Conheça a Estratégia Nacional de Educação Financeira

Fui positivamente surpreendido pela excelente notícia de que Educação Financeira será matéria obrigatória em escolas públicas a partir de 2012. Isso significa que orçamento doméstico, poupança, aposentadoria, seguros e financiamentos farão parte oficialmente do currículo das escolas públicas.

Lendo um pouco mais sobre o assunto, vi que essa medida se tratava de apenas uma das várias iniciativas pedagógicas voltadas às escolas e a adultos com o objetivo de erradicar o analfabetismo financeiro no país por meio da instituição a Estratégia Nacional de Educação Financeira, pelo Banco Central, CVM, Susep e Previc.

O intuito deste artigo é mostrar os principais problemas existentes no país por falta de educação financeira e apresentar a ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Por que a Educação Financeira é importante?

Existem diversos fatores contemporâneos que tornam a educação financeira extremamente relevante para a população, a saber:

  • Maior complexidade e variedade de produtos financeiros;
  • Facilidade de acesso (home-broker/web-trading) a ativos de risco;
  • Maior parcela de responsabilidade individual acerca da segurança financeira no futuro (progressiva substituição do Estado pela capitalização individual);
  • Maior expectativa de vida após a aposentadoria, com maior expectativa de gastos (encarecimento das tecnologias de saúde);
  • Expansão e popularização do crédito, abrindo espaço para o superendividamento;
  • Isolamento financeiro (de 3 a 10% da população não possui conta bancária);
  • Aumento dos golpes financeiros: eletrônicos ou divulgados via Internet.

Através da Educação Financeira, consumidores e investidores aperfeiçoam sua compreensão dos produtos financeiros e também desenvolvem habilidades e segurança para se tornarem mais conscientes dos riscos e oportunidades financeiras, para fazerem suas escolhas e para saberem onde buscar ajuda, melhorando assim a relação com suas finanças.

Estratégia Nacional de Educação Financeira

O governo brasileiro constituiu, em novembro de 2007, um grupo de trabalho com representantes do Banco Central do Brasil, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), coordenadora do GT, da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), para desenvolver uma proposição de Estratégia Nacional de Educação Financeira, prevendo a promoção de um inventário nacional de ações e de projetos de Educação Financeira no país, além de uma pesquisa que mapeasse o grau de conhecimento financeiro da população brasileira.

Em 2008, foi realizada uma pesquisa de âmbito nacional, com o apoio da BM&FBOVESPA, visando mensurar o grau de educação financeira da população brasileira.

Essa pesquisa mostrou alguns aspectos positivos, como por exemplo, que 69% dos entrevistados fazem planilha para acompanhar os gastos da família e que 66% guardam os comprovantes de suas compras. Mas também evidenciou aspetos preocupantes, tais como, três em cada dez declarou pagar apenas o valor mínimo da fatura do cartão de crédito quando a situação aperta e 25% tem restrições cadastrais na praça. A conclusão é que o nível da educação financeira da população brasileira é muito baixo.

Os principais objetivos da ENEF são:

  • Promover e fomentar a cultura de Educação Financeira no país;
  • Ampliar o nível de compreensão do cidadão para efetuar escolhas conscientes relativas à administração de seus recursos;
  • Contribuir para a eficiência e solidez dos mercados financeiro, de capitais, de seguros, de previdência e de capitalização.

Conclusão

Como pode ser visto, essas medidas são muito louváveis, mas ainda são muito recentes e muitas delas estão na teoria. À medida que as iniciativas forem surgindo, poderemos avaliar os resultados.

É inegável, entretanto, que esse já é um passo gigantesco rumo à educação financeira da população, visto que fica cada vez mais claro que essa medida é necessária e que nossos governantes estão de olho nesse problema.

Entrei em contato com alguns órgãos que participaram da elaboração da ENEF e com educadores financeiros e assim que eu tiver mais detalhes sobre essa belíssima estratégia, certamente passarei mais detalhes.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!