casos, já que em finanças dificilmente existe a melhor escolha para qualquer caso.

Ganho de Capital

Como já expliquei acima, investir com foco em ganho de capital é buscar vender um ativo por um preço maior que o da compra, obtendo assim uma diferença positiva a seu favor.

Alguns exemplos para ganho de capital seriam: comprar ações de determinada empresa acreditando que ela vá subir e vender assim que o objetivo fosse alcançado; ou comprar um imóvel na planta imaginando que o mercado continuará em alta e vender depois de algum tempo.

A grande constatação em relação a esta modalidade é que depende exclusivamente das oscilações do mercado. Em outras palavras, se o mercado continuar aquecido, você ganha. Se o mercado atravessar uma crise, você perde (e muito!).

Investidores que pensavam assim perderam muito dinheiro durante a crise de 2008, pois o preço das ações caíram assustadoramente. Os americanos então perderam ainda mais em outros mercados, sobretudo no imobiliário, o mais afetado pela crise.

Fluxo de caixa

Investimentos deste tipo objetivam uma geração de renda constante, independente do preço do ativo no momento. Claro que o valor do ativo é importante, mas o foco é na renda gerada, ou fluxo de caixa.

Como exemplos de geração de fluxo de caixa, posso citar: investir em ações com foco em empresas que pagam bons dividendos, comprar imóveis para alugar ou qualquer outro investimento que pague cupons periódicos, tais como alguns títulos públicos, fundos imobiliários, entre outros.

Pode-se portanto observar que esses investimentos sofrem bem menos com as oscilações do mercado, pois mesmo num período de crise, o recebimento de aluguéis ou dividendos podem até sobre algum impacto, mas é bem menor que o sofrido pelo valor do ativo.

Então qual é o melhor?

Como já escrevi em outras oportunidades, a melhor resposta para a grande maioria das perguntas relacionadas a finanças é depende! Ainda assim é possível chegar a algumas conclusões.

A primeira é que investir como foco em fluxo de caixa diminui consideravelmente o risco do investimento. Quando o retorno do investimento oscila pouco, seja para cima ou para baixo, significa que essa aplicação é mais segura.

Outra conclusão é que dificilmente a geração de fluxo de caixa proporcionará ganhos astronômicos, como mais de 100% num ano, algo que eventualmente observamos em investimentos com ganho de capital. Tanto que os fundos de investimento campeões de rentabilidade raramente possuem foco em dividendos.

Em compensação, também é raro observar o mesmo fundo aparecer na lista dos 10 primeiros em dois anos consecutivos. Já os fundos de investimento com foco em dividendos apresentam rentabilidades consistentes com o passar dos anos.

A minha conclusão é que para a aposentadoria, investir buscando fluxo de caixa é o ideal. Já quando se tem mais tempo, é válido arriscar parte do dinheiro em busca de maiores rentabilidades, que virão através de ganho de capital.

E você, o que acha? Deixe seu comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!