Por Que Não Investir na Vale e na Petrobras

Investir em AçõesSei que o título pode causar algum espanto, pois vai de encontro à maioria das recomendações de analistas, revistas e sites especializados no mercado de ações. Mas o intuito deste artigo é justamente fazer um alerta sobre certas sugestões de investimento, para que você saiba selecioná-las.

De uma forma geral, é indiscutível que as ações classificadas como blue chips (ações de primeira linha) são de ótimas empresas. Assim como Vale e Petrobras, temos Bradesco, Banco do Brasil, CSN, Gerdau e muitas outras.

A questão que deve ser respondida, no entanto, é “estou comprando barato ou ao menos por um preço justo?”. Baseado nesse questionamento, espero ajudá-lo a refletir sobre certas recomendações de compra no decorrer deste artigo.

Quero investir diretamente em ações!

Muitos investidores iniciantes, na ânsia de entrar logo no mercado de ações, aceitam a primeira recomendação ou simplesmente optam por ações da Vale e da Petrobras, compram pelo preço de mercado e quase sempre quebram a cara.

Outros pensam: “tenho que entrar logo para não perder as oportunidades do momento!”. Não estou a tanto tempo investindo em ações (desde 2005), mas esse tempo já é suficiente para dizer que oportunidades surgem todos os dias. Apenas como exemplo, a Pet Manguinhos (RPMG3) acumula alta de mais de 500% em 12 meses. Isso é uma exceção? É. Mas é raro acontecer anualmente na Bovespa? Não!

Quero dizer com isso que mesmo em épocas de crise ou grandes altas, ainda assim é possível encontrar boas oportunidades de negócio. Então não se desespere pensando que aquela trade que acabara de surgir é único e nunca mais ocorrerá.

Compre uma ação como você compra um carro

Quando você vai comprar o carro, muitas vezes compra uma revista sobre o automóvel, busca informações com amigos e na internet, procura saber consumo, preço de revenda, entre diversas outras informações.

Com ações deve ser a mesma coisa! Ao fazer isso, você diminui consideravelmente os riscos desse mercado. Ao comprar a primeira ação que aparecer pelo preço que ela estiver custando, corre-se o risco de comprar por um preço ruim.

Identificar uma boa empresa para investir é apenas o primeiro passo a ser dado. Feita uma lista de boas empresas, o passo seguinte é ir ao mercado e analisar quais estão com preços atrativos. Existem diversos índices que podem orientar essa análise.

Análise técnica ou fundamentalista? Qualquer uma!

Essa pergunta também é muito feita e a resposta é: ambas funcionam! A questão é saber com qual você se identifica mais e qual o prazo de retorno esperado. Geralmente a análise técnica funciona mais para prazos curtos e a fundamentalista para prazos mais longos.

Já deixei claro em alguns artigos minha preferência por analisar os fundamentos das empresas. Mas essa preferência ocorre por conta do meu perfil de investimento e (in)disponibilidade para diariamente à frente do home broker.

Além disso, sempre utilizo indicadores técnicos para avaliar se determinada ação está barata, o momento ideal para comprar e para me desfazer dos papéis que possuo.

Então por onde devo começar?

Estudando, estudando e… estudando! O mercado está abarrotado de cursos de introdução ao mercado de ações. Certamente as corretoras puxarão a sardinha pro lado delas, mas sabendo fazer um filtro, todos são aproveitáveis.

Quanto aos livros, posso recomendar dois ótimos livros, um sobre análise técnica e outro sobre análise fundamentalista. Para a técnica, sugiro “Como se transformar num operador e investidor de sucesso“, de Alexander Elder. Para a fundamentalista, leiam “Avaliando Empresas, Investindo em Ações“, de Carlos Debastiani e Felipe Russo. São ótimos livros, mas de maneira alguma limitem-se apenas a estes.

E se você quiser um material mais introdutório, para preparar você para se tornar um investidor de sucesso, recomendo o eBook Como Investir Dinheiro, livro eletrônico oficial do blog Quero Ficar Rico.

Qual o tempo ideal de preparação?

Não existe um tempo ideal. Ele varia de acordo com sua disponibilidade para estudar, a segurança adquirida após o aprendizado e momento do mercado.

O importante é continuar aprendendo sempre. Não interprete os primeiros acertos com a fórmula do sucesso nem os primeiros erros como a invalidação da sua estratégia. Observe-a por um tempo e faça os ajustes necessários.

Outra sugestão é considerar os primeiros erros como parte do investimento no aprendizado. Muitas vezes os primeiros reais perdidos trazem ensinamentos bem maiores que muitos cursos e livros.

Por fim, tome nota de todas as operações que forem feitas. Registre o motivo da compra, o motivo da venda e sempre avalie seus acertos e erros baseando-se nas motivações de cada um, para refinar sua estratégia e atingir um ponto de equilíbrio.

Independente de já investir ou não em ações, deixe um comentário e contribua com essa discussão!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!