Saiba como calcular o impacto da inflação nos investimentos

Atualmente existem várias opções de investimento isentas de imposto de renda, a saber: poupança, ações (para pequenos investidores), LCI, CRI e mais recentemente debêntures. Por existirem algumas aplicações isentas e outras que sofrem incidência do IR, é muito comum os investidores levarem em conta o impacto desse imposto em seus investimentos.

Entretanto pouca gente se dá conta de quanto a inflação compromete o retorno dos seus investimentos e que simplesmente desconsiderá-la pode colocar seu planejamento por água abaixo, principalmente quando se tratar de prazos bem longos.

O intuito desse artigo é mostrar como é simples fazer o cálculo para descontar a inflação do retorno de seus investimentos, apresentar a taxa de juros real de algumas opções de investimento e indicar uma ótima fonte para acompanhar semanalmente as estimativas dos principais índices de inflação no Brasil.

Diferença entre taxa de juros nominal e taxa de juros real

A taxa de juros nominal representa o rendimento líquido de determinada aplicação durante certo período, sem descontar a inflação. Como exemplo, a poupança rende aproximadamente 7% ao ano e a LTN, com vencimento para 2013, rende 10,54% ao ano.

Já a taxa de juros real representa o rendimento real da aplicação, descontando inclusive a inflação. Em outras palavras, a taxa real é a taxa nominal “menos” a inflação. O menos está entre aspas porque vamos ver que, na verdade, devemos fazer uma operação de divisão para retirar a inflação dos investimentos.

Vamos pegar os rendimentos hipotéticos da poupança e da LTN que usei acima e descontar a inflação, considerando que que a estimativa do IPCA (índice de inflação) para 2010 é de 5,85%, segundo o relatório Focus, do Banco Central.

  • Fórmula: 1 + taxa de juros real = (1 + taxa de juros nominal) / (1 + taxa de inflação)
  • Rentabilidade real da poupança: (1 + 0,07) / (1 + 0,0585) = 1,0109 ou 1,09% ao ano!
  • Rentabilidade real da LTN: (1 + 0,1054) / (1 + 0,0585) = 1,0443 ou 4,43% ao ano!

Estimativa da inflação para 2011

Os dois principais índices de inflação apresentam as seguintes previsões para 2011:

  • IPCA: 5,21%
  • IGP-M: 5,50%

Esses números foram obtidos através do relatório de mercado Focus, elaborado pelo semanalmente pelo Banco Central. Para visualizar todos os relatórios disponíveis e baixar o mais recente, basta acessar “Focus – Relatório de Mercado”.

Conclusão

Se quisermos elaborar um planejamento de longo prazo, faz-se necessário considerar o impacto da inflação nos investimentos. Afinal, um milhão de reais daqui a 30 anos certamente não valerá a mesma coisa que vale atualmente. Quando “retiramos” a inflação dos investimentos, obteremos um valor nominal bem maior, mas que corresponderá a um milhão reais hoje.

É importante também ficar de olho nos investimentos que possuem rentabilidade indexada a índices de inflação, como alguns títulos públicos (NTN-B e NTN-B Principal) e debêntures (como exemplo, a terceira série da debênture do BNDESPar), e também carteira de ações com foco em dividendos, pois a grande maioria das empresas presentes nessas carteiras comercializam produtos / serviços que são corrigidos anualmente através de índices de inflação (empresas de energia elétrica, telecomunicações, entre outras).

Sempre que virem o valor do seu aluguel reajustado em X%, o plano de saúde reajustado em Y% e a conta de luz reajustada em Z%, lembrem-se do impacto da inflação em tudo que te rodeia.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!