Melhores corretoras para investir no Tesouro Direto

Com o crescente aumento na procura por informações sobre investimento em títulos públicos, através do Tesouro Direto, uma das primeiras decisões a ser tomada é a escolha da corretora (agente de custódia) para se cadastrar e comprar títulos da dívida pública.

Como o preço dos títulos praticamente não variam ao longo do dia nem é necessário efetuar várias operações diariamente, não é necessário utilizar o melhor home broker disponível no mercado. Além disso, o procedimento para compra e venda de títulos públicos é muito simples.

Por esses motivos, acredito que o principal fator na hora de escolher uma corretora para investir no Tesouro Direto é a taxa de administração cobrada pelos agentes de custódia (corretoras), pois isso impacta diretamente na rentabilidade desse investimento. E é sobre esse assunto que discutirei neste artigo.

Devo escolher apenas pela taxa cobrada?

Não! Como escrevi acima, a taxa de administração é, na minha opinião, o principal fator para escolhar, mas não o único. Existem outros fatores que podem (e devem!) ser considerados, como a comodidade de investir através do seu banco, caso a taxa cobrada não seja alta, ou até mesmo o valor que você pagaria pelo DOC/TED para transferir seu dinheiro para a corretora.

Esse ponto é levado em consideração por poucas pessoas, mas dependendo do valor do DOC/TED e do valor a ser investido, existe a possibilidade de encarecer bastante a aplicação. Digamos que seu banco cobre R$ 10,00 pelo DOC, enquanto você deseja investir R$ 500,00 em títulos. Logo, o valor cobrado pelo DOC represente 2% do montante a ser aplicado, o que significa um custo exorbitante e que deve ser considerado.

Uma dica muito válida é tentar negociar com seu banco pelo menos um DOC gratuito por mês, para que essa operação não inviabilize seu investimento. Caso contrário, o recomendado é manter a quantia aplicada mensalmente na poupança até que você atinja um valor onde o custo no DOC represente menos que 0,5% do montante a ser transferido.

Ranking de taxas dos agentes de custódia

Após fazer as considerações acima destacadas, parte-se para a principal análise: escolher dentre as corretoras com as menores taxas de administração. Apresento abaixo uma lista das corretoras que cobram até 0,20% ao ano como taxa de administração. Ressalto que essa posição é de 27/01/2011 e caso queira consultar a lista atualizada, acesse o ranking de taxas dos agentes de custódia. Confira as corretoras mais baratas:

Para visualizar a lista completa, clique AQUI.

Ainda não fez a sua escolha?

Muitas pessoas têm receio em se cadastrar numa corretora para fazer investimentos, com medo que ela quebre ou prejudique de alguma forma seus investimentos. Para isso, é importante avaliar a reputação da corretora.

E tem mais: se a corretora quebrar, saiba que ela é apenas um intermediário entre você e seus títulos. Eles estarão devidamente assegurados. Para saber mais, sugiro a leitura do artigo “E se meu banco quebrar?“.

Por fim, cadastre seu email neste link para ter acesso a três aulas gratuitas sobre o Tesouro Direto.

Você vai descobrir, entre outras coisas, a verdade chocante sobre dois populares investimentos.

Então não perca tempo e tenha acesso imediato à primeira aula neste link aqui.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!